Home > Esporte > Exercício físico é um aliado contra doenças causadas pelo sedentarismo

Exercício físico é um aliado contra doenças causadas pelo sedentarismo

Musculação pode ser uma das alternativas – Foto: Pixabay

Com a rotina cada vez mais acelerada e marcada por longos períodos de inatividade, o sedentarismo se tornou um dos principais inimigos da saúde no Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 300 mil brasileiros morrem por ano em decorrência de doenças associadas à falta de atividade física.

De acordo com o médico André Franci, a combinação entre exercícios de musculação e atividades aeróbicas é fundamental para reduzir o risco elevado de mortalidade associado à inatividade física, sobretudo no que se refere às doenças cardiovasculares, principal causa de óbitos no Brasil. “Cerca de 150 minutos semanais de atividade física moderada estão associados à redução desses riscos, e há benefícios adicionais com um maior tempo de exercício. Para os idosos, essa carga deve ser complementada com exercícios de equilíbrio e flexibilidade”.

O treinador Daniel Silva destaca que as academias de musculação são vistas pelos profissionais da área como um dos ambientes mais seguros para acolher iniciantes que desejam abandonar o sedentarismo. Isso porque o espaço oferece um contexto controlado e adaptável às necessidades específicas de cada aluno. “Ao recebermos pessoas com esse perfil, realizamos uma avaliação e sempre respeitamos seu condicionamento físico. Isso não apenas garante a segurança e evita lesões, mas também contribui para mantê-las motivadas e assíduas”, ressalta o profissional.

Silva acrescenta que um bom recurso para engajar esse público é incentivá-lo a refletir sobre os impactos positivos da prática regular. “Uma dica muito importante é perguntar se as tarefas do dia a dia têm se tornado mais fáceis em comparação com o período anterior ao início dos treinos. Isso ajuda a criar uma consciência do quanto a atividade tem melhorado sua qualidade de vida”.

Outro aspecto relevante, segundo o treinador, é que as academias oferecem estratégias para treinos curtos e eficientes, alternativa valiosa diante da recorrente justificativa da “falta de tempo” para a prática esportiva. “Aqueles 150 minutos semanais podem ser fracionados em sessões breves. No ambiente da academia, é possível adotar métodos voltados à otimização do tempo, como o treinamento intervalado de alta intensidade e os bi-sets”.

A publicitária Mariana Lopes, após anos de inatividade, decidiu mudar sua rotina e, hoje, colhe os frutos da nova escolha. “Comecei a treinar musculação por recomendação médica, mas rapidamente percebi os efeitos positivos. Hoje, tenho mais energia, durmo melhor e minhas dores nas costas praticamente sumiram. Sem falar na autoestima, que melhorou muito desde que comecei a treinar com regularidade”.