
O setor de franquias em Minas Gerais manteve sua trajetória de expansão no primeiro trimestre de 2025. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Estado movimentou R$ 5,6 bilhões entre janeiro e março, um crescimento de 7,1% em comparação aos R$ 5,2 bilhões registrados no mesmo período de 2024. Este faturamento representa cerca de 8,5% do total nacional, estimado em R$ 65,9 bilhões.
O segmento “serviços e outros negócios” foi o principal motor deste desempenho, respondendo por R$ 945,7 milhões, ou 16,8% do total. Em seguida, destacaram-se os setores de “saúde, beleza e bem-estar” (R$ 758,4 milhões, 13,6%), “alimentação – food service” (R$ 699,6 milhões, 12,4%) e “moda” (R$ 587,8 milhões, 10,4%). A maior expansão percentual foi observada nos ramos “casa e construção e serviços e outros negócios”, ambos crescendo 9,1%, seguidos por “moda” (+8,3%) e “serviços educacionais” (+6,6%).
Além do faturamento, o crescimento do setor também se refletiu em empregos diretos. Foram gerados 154.048 postos, um aumento de 3,1% em relação aos 149.367 empregos do primeiro trimestre de 2024. Lideraram as contratações os segmentos de “serviços e outros negócios” (34.462 vagas), “food service” (25.698), “saúde e beleza” (23.174), “serviços educacionais” (18.697) e “moda” (16.454).
Para o economista Fabrício Diniz, com base nos resultados do primeiro trimestre, Minas Gerais consolida-se como um dos principais polos do franchising nacional. “O Estado possui uma economia sólida e diversificada, com forte presença nos setores de serviços, comércio, agronegócio e indústria, o que cria um ambiente propício para a expansão de redes franqueadas. Além disso, sua ampla distribuição de municípios de médio porte, com elevado potencial de consumo e pouca saturação de mercado, atrai franqueadoras que buscam crescer fora dos grandes centros urbanos tradicionais, como São Paulo e Rio de Janeiro”.
“Além desses aspectos, a atuação de instituições como a ABF, entidades empresariais locais e a realização de eventos voltados ao setor, como feiras e rodadas de negócios, têm contribuído para a disseminação de conhecimento e incentivo ao empreendedorismo por meio de franquias”. Segundo Diniz, esse conjunto de condições faz do Estado um ambiente cada vez mais atrativo tanto para franqueadores quanto para empreendedores locais, impulsionando significativamente o crescimento do setor no estado e no país como um todo.
Ele explica que outro vetor essencial também é o aumento da eficiência operacional nas franquias. “As redes estão mais bem estruturadas após ajustes realizados em 2024, o que as torna aptas a acelerar sua expansão, especialmente no interior do Estado. O apoio institucional é outro fator-chave do cenário atual. Desde 2024, a ABF e o Governo de Minas formalizaram acordos e criaram um grupo de trabalho sob coordenação da Codemge e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para desburocratizar processos, oferecer linhas de crédito e incentivar a interiorização das franquias”.
O consultor de franquias, Marcos Almeida, reforça que para garantir a sustentabilidade do crescimento no restante do ano, deve-se atentar aos cinco eixos prioritários. “Aprofundar a digitalização das operações, com a adoção de plataformas e análise de dados para maior eficiência e experiência do consumidor; fomentar microfranquias, modelos enxutos com menor risco ajudam a atrair um público diversificado; apoio institucional que promova desburocratização, crédito e interiorização”.
“Também focar em inovação constante com novas franquias e aceleração de redes já existentes, como a chegada de aceleradoras ao estado e capacitação e profissionalização que garanta a melhoria contínua da qualidade dos franqueados e gestão. Se as estratégias forem implementadas de forma consistente, o setor mineiro deverá transformar esse trimestre promissor em um marco de consolidação para 2025”, finaliza.