Vigílias – 27 de junho a 4 de julho de 2026

Adesão e interesseDe olho na liberação de emendas parlamentares, muitos deputados abandonaram a hostilidade para ficar mais próximos ao governador Mateus Simões (PSD), em suas viagens pelo interior do Estado. Ou seja, oportunismo puro desse grupo. Soares X PachecoNos bastidores da Assembleia Legislativa, uma das indagações constantes é saber quais foram os motivos para o distanciamento político entre o presidente do PSD mineiro, deputado Cassio Soares, e seu antigo padrinho, senador Rodrigo Pacheco (PSB). “Alguém ainda vai esclarecer toda essa situação um dia”, dizem. Culpa do ministro?Diante da dificuldade em montar uma base competitiva em Minas para defender o presidente Lula (PT) em seu projeto de reeleição, começam a ser apontados os possíveis culpados para esse imbróglio. Segundo analistas políticos, como secretário nacional do PSD, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nunca deveria ter permitido a filiação do governador Mateus Simões à sigla. Partido NovoPela baixa popularidade de Romeu Zema (Novo) em sua pré-campanha rumo ao Palácio do Planalto, já tem matemático comentando sobre as possíveis dificuldades da sigla para eleger um número de deputados suficientes à Câmara Federal, para garantir a continuidade do partido no cenário nacional. Sucessão estadualAo menos por enquanto, não decolou o projeto político do presidente licenciado da Federação das Indústrias, empresário Flávio Roscoe, com objetivo de disputar a sucessão mineira. “Filiado ao Partido Liberal, sigla de forte presença em Minas, essa situação ainda pode ser revertida”, comentam os jornalistas da crônica política. Jogatina eletrônicaPesquisas apontam que uma média de 37% da população brasileira estaria fazendo apostas on-line nesse período de Copa do Mundo. Para os especialistas, isso está se transformando em uma epidemia nacional e causando o endividamento de muitas famílias. Esquerda no continenteAnalisando o crescimento do número de presidentes de países da América do Sul, eleitos com um viés ideológico de direita, o cientista político Sérgio Fausto vaticinou: “Pelo visto, apenas Brasil e Uruguai terão dirigentes mais ligados ao movimento de esquerda. Isso constata que a forte pressão de Donald Trump para conquistar aliados no continente tem dado resultados positivos”. Efeito Jaques Wagner“O senador baiano Jaques Wagner era a muralha de sustentação do PT no Senado. No entanto, devido ao seu envolvimento no Caso Master, se transformou em um pesadelo para a sigla. Uma realidade capaz de tirar o sono dos ocupantes do Palácio do Planalto”. Opinião do filósofo Mario Sergio Cortella. Polícia FederalSegundo especialistas, a Polícia Federal possui prestígio nacional e atuação independente. As ações da instituição têm contribuído para a manutenção da democracia no Brasil. Política internacionalQuando viu a Seleção do Haiti participando da Copa do Mundo, mesmo que em situação muito precária, a jornalista Patrícia Campos Mello não se conteve e rememorou a triste realidade de guerra civil que aquele país vive. “Deveria receber mais apoio da comunidade internacional”. Banco Master“Membros do Supremo Tribunal Federal e do Partido dos Trabalhadores estão envolvidos com o Banco Master. Mais nomes devem aparecer nesse lamaçal nos próximos dias”. Comentários do cientista político Ricardo Sennes. Briga de gigantesÉ motivo de piada a posição do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos). Acusado de ter recebido benefícios do banqueiro Daniel Vorcaro, Motta jogou a bola para cima de seu colega de parlamento, o poderoso senador Ciro Nogueira (PP). Uma briga de gigantes. Divisão no STFAs complicadas denúncias de envolvimento de membros do Supremo Tribunal Federal (STF) no Caso Master estão implementando uma espécie de linha divisória entres os ministros da Corte. Isso é o que comentam os jornalistas da crônica política de Brasília. Eduardo BolsonaroEnvolvido com problemas na Justiça e condenado por quatro anos, o ex-deputado Eduardo Bolsonaro ainda nutre a expectativa de ser candidato ao Senado por São Paulo. Informação direto de Brasília da jornalista Ana Flor.

Religião e gastronomia

Desde 1958, o manto sagrado de Nossa Senhora da Piedade cobre o território de Minas Gerais como um todo, já que ela figura desde então como padroeira do nosso Estado, por uma decisão que emanou diretamente de Roma, à época. Para os devotos, seu santuário está localizado a 1.746 metros de altitude, um pouco antes da cidade de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. E foi nesse cenário, em meio à religiosidade e a límpida brisa de ar puro das montanhas de Minas, que aconteceu a primeira edição da Rota do Queijo de Minas, com uma imersão intimista na tradicional queijaria mineira, mediante produção artesanal, degustação, cozinha ao vivo, com a participação de restaurantes da região, além de boa música e apresentações em formato contemplativo. Quem teve a oportunidade de prestigiar o evento, também reviveu a história da localidade rememorada com uma degustação e a maturação do Queijo de Minas. Entre as décadas de 1950 e 2000, uma caravana de padres formava um grupo com o objetivo de expor produtos de diferentes regiões do Estado, especialmente Serra do Salitre, Araxá e também da histórica Diamantina. Esse certame reforça o potencial da Serra da Piedade como destino de turismo religioso, cultural e gastronômico. O turista pode apreciar no percurso a Basílica, a vista panorâmica da montanha e a memória do Queijo Frei Rosário. Os organizadores da Rota do Queijo externam a preocupação de envolver a comunidade do município, para interagir com as centenas de turistas presentes durante o acontecimento. Um dos destaques no evento foram os bordados produzidos em Caeté, merecendo aplausos dos visitantes e compradores dos aludidos produtos. É o tipo de acontecimento com o objetivo de garantir espaço para o turismo, sem macular a imagem de uma região de forte apelo espiritual. “Por aqui, a pessoa conversa com Deus mais de perto, para estarmos no alto de montanha, e ainda por cima podemos apreciar uma gastronomia de primeira qualidade”, dizem os religiosos encarregados do feito. Para quem não é de Minas, seja bem-vindo nessa aventura gastronômica/religiosa capaz de fazer qualquer um se apaixonar.

Cine Humberto Mauro recebe mostra em homenagem ao centenário de Jerry Lewis

Jerry Lewis, um dos maiores nomes da história da comédia no cinema, será homenageado no ano em que completaria 100 anos. Entre os dias 27 de junho e 5 de julho, o Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte, recebe a mostra “A Invenção do Caos: Jerry Lewis”, reunindo sete filmes que evidenciam a originalidade e o legado do artista norte-americano. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no site da Sympla ou presencialmente na bilheteria do Palácio das Artes. Promovida pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), a mostra apresenta seis produções realizadas entre 1960 e 1965, período considerado fundamental na trajetória de Lewis, além de “O Rei da Comédia” (1982), dirigido por Martin Scorsese. Segundo Vítor Miranda, gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, a seleção destaca o momento em que o artista conquistou plena autonomia criativa dentro da indústria hollywoodiana. “Ele passa a dirigir os filmes que protagoniza e desenvolve uma assinatura muito particular, em que a comédia está ligada a uma construção de linguagem. É quando ele assume de vez o controle artístico e cria algumas das obras mais inventivas da sua filmografia. Nesse momento, também passa a ser mais reconhecido internacionalmente como autor”, explica. A programação inclui clássicos como “O Mensageiro Trapalhão” (1960), “O Terror das Mulheres” (1961), “O Professor Aloprado” (1963), “O Otário” (1964) e “Uma Família Fuleira” (1965). As obras revelam um cineasta que transformou o humor físico em uma linguagem cinematográfica. O conceito de caos é central para compreender a obra do artista, ressalta Miranda. “O caos está no centro da comédia dele. Os personagens quase sempre são figuras fora de lugar, tentando funcionar em ambientes rígidos e organizados e isso gera descontrole, acidentes e situações absurdas. Mas esse caos não é só narrativo: ele também aparece na forma como a cena é construída, no ritmo acelerado e no uso criativo do espaço”. Embora tenha alcançado enorme popularidade inicialmente ao lado de Dean Martin, Jerry Lewis consolidou uma carreira autoral após o fim da parceria. A mostra busca justamente ampliar o olhar do público sobre sua produção. De acordo com Miranda, os filmes selecionados deixam claro que existe um projeto autoral consistente ali. “Com escolhas muito específicas de enquadramento, ritmo e construção de humor. Isso ajuda a enxergar um artista que pensa o filme de forma completa, não apenas como intérprete”. Além de homenagear um dos grandes nomes do cinema do século 20, a iniciativa pretende aproximar novas gerações da obra do cineasta. De acordo com o gerente, o humor de Lewis permanece atual. “Mesmo décadas depois, o humor físico e a sensação de inadequação continuam muito reconhecíveis. Os personagens vivem situações de deslocamento, insegurança e tentativa de se encaixar, algo bastante atual. Além disso, a forma visual de construir a comédia dialoga bem com uma certa sensibilidade contemporânea, um humor rápido e visual”. Outro destaque da programação é “O Rei da Comédia”, único longa da mostra não dirigido por Lewis. No filme de Scorsese, o artista interpreta Jerry Langford, um apresentador de televisão perseguido por um fã obsessivo. “O filme funciona quase como um contraponto e, ao mesmo tempo, uma homenagem. Aparecendo em outra chave, mais contida e melancólica, o que reforça o impacto da sua imagem pública como comediante”, avalia Miranda. O legado deixado por Jerry Lewis permanece vivo não apenas na comédia, mas em diferentes linguagens cinematográficas. “Sua ideia de controle total da mise-en-scène ajuda a consolidar um modelo de diretor-autoral dentro da comédia, em que ritmo, gesto e enquadramento são tão importantes quanto o texto”, conclui. Serviço “A Invenção do Caos: Jerry Lewis” Datas: de 27 junho a 5 de julhoHorários: VariadosLocal: Cine Humberto MauroEndereço: Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)Entrada gratuita

Marília Campos desacata orientação do PT mineiro na sucessão

O mês de junho chegou ao fim, sem que a bandeira relativamente à sucessão ao Palácio Tiradentes tenha sido desfraldada, como sempre ocorreu nos pleitos anteriores. Neste ano atípico, tem havido muito jogo de cena, porém, falta a definição de nomes ou alianças capazes de delinear a peleja no caminho visível de uma disputa coerente. Os mencionados na lista ao pleito têm uma característica: a baixa popularidade quando se analisa todas as pesquisas de intenção de voto já divulgadas. Por exemplo, o propalado senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) aparece com uma intenção de 27,7% no último levantamento, segundo dados do jornal O Tempo. Ao longo de um ano foram realizadas inúmeras sondagens junto aos eleitores, mas o parlamentar nunca ultrapassou a margem de 32%. Isso significa dizer que a sucessão mineira é hoje um espaço em campo aberto, sujeita a qualquer nova incursão. O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PDT), aparece com 18,3% no mesmo levantamento. No meio político é tido como um cidadão complicado e formatar alianças com ele significa uma imensa interrogação, pois a sua condição de falar o que pensa pode colocar tudo a perder. “Ele não pensa antes de emitir alguma opinião. Em muitas oportunidades, isso desagrada até mesmo os parceiros mais próximos”, avalia um político de proa. Marilia diz não Sem sombra de dúvida, a novidade da semana passada foi a recusa de Marília Campos (PT) em aceitar o desafio de disputar o Governo de Minas. Ela sequer almejou conversar com o presidente Lula (PT) a respeito dessa possibilidade. A ex-prefeita de Contagem está obstinada a levar adiante o seu projeto de tentar conquistar uma vaga no Senado. Ao emitir sinais de rebeldia, Marília rompeu uma tradição petista de sempre manter os seus filiados no contexto e acatar as decisões emanadas de reuniões entre os membros do partido, especialmente quando ditadas pelo diretório estadual. Sobre o tema, Marília Campos atalhou: “sou contra uma candidatura própria do PT”. Em sua avaliação, ainda há espaço para alianças com outros partidos do denominado campo progressista. “Mas esse tempo já está chegando ao fim, e ela está sendo de certa forma uma rebelde sem causa”, ironiza um parlamentar de alta plumagem, que prefere se manter no anonimato.

Planta de biometano lançada em Uberaba 

Foto/Luiz Ciabotti Neto/JM COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br Planta de biometano lançada em UberabaA assinatura do contrato entre a Gasmig e a Geomit, realizada nessa quinta-feira (25), marcou o início de um dos principais projetos de produção de biometano de Minas Gerais. O acordo viabiliza a implantação de uma planta em Uberaba, em parceria com a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), com capacidade para produzir 50 mil metros cúbicos diários do combustível renovável a partir de resíduos da cana-de-açúcar. A operação comercial da unidade está prevista para começar em maio de 2028. Para levar o biometano aos consumidores, a Gasmig prevê investir cerca de R$1 bilhão na expansão da infraestrutura de distribuição de gás na região do Triângulo Mineiro. (Jornal da Manhã)https://jmonline.com.br/politica/planta-de-biometano-de-uberaba-vai-produzir-50-mil-m-por-dia-1.640494 Usinas de ferro gusa podem paralisar atividadesO Sindicato da Indústria do Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer), filiado à FIEMG, alerta para os impactos de possíveis novas tarifas de importação aplicadas pelos Estados Unidos sobre o Ferro Gusa brasileiro. O governo norte-americano propôs taxas de 25%, acrescidas de uma segunda taxa de 12,5%, podendo chegar a 37,5%. Essas tarifas serão discutidas em audiências públicas marcadas para 6 de julho, e as decisões deverão sair no dia 15 do mesmo mês. O Sindifer-MG participará da audiência nos Estados Unidos para acompanhar o processo e atuar na defesa do setor. (Portal Silmara de Freitas)https://www.silmaradefreitas.com.br/mais-da-metade-das-usinas-de-ferro-gusa-podem-paralisar-atividades-caso-novas-tarifas-dos-eua-entrem-em-vigor-alerta-sindifer-mg/ Assembleia homenageia Dirigentes CristãosA Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou, na segunda-feira, 15 de junho, uma Reunião Especial em homenagem aos 60 anos da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas. A cerimônia, realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, em Belo Horizonte, reuniu empresários, lideranças e representantes da sociedade civil para celebrar as seis décadas de atuação da entidade na promoção da ética, da responsabilidade social e dos valores cristãos no ambiente empresarial. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes, com convite oficial assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Leite. (MG Turismo)https://mgturismo.com.br/assembleia-legislativa-homenageia-adce-mg-pelos-60-anos-de-atuacao-em-minas-gerais/ IFTM muda de endereço em UberlândiaA Prefeitura de Uberlândia e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) formalizam, nesta sexta-feira (26), uma nova etapa do processo de transferência do campus Uberlândia Centro. A unidade vai mudar para o imóvel onde atualmente funciona o Complexo Social Iracema Marques, antigo prédio da PUC Minas. A assinatura do termo de cessão de uso formaliza a transferência inicial do imóvel ao IFTM e integra um processo mais amplo, que prevê a futura doação definitiva da área ao instituto. A doação seguirá os trâmites legais próprios, com análise jurídica e posterior encaminhamento de projeto de lei à Câmara Municipal de Uberlândia. (Diário de Uberlândia)https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/40840/prefeitura-iftm-oficializam-transfprefeitura-transferencia-do-campus-centroiftm-formalizam?shem=dsdf,sharefoc,agadiscoversdl,,sh/x/discover/m1/4 IMA abre consulta para o Requeijão Moreno O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) abriu uma consulta pública para receber contribuições da sociedade sobre a proposta de Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ) do Requeijão Moreno Artesanal. O objetivo da medida é estabelecer regras de fabricação, parâmetros de qualidade e exigências sanitárias para o produto em todo o território mineiro. A regulamentação visa criar um padrão mínimo de identidade e segurança do alimento para que os produtores possam obter o selo de inspeção sanitária e comercializar o derivado lácteo legalmente em âmbito nacional. (Serra Geral News)https://www.serrageralnews.com/ima-abre-consulta-publica-para-regulamentar-o-requeijao-moreno-artesanal Fundação investe em tecnologiaA Fundação Cristiano Varella, de Muriaé, acaba de incorporar ao seu parque tecnológico uma torre cirúrgica 4K com imunofluorescência, um equipamento que amplia a visibilidade do cirurgião durante o procedimento. Com a nova tecnologia, é possível identificar com mais clareza os vasos sanguíneos, os tecidos e a localização exata da lesão a ser tratada. Um corante é aplicado no organismo antes da cirurgia, sob a luz específica da torre e ilumina estruturas que seriam difíceis de distinguir a olho nu, oferecendo ao cirurgião um nível de detalhe que interfere diretamente na qualidade das decisões tomadas durante a operação. (Gazeta de Muriaé)https://gazetademuriae.com.br/noticia/detalhe/16315/fundacao-cristiano-varella-investe-em-tecnologia-que-reduz-riscos-cirurgicos-e-amplia-a-precisao-nas-operacoes  

Enfrentar a crise climática é proteger a infância 

As imagens de enchentes, secas prolongadas, queimadas e outros desastres ambientais se tornaram frequentes no noticiário brasileiro. Por trás dessas tragédias estão famílias que perderam casas, renda e a perspectiva de um futuro mais seguro. Entre os mais afetados estão milhões de crianças e adolescentes, que vivenciam os impactos da crise climática em uma fase decisiva do desenvolvimento. Um estudo recente do UNICEF revela a dimensão desse desafio: cerca de 16 milhões de crianças e adolescentes brasileiros estão expostos simultaneamente a três ou mais ameaças climáticas e ambientais, como ondas de calor, secas, enchentes e escassez hídrica. Em outras palavras, três em cada dez crianças e adolescentes do país convivem com múltiplos riscos que afetam sua saúde, educação, proteção e bem-estar. Ao longo dos últimos anos, temos acompanhado de perto essa realidade. O ChildFund Brasil atuou em respostas emergenciais nos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná, apoiando comunidades atingidas por eventos climáticos extremos. Nesses contextos, além das perdas materiais, observamos impactos profundos na saúde mental de crianças e adolescentes, que precisam lidar com medo, insegurança e a ruptura de suas rotinas. A situação também é desafiadora em regiões historicamente vulneráveis, como o Semiárido brasileiro. Em comunidades onde a seca é recorrente, muitas famílias enfrentam dificuldades diárias para acessar água suficiente para consumo e produção de alimentos. A crise climática amplia desigualdades já existentes e afeta de forma mais severa quem possui menos recursos para se adaptar. Mas, existem caminhos possíveis. No Maranhão, por meio de uma parceria entre o ChildFund e o programa ADM Cares, escolas públicas passaram a desenvolver ações de educação climática, hortas comunitárias e iniciativas voltadas à segurança alimentar. O resultado foi o fortalecimento da conscientização ambiental e do protagonismo de crianças, adolescentes e famílias na construção de soluções locais. Ações como essa mostram que a adaptação às questões climáticas também exige informação, participação comunitária e educação. A escola ocupa papel central nesse processo, especialmente após a aprovação da Lei nº 14.926/2024, que fortalece a abordagem de temas relacionados ao clima, à biodiversidade e aos riscos ambientais nas escolas. As recomendações dos especialistas apontam na direção correta: proteger crianças e adolescentes dos impactos da crise climática, incluí-los nas estratégias de redução de riscos e garantir que suas vozes sejam ouvidas nas decisões que afetam seu futuro. A crise climática já é uma realidade. Cabe a todos nós (governos, empresas, organizações sociais e cidadãos) agir com urgência e responsabilidade. Colocar as crianças no centro dessa agenda é uma questão de proteção de direitos e compromisso com o futuro do país. ______Mauricio Cunha tem 30 anos de experiência em projetos sociais com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. É administrador de empresas, engenheiro, mestre em antropologia social e doutor em políticas públicas. Ex-secretário nacional dos direitos da criança e do adolescente, é o atual Presidente executivo do ChildFund Brasil, organização internacional que atua em mais de 70 países e que alcança cerca de 24 milhões de beneficiários no mundo.  

Balança de Uberlândia tem recorde histórico 

Foto: Secretaria de Comunicação/PMU COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br Balança de Uberlândia tem recorde históricoA balança comercial de Uberlândia alcançou em maio deste ano o melhor resultado mensal da série histórica. Dados do Comex Stat, plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), apontam que o município teve, entre exportações e importações, um superávit de US$ 186,9 milhões no período. O desempenho foi impulsionado pelo forte volume de vendas para o mercado externo. Apenas em maio, Uberlândia exportou US$ 200,5 milhões em produtos, enquanto as importações somaram US$ 13,6 milhões. (Diário de Uberlândia)https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/40833/balanca-comercial-de-uberlandia-tem-recorde-historico-com-superavit-quase-us-187-milhoes-e Mineiros pagaram 145 bilhões em impostosOs mineiros já pagaram R$ 145,5 bilhões em impostos, taxas e contribuições neste ano. O volume representa 7% da arrecadação nacional, que projeta ultrapassar R$ 2 trilhões ainda neste mês. Os dados são do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo, que simula em tempo real o volume arrecadado pela União. A maior parte desses recursos provém de tributos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), o Imposto de Renda (IR), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e as contribuições previdenciárias, além da arrecadação proveniente do comércio exterior. (Diário do Comércio)https://diariodocomercio.com.br/financas/arrecadacao-impostos-minas-gerais-2026/ Caeté quer estimular a irrigaçãoO prefeito de Caeté, Alberto Pires, esteve na segunda-feira (22) na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, onde se reuniu com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes. Durante o encontro, foram discutidas ações e parcerias voltadas ao fortalecimento da agropecuária no município. Entre os temas abordados estiveram a atração de novos investimentos, a ampliação de programas de incentivo ao setor e a criação de oportunidades para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região e melhorar as condições de trabalho dos produtores rurais. (Jornal Opinião)https://www.opiniaocaete.com.br/caete-articula-com-governo-de-minas-novas-acoes-para-impulsionar-agricultura-e-irrigacao-sustentavel/ Câmara de Paraíso rejeita contas de ex-prefeitoA Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso rejeitou, durante a sessão ordinária realizada na segunda-feira, 22, as contas do exercício financeiro de 2015 do ex-prefeito e ex-deputado Rêmolo Aloise. Em votação nominal, os vereadores aprovaram o parecer da comissão especial responsável pela análise do processo e acompanharam o entendimento do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. O processo  apontou o descumprimento do percentual mínimo constitucional de investimentos em manutenção e desenvolvimento do ensino durante o exercício de 2015. Conforme o parecer, o município aplicou 23,18% dos recursos na área da educação, índice inferior aos 25% exigidos. (Jornal do Sudoeste)https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=221565 Em Timóteo, Câmara contraria o TCEPelo placar de 12 X 3, as contas do ex-prefeito municipal, Douglas Willkys, referentes aos anos de 2019 e 2020, foram rejeitadas pelos vereadores de Timóteo em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (22). Com a decisão desfavorável, a Câmara derrubou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, que recomendava, com ressalva, a aprovação das contas de Willkys. Conforme o Procurador Geral da Câmara de Timóteo, com a conclusão da votação em Plenário, o processo será encaminhado ao TCE/MG, que deverá enviá-lo à Justiça Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral (Jornal dos Vales).https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/65071/camara-de-timoteo-camara-de-timoteo-rejeita-contas-de-exprefeito Barco na Pampulha será atração permanenteO passeio de barco pela Lagoa da Pampulha ganhará caráter permanente e passará a integrar oficialmente o roteiro turístico da capital mineira. O projeto da Prefeitura Belo Horizonte PBH  têm como objetivo a operação regular no segundo semestre de 2026, após os resultados positivos obtidos durante a fase experimental do projeto. Segundo o presidente da Belotur, Eduardo Cruvinel, a embarcação Capivarã, utilizada nos testes iniciados em dezembro de 2025, continuará operando como atração turística da capital mineira. O projeto-piloto teve início em janeiro de 2026. Previsto inicialmente para três meses, foi prorrogado por igual período. Durante esse tempo, a Prefeitura avaliou aspectos como navegabilidade, impactos ambientais, adesão do público e viabilidade operacional. (Cidade Conecta)https://www.cidadeconecta.com/noticias/atualidades/passeio-de-barco-na-pampulha-deve-se-tornar-atracao-turistica-permanente-em-bh/  

Sistema Comércio na Rua leva serviços, cultura e oportunidades a cidades mineiras 

O Sistema Comércio na Rua, iniciativa do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas, chega ao seu quarto ano consolidado como um dos maiores projetos itinerantes de desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. Com programação gratuita voltada à população, empresários e trabalhadores do comércio, o evento percorre municípios mineiros promovendo qualificação profissional, ações de saúde, lazer, gastronomia, cultura e fortalecimento do varejo local. Em 2026, a caravana já passou por Itajubá, entre os dias 11 e 14 de junho, reunindo atrações culturais, serviços gratuitos, oficinas gastronômicas, atendimentos de saúde, palestras para empresários e shows musicais. A próxima parada será em Santa Luzia, entre os dias 25 e 28 de junho. A programação inclui atendimentos de saúde, oficinas de gastronomia, atividades recreativas, ações de bem-estar, capacitação empresarial por meio do Inova Varejo e show gratuito da dupla sertaneja João Neto e Frederico. Na sequência, o projeto chega a Patrocínio, de 2 a 5 de julho, com uma programação semelhante e show gratuito do cantor e compositor Renato Teixeira, além de atividades culturais, capacitações e serviços para a população. E, no mês de agosto, o projeto estará na cidade de São João Del Rey oferecendo aos cidadãos atrações culturais, serviços gratuitos, oficinas gastronômicas, atendimentos de saúde, palestras e shows musicais.Para o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato, o projeto vai além da realização de eventos. “O Sistema Comércio na Rua aproxima nossas instituições da população, fortalece o comércio local, gera oportunidades para empresários e trabalhadores e leva serviços essenciais às comunidades. É uma iniciativa que contribui diretamente para o desenvolvimento econômico e social dos municípios mineiros”, afirma.Ao longo de sua trajetória, o Sistema Comércio na Rua tem impulsionado negócios, ampliado o acesso a serviços gratuitos e promovido experiências culturais de qualidade, reafirmando o compromisso do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac com o crescimento das cidades e a melhoria da qualidade de vida da população mineira.  Sobre o Sistema Fecomércio MG, Sesc e SenacO Sistema Fecomércio MG é composto pela Fecomércio MG, Sesc e Senac, sob a presidência de Nadim Donato. Em parceria com os Sindicatos Empresariais, integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.Por meio da atuação conjunta e da cooperação estratégica entre suas instituições, o Sistema trabalha para fortalecer o comércio de bens, serviços e turismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. Além da representação e defesa dos interesses das empresas e dos trabalhadores e trabalhadoras do setor, o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac desenvolve ações voltadas à capacitação profissional, ao aumento da competitividade empresarial e à promoção da qualidade de vida.As três instituições oferecem apoio no desenvolvimento dos negócios, a redução de custos e a qualificação da mão de obra, além da oferta de serviços nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Ação Social para trabalhadores e trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes.  

MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ 

Foto: Reprodução JET COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’A MGC-418, conhecida como Rodovia do Boi, tem sido palco de inúmeros acidentes fatais. Com sinalização considerada precária por motoristas e moradores da região, a estrada vem registrando ocorrências frequentes que preocupam quem trafega pelo local. Mesmo após uma recuperação funcional realizada há menos de um ano, a rodovia já apresenta necessidade de novas intervenções. As faixas de sinalização horizontal, pintadas durante a obra, estão quase invisíveis em diversos trechos, comprometendo a segurança dos usuários. (Jornal Em Tempo)https://jornalemtempo.com/nova-rodovia-da-morte-mgc-418-registra-aumento-de-acidentes-em-minas-gerais Polícia Civil inaugura sede em FabricianoA Polícia Civil de Minas Gerais inaugurou nesta segunda-feira (22), a nova sede da Delegacia de Polícia Civil de Coronel Fabriciano. Instalada no bairro Belvedere, a unidade passa a contar com uma estrutura mais ampla e adequada para o atendimento da população, além de abrigar o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM), voltado ao acolhimento de vítimas de violência. O novo prédio foi planejado para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e garantir mais conforto e acessibilidade aos cidadãos que necessitam dos serviços da instituição. (Portal Carlos Souto)https://www.portalcarlossouto.com.br/noticias/seguranca/policia-civil-inaugura-nova-sede-em-fabriciano-com-nucleo-especializado-para-atendimento-as-mulheres/ Audiência debate desafios ambientais em IpatingaA população de Ipatinga está convidada a participar da Audiência Pública do Junho Verde, que será realizada no próximo dia 25 de junho, no Plenário da Câmara de Ipatinga. O evento, pretende reunir cidadãos, representantes da sociedade civil, especialistas e autoridades para discutir os principais desafios ambientais do município e construir propostas coletivas para um futuro mais sustentável. Durante a audiência, serão debatidos temas relacionados à qualidade ambiental, arborização urbana, gestão de resíduos, recursos hídricos, educação ambiental e ações de enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas. (Portal Silmara de Freitas)https://www.silmaradefreitas.com.br/audiencia-publica-sobre-junho-verde-debate-desafios-ambientais-e-solucoes-para-ipatinga/ Diocese proíbe citações de candidatosFaltam 103 dias para as Eleições 2026, previstas para 04 de outubro, e durante a Reunião dos Presbíteros da Diocese de Divinópolis, o bispo Dom Geovane Luis da Silva repassou as orientações para o período. No documento enviado aos padres, o bispo pediu: “Devemos atuar de modo responsável, livre e consciente, com o objetivo de fortalecer o tecido político, social e democrático da Nação Brasileira. A Igreja, perita em humanidade, não se orienta por nenhuma ideologia partidária, mas somente pelo Evangelho. Por isso, ela jamais deixa de defender a dignidade humana, de cooperar na promoção do bem comum e de fortalecer o Estado Democrático de Direito. (Portal MPA)https://www.sistemampa.com.br/noticias/divinopolis/diocese-de-divinopolis-orienta-padres-e-proibe-citacoes-de-candidatos-em-missas-durante-periodo-eleitoral/ FIEMG participa de painel com presidenciáveisA Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) participou, nesta segunda-feira (22/06), em Brasília, do evento “A Indústria na Agenda dos Presidenciáveis”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa reuniu lideranças empresariais e representantes do setor produtivo para debater propostas voltadas ao fortalecimento da indústria brasileira. Estiveram presentes os pré-candidatos a presidencia da república Romeu Zema (Novo), Fávio Bolsonaro (PL) e Ronaldo Caiado (PSD). O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca a reeleição, não compareceu. (Balcão News)https://balcaonews.com.br/2026/06/23/fiemg-participa-em-brasilia-de-painel-da-industria-com-presidenciaveis/ Câmara de Timóteo rejeita contas de ex-prefeitoPelo placar de 12 X 3, as contas do ex-prefeito municipal, Douglas Willkys, referentes aos anos de 2019 e 2020, foram rejeitadas pelos vereadores de Timóteo em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (22). Com a decisão desfavorável, a Câmara derrubou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, que recomendava, com ressalva, a aprovação das contas de Willkys. Conforme explicou Marcelo Vianello, Procurador Geral da Câmara de Timóteo, com a conclusão da votação em Plenário, o processo será encaminhado ao TCE/MG, que deverá enviá-lo à Justiça Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral (Jornal dos Vales).https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/65071/camara-de-timoteo-camara-de-timoteo-rejeita-contas-de-exprefeito