Home > Esporte > Hipismo: saiba mais da modalidade olímpica de adestramento equestre

Hipismo: saiba mais da modalidade olímpica de adestramento equestre

Foto: Pixabay

Único esporte olímpico em que se utiliza animais, o hipismo possui nove modalidades: salto; adestramento; Concurso Completo de Equitação (CCE), que estão no cronograma dos Jogos Olímpicos; paraequestre, que participa das Paralimpíadas, além de enduro, rédeas, atrelagem, volteio e tambor.

O proprietário do Centro de Preparação Equestre da Lagoa (Cepel) e chefe da equipe brasileira da modalidade, Pedro Paulo Lacerda, explica que no salto, onde o país possui três medalhas olímpicas, o conjunto, par formado entre cavalo e cavaleiro ou amazona, tem que pular entre 10 e 15 obstáculos que podem ter 60 cm a 1,65m. “O CCE é como se fosse um triatlon equestre, tem o cross country, que é simulando as caçadas, onde cavalo e cavaleiro sobem, descem, caem na água, e tem o adestramento e o salto. É uma soma dessas três modalidades”.

“O adestramento é uma modalidade onde os cavaleiros entram em uma pista de 20 por 60 metros, onde tem umas letras e eles têm uma reprise a fazer a partir delas. Em um primeiro momento faz o trote, depois o galope e a pirueta. Os juízes julgam aqueles que fizeram os melhores movimentos, os tipos de andadura e tudo isso que representa”, completa.

Lacerda elucida que o primeiro critério para definir um vencedor é completar o percurso sem fazer falta, que são a queda do cavaleiro, derrubar obstáculos, refugo, ultrapassar o tempo limite da prova. “Caso o cavalo toque a água do fosso, perde pontos, assim como o refugo que é penalizado uma vez. Se acontecer novamente, é eliminado, assim como a queda do cavalo. Também tem tipos de provas onde tudo é definido pelo cronômetro. Em alguns grandes prêmios, é feito o percurso e todos aqueles conjuntos zerados voltam para um desempate reduzido”.

Pedro explica que raças de cavalo como o Brasileiro de Hipismo, estão sendo desenvolvidas principalmente para o salto. “A união entre atleta e cavalo é muito importante. São dois corações juntos trabalhando por uma mesma competição. Se não tiver em parceria, em harmonia com o cavalo, nada vai dar certo. O esporte também não possui diferenciação para homens e mulheres”.

“Ele pode ser praticado a partir dos seis anos. As competições começam a partir de oito anos. Nós temos o Nick Skelton que ganhou a medalha de ouro no Rio de Janeiro, assim como cavaleiros importantes que ainda disputam o circuito internacional com 70 anos ou mais”, conclui.

Onde praticar?

Em Belo Horizonte, um dos locais que o esporte pode ser praticado é o Centro de Preparação Equestre da Lagoa, localizado na Avenida Antônio Francisco Lisboa, 481 – Bandeirantes. O local é aberto à visitação do público e uma aula experimental pode ser agendada no WhatsApp (31) 98473-5959.

Conquistas em Olimpíadas

As medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos foram dois bronzes em Atlanta (1996) e Sydney (2000) por equipe e uma medalha de ouro no individual com Rodrigo Pessoa, em Atenas (2004), todas pelo salto.

Esporte no Brasil

A primeira competição no país foi o Torneio de Cavalaria, organizado por Maurício de Nassau, realizado no ano de 1641, em Recife, e envolveu cavaleiros brasileiros, holandeses, ingleses, portugueses, alemães e franceses.