Home > Economia > 70 milhões de pessoas poderão ir às compras no Dia das Mães

70 milhões de pessoas poderão ir às compras no Dia das Mães

Foto: Fecomércio/Divulgaçã0

Segundo projeções divulgadas pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), para os Dias das Mães, o índice de vendas do setor do comércio deve indicar um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior. A estimativa é que o segmento movimente cerca de R$ 14,2 bilhões. Em 2024, as vendas no varejo, durante a semana da data festiva, ultrapassaram R$ 13 bilhões.

Estima-se que mais de 70 milhões de consumidores realizem algum tipo de compra nesse período, com mais de 100 milhões de transações comerciais previstas entre os dias 1º e 12 de maio. O ticket médio também tende a crescer, saindo de R$ 205, em 2024, para uma média entre R$ 220 e R$ 250, em 2025. O comércio eletrônico deve representar 35% do volume total de vendas. As categorias mais buscadas incluem moda e acessórios, perfumaria e cosméticos, eletrônicos de pequeno porte, flores, chocolates e experiências personalizadas, como jantares, viagens curtas e dias de spa.

A mestre em finanças e professora de economia da UNA, Vaníria Ferrari, explica que o Dia das Mães é uma data com forte apelo emocional. “As pessoas tendem a comprar qualquer produto, desde flores a vestuário, perfumaria e eletrodomésticos. A simbologia incentiva o aumento das vendas. Outro aspecto interessante é que o consumidor tem se mostrado mais consciente. Com a elevação da inflação e a perda do poder aquisitivo, as pessoas têm planejado suas compras. Dessa forma, espera-se que alguns dias antes da data, as vendas comecem a elevar”.

“O crescimento do consumo, nessa data específica, terá um impacto positivo na economia do país. Pelo lado da empresa, poderão criar estratégias para alavancar as vendas e compensar a elevação de custos. Pelo lado do consumidor, há preocupação de um aumento do endividamento, principalmente no cartão de crédito, mas, economicamente falando, maior consumo pode representar uma maior produção em alguns setores, movimentando a economia”, acrescenta.

Porém, Vaníria pontua que esse aumento é sazonal e não reflete a realidade econômica do momento. “Com preços cada vez mais altos, a população tem sentido no bolso a perda do poder de compra. Dessa forma, somente em datas específicas ou em necessidades, o consumidor tem realizado compras”.

Expectativa do varejo

Já uma pesquisa realizada pela Rcell, uma das maiores distribuidoras de tecnologia do Brasil, com o apoio da ASUS, indica que 85,7% dos comerciantes projetam o faturamento acima de R$ 1 milhão para a data. E 79,2% dos lojistas acreditam que o ticket médio será acima de R$ 450.

Sobre as tendências de consumo, os produtos domésticos, como máquinas de lavar, liquidificadores e air fryers, lideram a lista, sendo apontados por 50% dos entrevistados. Os presentes práticos, como panelas elétricas, cafeteiras e aspiradores portáteis, representam 25% da demanda. Os de luxo, como perfumes importados, joias e smartphones de última geração, também possuem um público significativo, correspondendo a 20,8% das escolhas. Já os personalizados, como canecas decorativas, álbuns de fotos e kits de cuidados pessoais customizados, aparecem com 4,2% da preferência.

O diretor de marketing da Rcell, Alexandre Della Volpe, afirma que o Dia das Mães é uma das datas mais estratégicas para o varejo brasileiro, e a expectativa de crescimento reflete uma combinação de fatores essenciais. “A retomada da confiança do consumidor, o avanço do e-commerce e a maior personalização das ações promocionais, têm impulsionado o otimismo do setor”, finaliza.

Minas Gerais

De acordo com a pesquisa Expectativa de Vendas Dia das Mães 2025, realizada pelo Núcleo Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, 46,4% dos empresários do comércio de Minas Gerais esperam vender mais do que no ano passado. O estudo verificou que 6,9% dos comerciantes farão contratações temporárias para reforçar o atendimento aos clientes. Em 2024, 8,1% das empresas fizeram contratações.

Cerca de 48% dos comerciantes acreditam que o gasto médio na data comemorativa deverá ficar entre R$ 70 e R$ 200. O estudo apontou ainda que a região do Estado em que o Dia das Mães mais afeta o comércio é a Jequitinhonha/Mucuri (95%), seguida da região Central (90,48%).