DECEPÇÕES DE JOSÉ DIRCEU – Embora tenha ganhado algumas benesses nos últimos tempos da justiça brasileira, como a volta para a prisão domiciliar e a desobrigação de usar tornozeleira eletrônica, o ex-ministro José Dirceu está prestes a lançar seu primeiro livro, no qual ele conta algumas decepções com o ex-presidente Lula (PT). Uma delas, que ele classifica como grave, foi no dia da vitória do segundo turno da eleição de 2002, quando o PT marcou uma manifestação com a presença do vitorioso na Avenida Paulista. Para a ocasião, estava combinado que Dirceu faria um discurso, só que Lula o substituiu na última hora por José Genoíno. Ele diz que a vontade foi de ir embora, mas, como soldado fiel, cumpriu a ordem do ex-presidente. Aliás, Dirceu faz isso até hoje: conseguiu ficar calado e ainda não se rebelou, mesmo sendo massacrado duas vezes, até mesmo depois de Lula preso.
O CADE PODE ACABAR COM MONOPÓLIO – Se isso acontecer, o refino de petróleo no Brasil pode deixar de ser apenas da Petrobras e, com outras empresas no setor, o preço dos combustíveis pode baixar, porque vai haver concorrência. O CADE, sem fazer muita propaganda, cuidando da livre manifestação de mercado, criou um grupo de trabalho para colocar um fim nisso. Essa equipe foi criada depois da greve dos caminhoneiros, que colocou em alerta as autoridades brasileiras. Ele tem prazo para, até setembro, apresentar seu trabalho. Aliás, nos Estados Unidos o monopólio do refino do petróleo acabou no longínquo ano de 1911, portanto há 107 anos. No caso do Brasil, a Petrobras deverá ser convidada a se dispor de algumas refinarias.
CAMPANHA – O ex-ministro Henrique Meirelles, que já foi presidente mundial do Banco de Boston, pretende gastar R$ 70 milhões do próprio bolso para ser candidato a presidência pelo MDB. Sabedor da má vontade do partido com sua candidatura, ele já está investindo por conta própria para sair do mísero 1% nas pesquisas de intenção de voto. É bom lembrar que, quando foi convocado por Lula (PT) para ser presidente do Banco Central, em 2002, Meirelles acabava de ser eleito deputado federal pelo PSDB de Goiás.
DA COCHEIRA
Neste último dia 10 de julho, comemorou-se 60 anos de gravação do primeiro marco da Bossa Nova no Brasil, o samba Chega de Saudade, com João Gilberto. Assim, estava inaugurado o movimento que levou verdadeiramente a música brasileira para o mundo.
Tudo leva a crer que haverá um rearranjo na campanha política em Minas e no Brasil, se Marcio Lacerda (PSB) for mesmo confirmado como vice na chapa de Ciro Gomes (PDT). Nesse caso, Alckmin (PSDB) seria cristianizado. O termo é muito lembrado por quem viveu a campanha presidencial de 1950, quando Getúlio foi eleito presidente e JK governador.
O Clube do Choro, de Belo Horizonte, deverá ser homenageado pela Câmara Municipal no dia 11 de setembro. O Clube, que comemora 12 anos de fundação, receberá o diploma de honra ao mérito do Legislativo da cidade.
Apesar da crise que se abateu sobre o país, o Carnaval carioca vai de vento em popa. O enredo da escola de samba Grande Rio já está pronto: “Quem nunca? Que atire a primeira pedra”. A escola vai fazer uma crítica bem humorada dos maus hábitos dos brasileiros. Os carnavalescos são Renato e Márcia Lage.
Da equipe da Itatiaia na Rússia. O bife à cavalo, com o popular ovo por cima, é conhecido por lá como “Cowboy On The Horse Beef”. Afinal, o dono do restaurante é brasileiro.
Devido ao sucesso da última edição do Festeja Belo Horizonte, que ficou marcada na história do Mineirão por ser o primeiro festival de música sertaneja realizado na esplanada do Gigante da Pampulha e ainda com recorde de público (reunindo mais de 60 mil pessoas) a segunda edição já tem data confirmada: 08 de setembro.
ANIVERSÁRIOS
Domingo, dia 08 de julho
Jornalista Ricardo Camargos
Embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima
Jornalista Camila Dias
Segunda-feira, dia 09
Sônia Valente, esposa de Fabiano Valente
Jornalista Deia Januzzi
Deputado Carlos Gomes
Terça-feira, dia 10
Elizabethe Cascão
Ex-ministro Alisson Paulinelli
Quarta-feira, dia 11
Jornalista Jurandir Percequini
Ex-vereador Jander Filaretti
Quinta-feira, dia 12
Publicitária Tereza Vergueiro
Jornalista Lindolfo Paolielo – presidente da Associação Comercial
Jornalista Luiz Gonzaga de Castro e Silva
Ex-deputado Petrônio Mathias
Ex-deputado Sebastião Costa
Deputado Wanderley Miranda
Sexta-feira, dia 13
Cláudio Carneiro – vice-presidente da Rádio Itatiaia
Jornalista Dídimo Paiva
Sábado, dia 14
Jornalista Lauro Diniz
Marco Aurélio Magal – Rádio Itatiaia
A todos, os nossos parabéns!