Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

DECEPÇÕES DE JOSÉ DIRCEU – Embora tenha ganhado algumas benesses nos últimos tempos da justiça brasileira, como a volta para a prisão domiciliar e a desobrigação de usar tornozeleira eletrônica, o ex-ministro José Dirceu está prestes a lançar seu primeiro livro, no qual ele conta algumas decepções com o ex-presidente Lula (PT). Uma delas, que ele classifica como grave, foi no dia da vitória do segundo turno da eleição de 2002, quando o PT marcou uma manifestação com a presença do vitorioso na Avenida Paulista. Para a ocasião, estava combinado que Dirceu faria um discurso, só que Lula o substituiu na última hora por José Genoíno. Ele diz que a vontade foi de ir embora, mas, como soldado fiel, cumpriu a ordem do ex-presidente. Aliás, Dirceu faz isso até hoje: conseguiu ficar calado e ainda não se rebelou, mesmo sendo massacrado duas vezes, até mesmo depois de Lula preso.

O CADE PODE ACABAR COM MONOPÓLIO – Se isso acontecer, o refino de petróleo no Brasil pode deixar de ser apenas da Petrobras e, com outras empresas no setor, o preço dos combustíveis pode baixar, porque vai haver concorrência. O CADE, sem fazer muita propaganda, cuidando da livre manifestação de mercado, criou um grupo de trabalho para colocar um fim nisso. Essa equipe foi criada depois da greve dos caminhoneiros, que colocou em alerta as autoridades brasileiras. Ele tem prazo para, até setembro, apresentar seu trabalho. Aliás, nos Estados Unidos o monopólio do refino do petróleo acabou no longínquo ano de 1911, portanto há 107 anos. No caso do Brasil, a Petrobras deverá ser convidada a se dispor de algumas refinarias.

CAMPANHA – O ex-ministro Henrique Meirelles, que já foi presidente mundial do Banco de Boston, pretende gastar R$ 70 milhões do próprio bolso para ser candidato a presidência pelo MDB. Sabedor da má vontade do partido com sua candidatura, ele já está investindo por conta própria para sair do mísero 1% nas pesquisas de intenção de voto. É bom lembrar que, quando foi convocado por Lula (PT) para ser presidente do Banco Central, em 2002, Meirelles acabava de ser eleito deputado federal pelo PSDB de Goiás.

DA COCHEIRA

Neste último dia 10 de julho, comemorou-se 60 anos de gravação do primeiro marco da Bossa Nova no Brasil, o samba Chega de Saudade, com João Gilberto. Assim, estava inaugurado o movimento que levou verdadeiramente a música brasileira para o mundo.

Tudo leva a crer que haverá um rearranjo na campanha política em Minas e no Brasil, se Marcio Lacerda (PSB) for mesmo confirmado como vice na chapa de Ciro Gomes (PDT). Nesse caso, Alckmin (PSDB) seria cristianizado. O termo é muito lembrado por quem viveu a campanha presidencial de 1950, quando Getúlio foi eleito presidente e JK governador.

O Clube do Choro, de Belo Horizonte, deverá ser homenageado pela Câmara Municipal no dia 11 de setembro. O Clube, que comemora 12 anos de fundação, receberá o diploma de honra ao mérito do Legislativo da cidade.

Apesar da crise que se abateu sobre o país, o Carnaval carioca vai de vento em popa. O enredo da escola de samba Grande Rio já está pronto: “Quem nunca? Que atire a primeira pedra”. A escola vai fazer uma crítica bem humorada dos maus hábitos dos brasileiros. Os carnavalescos são Renato e Márcia Lage.

Da equipe da Itatiaia na Rússia. O bife à cavalo, com o popular ovo por cima, é conhecido por lá como “Cowboy On The Horse Beef”. Afinal, o dono do restaurante é brasileiro.

Devido ao sucesso da última edição do Festeja Belo Horizonte, que ficou marcada na história do Mineirão por ser o primeiro festival de música sertaneja realizado na esplanada do Gigante da Pampulha e ainda com recorde de público (reunindo mais de 60 mil pessoas) a segunda edição já tem data confirmada: 08 de setembro.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 08 de julho

Jornalista Ricardo Camargos

Embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima

Jornalista Camila Dias

Segunda-feira, dia 09

Sônia Valente, esposa de Fabiano Valente

Jornalista Deia Januzzi

Deputado Carlos Gomes

Terça-feira, dia 10

Elizabethe Cascão

Ex-ministro Alisson Paulinelli

Quarta-feira, dia 11

Jornalista Jurandir Percequini

Ex-vereador Jander Filaretti

Quinta-feira, dia 12

Publicitária Tereza Vergueiro

Jornalista Lindolfo Paolielo – presidente da Associação Comercial

Jornalista Luiz Gonzaga de Castro e Silva

Ex-deputado Petrônio Mathias

Ex-deputado Sebastião Costa

Deputado Wanderley Miranda

Sexta-feira, dia 13

Cláudio Carneiro – vice-presidente da Rádio Itatiaia

Jornalista Dídimo Paiva

Sábado, dia 14

Jornalista Lauro Diniz

Marco Aurélio Magal – Rádio Itatiaia

A todos, os nossos parabéns!