Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Encontro entre prefeitos
A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), em parceria com a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG), promove, nos dias 9, 12 e 17 de julho, o encontro entre os prefeitos da RMBH das cidades mineradoras e os sete pré-candidatos ao Governo de Minas Gerais. O evento será realizado na Prefeitura de Belo Horizonte.

Mudanças à vista
Apenas 37 fiscais da Superintendência Regional, na Agência Nacional de Mineração, cuidam de 140 mil processos, sendo que Minas Gerais responde por 50% de toda produção de minério do país. Esses dados foram apresentados pelo dirigente regional da agência, Pablo César (Pablito), que promete que, em breve, a situação será mudada no sentido de conseguir mais estrutura para atender melhor as demandas do órgão. Será?

MDB de Newtão?
É comum ouvir os comentários nos bastidores da política mineira indicando que, atualmente, existem três alas dividindo o MDB. Uma delas seria comandada pelo ex-governador Newton Cardoso. Mas, quando é indagado sobre quem são os deputados e dirigentes do partido que estão ao lado dele, ninguém sabe nominá-los. Tudo muito estranho, claro.

Newton Jr.
Relativamente ao deputado Newton Cardoso Jr. (MDB), que está em plena campanha para reeleição, começa a chover reclamações no sentido de que o parlamentar estaria usando métodos não convencionais para convencer as lideranças de diversas regiões do estado em apoiá-lo. O jogo é pesado.

Lacerda desanimando
Nos últimos 15 dias, o desânimo chegou chegando na campanha do pré-candidato a governador Marcio Lacerda (PSB). Membros do seu grupo político já admitem a possibilidade dele aceitar ser vice de Ciro Gomes (PDT), mesmo sabendo que essa não é uma decisão fácil de ser tomada. Coisas da política, Dr. Lacerda.

Corrupção nacional
“O combate à corrupção tem de ser atacado em todas as frentes: no setor público, mas também no privado, onde acontecem os grandes negócios. É preciso mudar a cultura do “jeitinho brasileiro” e tudo tem que ser feito às claras”, recomenda o reitor da faculdade Zumbi dos Palmares, de São Paulo, José Vicente.

Empregos de favores
“O setor energético brasileiro, especialmente na região do Nordeste, se transformou em um balcão de empregos destinado à atender pedidos dos parlamentares brasileiros. Daí, a pressão para evitar a privatização de cinco distribuidoras de energia da região pertencente à Eletrobras”. Opinião do jornalista Gerson Camarotti. Aliás, para ele, dificilmente essas empresas serão vendidas. “A bancada do Nordeste é muito forte e pressiona o governo sobre esse assunto, pois são contra o ato”, arremata.

Briga do STF
Segundo jornalistas de Brasília, mesmo durante o período de férias, segue os desentendimentos entres membros do STF, o que, de certa forma, está expondo os integrantes da Suprema Corte, cujos ministros estão divididos em duas grandes alas. “Um perigo para a democracia brasileira”, comentam os comunicadores.

Adeus Itabira
Os prognósticos dos segmentos especializados apostam que, em 10 anos, a Vale vai deixar de minerar no município de Itabira de maneira definitiva. E, a partir de então, a cidade de Carlos Drumonnd de Andrade será uma comunidade sem rumo, com problemas em suas veias abertas, oriundos de anos de exploração de minério e entregue à própria sorte. Ave Maria, gente!

Popularizando a justiça
A chegada do desembargador Nelson Missias à presidência do Tribunal de Justiça pode, na opinião de especialistas, significar uma maior popularização do Tribunal, pois o novo dirigente goza de uma enorme faixa de amizade dentro e fora do seu segmento.

Tribunal de Contas
Pode até ser que venha acontecer algo de anormal, mas se a votação fosse nesta semana, o atual líder do governo na Assembleia, Durval Ângelo (PT), já teria seu nome aprovado como conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais. A expectativa é que ele venha conquistar apoio até mesmo da bancada de oposição.

Insegurança rural
As polícias de Minas lutam para desbaratar um grupo de marginais que agem a partir de Sete Lagoas e tem atormentado a vida de produtores rurais no Centro-Oeste Mineiro. A ação dos bandidos ocorre, inclusive, durante eventos de exposições agropecuária, no meio de populares e tudo mais. Ou seja, uma tremenda ousadia.

Defendendo os poderosos
Quando foi anunciada a autorização da Agência Nacional de Saúde para que os planos de saúde aumentassem em até 10% os seus valores, poucos defenderam a ideia. Um destes corajosos a dizer que os empresários do setor estão certos foi o paulistano Ricardo Sennes. “Os custos para manutenção dos atendimentos na saúde crescem ano após ano e este preço tem de ser repartido entre os associados do sistema”. Cruz credo, mestre!

Bolsonaro e a ditadura
Experiente jornalista e escritor Ethevaldo Siqueira ao fazer comentário sobre a situação política nacional, mandou um recado: “Os jovens de hoje, que acham bonito defender a candidatura do ex-militar e deputado Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República, não sabem dos verdadeiros horrores praticados pelos militares no período da ditadura”. Ufa.

Esperto marqueteiro
Segundo a imprensa nacional, o nome do marqueteiro Duda Mendonça voltou a aparecer nas delações premiadas e em eventos políticos realizados recentemente, mesmo depois dele ter prometido, há 10 anos, quando foi acusado de usar caixa dois para receber honorários, de nunca mais se envolver com este tipo de esquema. Êta povo sem noção, gente.

Temer X Minas Gerais
“Lá atrás, quando assumiu o governo, o presidente Michel Temer (MDB), por estratégia política, não quis indicar nenhum mineiro para o seu ministério. Agora, ele amarga a maior impopularidade de um presidente no cargo, 4%, segundo a última pesquisa. Porém, nesse momento, nenhum político ou pessoas de nosso estado aceita ser ministro para não ter que carregar um caixão tão pesado”. Palavras da deputada federal do PCdoB, Jô Morais.

Mineirão, pra quê?
Para não ser conhecido apenas como um grande espaço sem muita utilização, o Mineirão passou a realizar eventos de todas as naturezas. E um deles, durante a Copa do Mundo, terminou com problemas. Para especialistas, o local é apropriado apenas para jogos de futebol, que, obviamente, acontecem lá. Mas, com o prejuízo registrado por conta de baixa arrecadação, o jeito é sair e inventar moda, mesmo com riscos iminentes.

A favor do aborto
Ex-deputado federal e ex-militante petista Airton Soares foi direto ao ponto: “É melhor o Brasil aprovar o aborto de vez, pois isso evitaria que jovens, especialmente de baixo poder aquisitivo e moradoras das periferias, fossem submetidas ao aborto clandestino. Isso é um crime sem perdão”, sentencia.

Nomes impopulares
Henrique Meirelles (MDB), Rodrigo Maia (DEM) e outros pré-candidatos que não passam de 2% nas pesquisas eleitorais deveriam jogar a tolha. O ideal seria eles se unirem para garantir um candidato de centro no segundo turno, evitando a polarização entre direita e esquerda”, avalia o jornalista Valdo Cruz.

Sobre a internet
Do alto da experiência como ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Ayres Britto comentou sobre diversos temas e aconselhou aos políticos que forem se candidatar neste pleito de 2018 a terem o máximo da parcimônia. “A mentira postada na internet, passa a ser uma verdade e tanto pode ajudar como atrapalhar o processo eleitoral. Todo cuidado é pouco sobre esse assunto”, rememora o ex-ministro.

Ativismo internacional
Cinco anos após a grande movimentação de brasileiros que, em 2013, foram às ruas para protestos dos mais diferentes temas, Rudá Ricci comenta: “O evento fez parte de um ativismo internacional, com desdobramentos para as próximas décadas, porém a ser apresentado de maneira diferente no Brasil e nos demais continentes”.