
O Sebrae Minas está promovendo o estudo de Identidade Gastronômica de Diamantina, localizado no Vale do Jequitinhonha, que consiste em um diagnóstico da cultura alimentar do território, somado às diversas pesquisas já realizadas sobre o tema, para a construção de um plano de desenvolvimento do setor. Para isso, serão identificados os ingredientes regionais, personagens e modos de preparo que irão transformar essas características em oportunidades de negócios.
A analista técnica do Sebrae Minas e responsável pela coordenação de projetos de gastronomia no Estado, Simone Lopes, explica que a escolha por Diamantina foi motivada pela relevância histórica e cultural. “Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, além do potencial da cidade para fortalecer o setor de alimentação e impulsionar o turismo gastronômico por meio do resgate e valorização da identidade alimentar local”.
Ela afirma que o estudo tem previsão de início em junho, com a etapa de entrevistas primárias com atores da gastronomia do território. “O levantamento vai ocorrer através dessas entrevistas, além de visitas técnicas a feiras, mercados e empreendimentos gastronômicos. A metodologia inclui também o registro de receitas tradicionais e modos de preparo típicos da região”.
“O impacto da pesquisa será na criação de uma base sólida para estruturar e divulgar roteiros gastronômicos, fortalecer a oferta de produtos típicos e consolidar Diamantina como destino de turismo gastronômico, agregando valor à experiência turística. O plano de futuro, que será construído a partir do trabalho, vai embasar a estratégia de desenvolvimento e promoção da gastronomia do destino, com ações de curto, médio e longo prazos”, pontua.
O estudo de Identidade Gastronômica faz parte da nacionalização do programa “Prepara Gastronomia”, idealizado em Minas Gerais e que, agora, está sendo replicado para todo o Brasil. A iniciativa também disponibiliza a donos de bares, restaurantes, lanchonetes e similares uma série de capacitações para melhorar a gestão dos negócios e reduzir custos de produção, melhorando a eficiência operacional.
Ações
A analista de negócios do Sebrae, Kele Vespermann, ressalta que no final de junho terá início o suporte empresarial, que será o atendimento às empresas, que serão 20 no total. “Vamos oferecer uma série de consultorias para esses empreendimentos. E também será realizada uma expedição gastronômica que será executada em setembro”.
“Pretendemos elaborar um catálogo, um e-book, dos pratos desenvolvidos durante a consultoria e também da identidade gastronômica de Diamantina, e um plano de ação para os empreendimentos de alimentação no município. Ou seja, algo aplicável, com o passo a passo para desenvolver ainda mais o setor e melhorar o posicionamento no território”, afirma Kele.
Simone acrescenta ainda que estão previstas ações de capacitação para aprimorar técnicas. “Estimular a inovação com base na tradição e preparar os empreendedores para aproveitar as oportunidades criadas pelo fortalecimento da identidade gastronômica”.
Ela esclarece que a conclusão do diagnóstico e a apresentação do plano de desenvolvimento estão previstas para o segundo semestre de 2025. “O Sebrae pretende transformar essa experiência em um modelo que poderá ser aplicado em outros territórios em todo o Brasil, adaptando-se às especificidades culturais e produtivas de cada local”.
“E está prevista a nacionalização do método, com a replicação das ações em diversos estados do Brasil, fortalecendo a identidade gastronômica como estratégia de desenvolvimento econômico e turístico. Já que ao identificar e valorizar produtos típicos, o estudo pode estimular a criação de novos negócios, produtos e serviços que dialoguem com a identidade gastronômica local, fortalecendo a economia criativa e o turismo”, finaliza.