Home > Cidades > Casa de Gentil recebe doações para reconstrução de bairro em Raposos

Casa de Gentil recebe doações para reconstrução de bairro em Raposos

Na sexta-feira, dia 24, Belo Horizonte e cidades da região metropolitana foram atingidas por uma chuva que causou grandes estragos. Para se ter uma ideia, o último balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros aponta que há 55 mortos. Além disso, há 45.284 pessoas desalojadas (quem precisar deixar temporariamente suas casas) e 8.297 estão desabrigadas (pessoas que não podem retornar aos seus imóveis, principalmente por eles não existirem mais).

Um dos locais mais atingidos foi o bairro Várzea do Sítio, em Raposos, região metropolitana. Lá, a água do Ribeirão da Prata chegou a mais de 2,5 metros. “As pessoas perderam tudo o que estava dentro de casa, desde alimentos até os móveis e fogão. Atualmente, estamos sendo ponto de recepção da comunidade. Elas estão tomando café, almoçando e jantando aqui na associação”, conta Rafael Gonçalves, um dos fundadores da Casa do Gentil.

A Casa de Gentil – Culturas e Convívios é uma Organização não Governamental (ONG) e sem fins lucrativos, que tem como objetivo a valorização da cultura e a contribuição ao desenvolvimento e empoderamento social, com foco especial nas crianças e jovens do Várzea do Sítio e bairros vizinhos.

Fundada em 1º de setembro de 2012, o local surgiu da vontade de criar um espaço físico que contribuísse de forma positiva para o convívio nas comunidades, em especial as de Raposos e da região metropolitana de Belo Horizonte, e suas culturas populares. “Várzea do Sítio é um local onde a cultura pulsa. Apesar do bairro ser periferizado historicamente e de ter sido construído por gerações de operários, a Guarda de Congado mais antiga é de lá”.

Inclusive, o nome da casa é uma homenagem a Gentil Lúcio de Jesus, representante importante para a revitalização e manutenção da tradição do Congado em Raposos e municípios do entorno. O nome também alude aos versos do poeta e que é usado como lema do local: gentileza, gera gentileza.

Doações
Gonçalves diz que, neste momento, há uma demanda grande por produtos de higiene pessoal, limpeza e alimentos não perecíveis. Além disso, a Casa do Gentil também está fazendo uma vaquinha virtual e recebendo doações via depósito bancário. “Esse dinheiro é para reformar o que foi destruído pela enchente e continuar atendendo as crianças que dependem do projeto. Ademais, também queremos presentear cada uma com um colchão novo”.

Para quem quiser ajudar, as doações em dinheiro podem ser feitas na seguinte conta corrente: Banco do Brasil, agência 4887-9, conta corrente: 260287-3 e CPF: 015636216-30 (Paula Miranda Alves Costa) ou pelo link https://evoe.cc/casa-de-gentil. Já para as pessoas que querem doar produtos, as doações podem ser entregues na Prefeitura de Raposos, Secretaria Municipal de Assistência Social ou Miri Piri Santa Lúcia, em BH (Rua Sagitário, 273, Santa Lúcia).