Pesquisadores japoneses da Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Waseda descobriram que assistir esportes pode ter benefícios psicológicos e neurofisiológicos, após analisarem dados, inquéritos e neuroimagiologia avançada para estudar o impacto da visualização de esportes no bem-estar da população em geral.
O estudo analisou dados de 20 mil residentes japoneses e confirmou um padrão em que os indivíduos que veem regularmente esportes apresentam níveis mais elevados de bem-estar. Em uma segunda fase, através de um inquérito on-line subsequente, que envolveu 208 participantes, a equipe de pesquisa avaliou o bem-estar antes e depois da exposição a vários vídeos de esportes. Os resultados revelaram que os esportes populares e envolventes, como o beisebol, tinham um efeito mais pronunciado no aumento do bem-estar do que os esportes menos populares, como o golfe.
Por fim, a equipe utilizou a ressonância magnética multimodal para observar as alterações na atividade cerebral de 14 participantes enquanto viam clipes esportivos. Os resultados foram que a visualização de esportes desencadeou a ativação dos circuitos de recompensa do cérebro, áreas tipicamente associadas a sentimentos de felicidade e prazer.
A psicóloga Laura Soares diz que o esporte causa a sensação de pertencimento a um grupo. “Em vários países, milhares de pessoas se reúnem em estádios, bares e até mesmo em casa para ver seus times jogarem. Isso constrói uma comunidade engajada e que possui um forte ponto em comum, a paixão por aquele esporte ou determinado time”.
“No decorrer dos séculos, o esporte passou a ser mais que uma atividade física, se tornando também uma ferramenta de transformação social. Há um sentimento de recompensa ao ver o seu time ganhando, que traz essa satisfação e bem-estar”, completa.
Laura ressalta que essas características e sensações afloram ainda mais em época de grandes campeonatos. “Seja uma Copa do Mundo ou um Super Bowl, ambos os eventos resgatam lembranças de ocasiões e entes queridos que também compartilham ou dividiam o mesmo amor pelo time. Isso desperta a vontade de assistir e comemorar com pessoas que possuem afinidade devido ao entusiasmo em comum”.
O empresário Lucas Lima conta que sempre reúne os amigos em casa para assistir as partidas. “É um momento de união e todo mundo se diverte, até mesmo quem torce para outro time não deixa de comparecer. Todos são apaixonados por futebol e gostamos de ver um bom jogo”.
Já o advogado Márcio Ferreira prefere ver as partidas em bares. “Encontro meus amigos no estabelecimento para torcermos juntos. É um momento de descontração e gosto de estar perto de pessoas queridas. Quando vamos ao estádio, fica difícil controlar a euforia. Ver o nosso clube do coração ganhar é uma felicidade inexplicável”.