Home > Esporte > Levantamento de peso olímpico é um esporte acessível a todos

Levantamento de peso olímpico é um esporte acessível a todos

Atividade promove o ganho de massa muscular, trabalha a flexibilidade e auxilia na saúde mental / Foto: Washington Alves/Light Press/CBLP

O halterofilismo, também conhecido como levantamento de peso, é uma modalidade que consiste basicamente em erguer a maior carga possível, podendo ser praticada a nível competitivo, como preparação física para outros esportes e também por amadores para manter a qualidade de vida.

As competições consistem em duas etapas: o arranco e o arremesso. “No primeiro, o atleta levanta a barra do solo até acima da cabeça em um movimento contínuo e sem apoiá-la no corpo. Já o arremesso é executado em duas partes. A barra é tirada do chão e colocada na altura do peito e, na sequência, empurrada para cima da cabeça. Cada participante tem três tentativas em cada fase. Vence a competição quem conseguir erguer mais peso neste total”, explica Rafael Almeida, professor e fundador de um centro de treinamento de levantamento de peso em Belo Horizonte.

No espaço especializado na modalidade, Almeida diz que trabalha com diversos tipos de público. “Temos crianças de um projeto social, atletas de alto rendimento, profissionais de educação física, estudantes e graduados e também pessoas comuns que se interessam pelo esporte. Além de promover o ganho de força e massa muscular, o levantamento de peso também trabalha a flexibilidade e auxilia na saúde mental”.

Atleta campeã

Taiane Justino é atleta da Seleção Brasileira Sub-20 e foi vice-campeã mundial em levantamento de peso na Arábia Saudita, em 2021. Ela conta que iniciou os treinos aos 12 anos. “Sempre gostei de me mexer, queria estar sempre fazendo algo. Comecei a frequentar a Vila Olímpica da Mangueira, no Rio de Janeiro, influenciada por uma prima que era atleta de basquete na época. A primeira paixão foi o atletismo, logo depois conheci o levantamento de
peso. Minha rotina varia entre treinos de força, técnica e velocidade. Dedico cerca de três horas diárias na prática da atividade”.

Olimpíadas de 2028

Devido a vários casos de doping, ou seja, uso de métodos para potencializar o desempenho de um atleta
durante uma competição, o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu que o levantamento de peso está fora dos Jogos de 2028, que será realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos. A decisão pode ser cancelada caso as
federações cumpram as demandas do COI até o ano que vem. “A possível saída poderia resultar na queda de interesse do público e seria uma perda enorme em termos de representatividade no esporte”, lamenta Almeida.