Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Família Lessa e o transporte

Protegido por grupos políticos que o apoiam, o empresário Rubens Lessa e seus familiares, dominam cada vez mais o transporte metropolitano da capital mineira. No entanto, a presença deles no setor em nada teria melhorado o dia a dia dos passageiros, já que existem problemas e demandas não resolvidos nas cidades onde controlam as linhas intermunicipais e interestaduais.

Alckmin e a Fiemg

Analisando o cenário relacionado ao governo federal, especificamente a respeito da escolha do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o titular da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flavio Roscoe, considerou que foi uma boa escolha.

Deputado fiel

Mesmo sabendo que o Palácio Tiradentes abandonou sua candidatura à presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Gustavo Valadares (PMN), conforme comentários ouvidos nos corredores daquela Casa Legislativa, continuará sendo fiel ao governo do qual foi líder. Talvez, não com o mesmo entusiasmo de outrora, não é mesmo?

Kalil com Lula

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), não tem falado sobre o seu futuro político. Em Brasília, acredita-se que ele irá esperar a poeira baixar para buscar um contato direto com o presidente Lula (PT), quando então, poderá traçar os seus próximos passos. Mas, com certeza, isso deve demorar muito.

Reginaldo X Walfrido

Também em Brasília, comentários sobre a formação ministerial do atual governo indicam que teria havido um pacto entre o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) e o empresário Walfrido dos Mares Guia, com relação a indicação do parlamentar para o Ministério da Educação. Pode não ter sido essa a causa, porém, quando a assessoria do deputado entrou em ação, Mares Guia estava nos Estados Unidos e o político mineiro ficou a ver navios.

PT sem nomes

O dividido Partido dos Trabalhadores (PT) mineiro bate cabeça para decidir seu futuro. A sigla encontra dificuldades para conseguir um nome competitivo para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em 2024, assim como o governo do estado daqui a quatro anos. Uma loucura.

Sem emprego

Depois de cerca de 30 anos como parlamentar, o médico-cirurgião de Montes Claros, Carlos Pimenta (PDT), não foi reeleito para mais um mandato. Agora, alguns amigos tentam conseguir um cargo no governo federal para servir de abrigo ao ex-deputado. É aguardar para conferir.

Nota de falecimento

Faleceu no dia 12 de janeiro, em Belo Horizonte, Fernando Macedo, chefe de gabinete do deputado estadual Arlen Santiago (Avante). O sepultamento aconteceu no Cemitério do Bonfim, em Montes Claros.

Candidatura à vista

Recentemente, a imprensa especulou sobre uma possível candidatura do atual procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, ao governo de Minas daqui a quatro anos. Nenhum assessor do procurador negou essa informação. Fica registrada a possibilidade dele se inserir na política ao terminar seu mandato no Ministério Público.

Sucessão em Nova Lima

Faltam dois anos para as eleições municipais, mas o tema já começou a movimentar os bastidores. Em Nova Lima, uma das principais cidades da Região Metropolitana de BH, o veterano político Vitor Penido decidiu bater de frente contra o projeto político do atual prefeito, João Marcelo (Cidadania).

Serra do Curral

Há uma certa preocupação com a mineração na Serra do Curral, patrimônio de Belo Horizonte. Assim, a sugestão é que a Justiça Federal, efetivamente, fique atenta aos movimentos das mineradoras, já que esse processo no Judiciário do estado tem sempre gerado controvérsias.

Silveira e Zema

Continua a força-tarefa dos políticos ligados ao governador Romeu Zema (Novo), visando criar uma ponte junto ao
ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), para uma possível abertura de diálogo com o governo federal. Um mega desafio, podem apostar.

Pior ministro

Em recente participação na TV Cultura, o ex-deputado federal e empresário paulista, Emerson Kapaz, vaticinou: “em minha opinião, o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi o pior durante a gestão de Bolsonaro”. Cruz credo, gente!

Prestígio de Tebet

Com experiência de 30 anos de cobertura política em Brasília, o jornalista global Gerson Camarotti vaticinou: “Simone Tebet (MDB), ministra do Planejamento, é o viés de credibilidade da equipe econômica do governo federal. Comentário único. Nos primeiros dias de governo, está cada vez mais claro que Tebet não terá ambiente de fácil convivência, porque os petistas têm ciúmes dela.

Forças Armadas

Segundo o historiador Marco Antonio Villa, ficou evidente o envolvimento de setores das Forças Armadas com o governo na gestão passada. Ele, ao condenar esse ato, lembrou que as Forças Armadas servem para defender a pátria.

Queda da ministra

Ao avaliar os últimos acontecimentos em Brasília, o advogado e ex-deputado federal, Airton Soares, recomendou prudência aos dirigentes do União Brasil, partido de Daniela Carneiro, atual ministra do Turismo. Ela apareceu em fotos ao lado de milicianos durante a sua última campanha eleitoral. “A sigla deveria sugerir outro nome para evitar que a imagem do governo seja maculada logo em seus primeiros dias de atuação”, diz.

Direita radical

“O mundo todo, especialmente os países democráticos, carece ficar de olho na atuação permanente de atos patrocinados pela direta radical. Isso pode se traduzir em perigo para quem defende a democracia”, opinião de Oscar Vilhena, advogado e diretor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (Direito GV).