A estrada de Ferro Bahia-Minas é cenário da nova rota turística em Minas Gerais. O projeto desenvolvido pelo Sebrae Minas e seis municípios e com apoio de diversas instituições prevê uma série de ações para alavancar o turismo na região e gerar novas oportunidades de negócios por onde passava a antiga ferrovia, desativada em 1966. Entre as iniciativas está a realização do 1º Pedal da Rota Bahia-Minas, realizado durante o último feriado de Corpus Christi, de 15 a 20 de junho.
Iniciada em 1881, a linha férrea tinha o objetivo de levar o milagre econômico ao Vale do Jequitinhonha e a um pedaço do Sul da Bahia. Por lá, eram transportadas madeira, até os portos baianos, e exportados para outros países.
A antiga estrada de ferro tem uma extensão de 578 km, a maior parte em terras mineiras, passando por seis cidades. Um percurso repleto de paisagens naturais com matas intocadas, montanhas, cachoeiras, pontilhões e túneis centenários.
“A beleza natural aliada a arquitetura histórica – de prédios e antigas estações -, a gastronomia mineira e a simplicidade e acolhimento da população interiorana são alguns dos atrativos para o desenvolvimento do turismo na região. Queremos mostrar todo esse potencial e dar um novo propósito para as pessoas que ali vivem”, explica o analista do Sebrae Minas Jeferson Batalha.
E para dar maior visibilidade a esses atrativos, um percurso de 340 km foi escolhido para a primeira edição do Pedal da Rota Bahia-Minas. A viagem pelo caminho da antiga estrada de ferro começa no dia 15 de junho, no município de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, e termina no dia 20 de junho, em Carlos Chagas, no Vale do Mucuri.
Durante os cinco dias de pedal, visitantes e turistas vão passar pelas cidades de Araçuaí, Novo Cruzeiro, Ladainha, Poté, Teófilo Otoni e Carlos Chagas, além de lugares repletos de histórias. Eles ainda vão conhecer comunidades rurais e pessoas que presenciaram o começo e o fim da estrada de ferro Bahia-Minas. Além disso, vão saborear as delícias da culinária mineira, ver de perto as cachoeiras e participar de apresentações de rodas de viola, repentistas da Ciranda de Queixada e até um teatro musical.
“O 1º Pedal da Rota Bahia- -Minas faz parte das iniciativas para alavancar o desenvolvimento da rota, por meio de ações de capacitação dos pequenos negócios locais, mapeamento de atrativos e fomento ao turismo regional, atraindo novos visitantes e gerando emprego e renda para cidades e entorno”, afirma o analista do Sebrae Minas.
Mais informações sobre a Rota Bahia Minas no site: www.rotabahiaminas.com.br. Já para saber mais da Estrada de Ferro Bahia Minas, acesse: rotabahiaminas.com.br.
*Simone Guedes
Analista de Comunicação