
O comércio em Minas Gerais está otimista quanto à possibilidade de os resultados se manterem ou até superarem as expectativas em 2025. Dados do Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG mostram que para 58,4% dos empreendedores, o primeiro semestre deste ano deve ser ainda melhor, embalado pelo aquecimento do setor e por ações realizadas nas lojas. Além disso, segundo a pesquisa, 55,1% dos empreendedores alcançaram as expectativas de vendas no segundo semestre de 2024, enquanto 42,8% não conquistaram os objetivos.
Para o economista Fabrício Diniz, com a esperança de uma recuperação econômica, os empresários estão confiantes de que a estabilidade política e a melhoria nos indicadores macroeconômicos, como inflação e taxa de juros, ajudarão a fomentar o consumo. “A previsão de um cenário mais equilibrado e previsível tende a aumentar a confiança dos consumidores e dos empreendedores, o que reflete em um otimismo maior”.
A pesquisa também aponta uma expectativa de estabilidade no comércio e uma melhoria nas vendas para 43,2% das 421 empresas participantes do levantamento em Minas Gerais nos próximos meses. Para os empresários que não compartilham desse otimismo, as explicações estão relacionadas ao cenário político e econômico atual, além do endividamento dos consumidores.
Diniz explica que a instabilidade política e a incerteza econômica ainda são desafios significativos. “Mudanças nas políticas fiscais, tributárias ou outros fatores imprevistos podem gerar um ambiente de incerteza, o que acaba afetando o comportamento do consumidor e dificultando a confiança no momento de realizar compras. A falta de previsibilidade pode levar a um consumo mais cauteloso e ao adiamento de compras”.
“Embora o endividamento do consumidor também ainda seja uma preocupação, há uma expectativa de que o poder de compra melhore, com uma possível redução das taxas de juros e uma recuperação da renda, permitindo que mais pessoas consumam produtos e serviços”, completa.
Datas comemorativas do primeiro semestre seguem como os principais eventos que estimulam o comércio. Para 2025, dentre as datas comemorativas de maior impacto positivo, o Dia das Mães aparece como a principal do período para 64,3% das empresas, seguido por Carnaval (36,1%) e Dia dos Namorados (25,6%).
As medidas adotadas pelas empresas para impulsionar as vendas nesse período serão divulgação e propaganda (43,9%), promoções (39,7%) e atendimento diferenciado (25,7%). “Muitos comerciantes acreditam que as ações de marketing, promoções e melhorias nas estratégias de atendimento ao cliente, além de um aumento no consumo, poderão impulsionar as vendas”, ressalta o economista.
Em relação às formas de pagamento, 47,3% dos entrevistados indicam que o cartão de crédito parcelado será a principal opção, seguido pelo Pix (19,2%) e pelo cartão de crédito à vista ou crédito com parcela única (14,3%). Quando comparado ao primeiro semestre de 2023, observa-se um aumento significativo na previsão de pagamentos por Pix, que na época era esperado por apenas 10,3% dos empresários.
Érica Vieira é dona de uma loja de vestuário e também está otimista em relação às vendas do primeiro semestre de 2025. “Acredito que, com a retomada da confiança do consumidor, temos grandes chances de crescer. Estou focando em algumas estratégias importantes, como promoções sazonais e no lançamento de novas coleções, além de aprimorar o atendimento personalizado aos clientes”.
“Também ampliei minha presença nas redes sociais, criando campanhas direcionadas e oferecendo descontos exclusivos para quem compra on-line. Outra aposta é a flexibilização do pagamento, com parcelamento facilitado, para atrair mais clientes. Estou confiante de que essas ações vão nos ajudar a atingir nossas metas e até superá-las, principalmente nas datas comemorativas que costumam render bem”, conclui a empresária.