Home > Vigílias > Vigílias – 10 a 17 de agosto de 2024

Vigílias – 10 a 17 de agosto de 2024

Aécio X Fuad

Ninguém sabe se é comodismo ou prestígio absoluto, mas segundo consta, o deputado Aécio Neves (PSDB) não se abalou em Brasília com as ações que culminaram com a adesão do seu grupo político à candidatura à reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD). Coisas da política mineira.

 

Eles só querem multar

Um leitor da coluna ligou para informar que, no Bairro Planalto, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, os carros da patrulha da Guarda Municipal ficam parados na Rua Padre Rodrigues apenas com a finalidade de multar os veículos naquela região, ao invés de ajudar a organizar o trânsito da cidade.

 

Projeção complicada

Diante da manutenção da candidatura “solo” na disputa pela Prefeitura de BH, a deputada Duda Salabert (PDT) passou a ser considerada pelos concorrentes como uma lutadora sem densidade. Embora tenha tentado um nome de prestígio para ser vice, preferencialmente de outra sigla, não conseguiu o intento. Agora, os matemáticos da política apostam que Duda não deve passar de 180 mil votos. A ver.

 

Política em Divinópolis

Ao longo das últimas décadas, era nítida a supremacia do deputado federal Domingos Sávio (PL), em Divinópolis, onde foi vereador, prefeito, deputado estadual e agora está há vários anos como parlamentar, em Brasília. Mas o castelo de Sávio foi desmontado com a presença do polêmico senador Cleitinho Azevedo (Republicanos). O senador também iniciou a sua carreira como prefeito local e depois se transformou em um verdadeiro fenômeno eleitoral.

Cena final: Eles terão que dividir o palanque eleitoral em diversas cidades mineiras neste pleito de 2024, pois ambos são bolsonaristas de primeira hora.

 

Marcelo Aro e Kalil

Depois do anúncio de Alexandre Kalil como aliado do candidato Mauro Tramonte (Republicanos), o grupo político ligado ao secretário Marcelo Aro se sentiu mais aliviado. Muitos vereadores, inclusive alguns que foram secretários da atual gestão na Prefeitura de BH, podem até votar no prefeito Fuad Noman (PSD). É o que se propala nos corredores da Câmara Municipal. Isso quer dizer que a briga de Aro era com o ex-prefeito.

 

Rogério X Engler

Há muita expectativa para saber como agirá o candidato Rogério Correia (PT) contra o seu adversário político e ideológico Bruno Engler (PL). Sabe-se da intenção do petista em tentar irritar o bolsonarista, chamando Engler para o debate aberto, no campo das ideias e projetos para a capital mineira. Isso vai dar xabú.

 

Convenção insossa

A recente convenção do Partido Novo, realizada no espaço da Escola Legislativa na semana anterior, serviu para anunciar o nome de Luísa Barreto como vice de Mauro Tramonte na peleja deste ano. Mas chamou atenção a pequena participação de filiados, mesmo que o evento tenha contado com a presença do ilustre membro, o governador Romeu Zema (Novo).

 

Homem forte

Na convenção do Republicanos, realizada na Assembleia Legislativa na semana passada, a presença do povão foi maciça. O deputado federal Gilberto Abramo comandou o evento.

 

Jogos on-line

Na avaliação da professora de Direito da Fundação Getúlio Vargas, Eloisa Machado de Almeida, as apostas de jogos on-line podem ser avaliadas como divertimento apenas para os ricos, porque perante os pobres, será terremoto demolidor de costumes.

 

Em defesa das cotas

Para o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, a decisão do governo de estabelecer o regime de cotas para acesso ao ensino tem gerado oportunidades para pobres, pretos e pessoas de raça, como índios, quilombolas, entre outras etnias.

 

Corrupção carioca

A imprensa brasileira sempre concede muito espaço para mostrar as mazelas cariocas, comandas por milicianos, representantes do crime organizado, narcotraficantes e traficantes de armas. Mas o que mais chama atenção é o fato de sete ex-governadores cariocas estarem sendo investigados por corrupção. Isso é uma vergonha internacional.

 

Política internacional

O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Dimas Ramalho, em debate na TV Cultura, cutucou a posição do presidente Lula (PT). “Não convence nem a ele próprio, no sentido de que o pleito eleitoral na Venezuela deve ser levado a sério”.

 

Mulheres empreendedoras

Está escrito em negrito, no âmbito do Ministério da Fazenda, que o número de mulheres empreendedoras no Brasil vai aumentar nos próximos anos. E o detalhe é que as mulheres negras tendem a dominar esse mercado.

 

Crime organizado

O doutor em ciência política, Ricardo Sennes, ao participar de um programa de TV, disse que o crime organizado já domina 25% das vendas de gasolina em todas as regiões do Brasil. Ufa.