Home > Esporte > Natação auxilia no combate de problemas respiratórios

Natação auxilia no combate de problemas respiratórios

Foto: Freepik.com

Considerada uma atividade física de baixo impacto, a natação pode ser praticada por diferentes idades. Além de prazerosa, também é um exercício que traz inúmeros benefícios, inclusive para a mente. Para os dias mais quentes, ainda é uma ótima oportunidade para se refrescar. Ao combinar uma sequência de movimentos utilizando os membros superiores e inferiores, a modalidade possibilita que o corpo seja trabalhado como um todo.

A educadora física e professora de natação Alana Souza fala sobre as vantagens de praticar a modalidade. “Pode auxiliar no alívio das doenças respiratórias e melhora a postura. Além disso, reduz o estresse e há um grande gasto energético. Por conta da resistência na água, o corpo exige mais esforço e todos os músculos são trabalhados durante uma aula de natação”.

Além disso, a natação ajuda a amenizar os efeitos de alergias e doenças respiratórias, como asma e bronquite. “Existem casos em que é possível diminuir consideravelmente as crises, porque as propriedades da água influenciam no processo de inspiração e respiração. Há um fortalecimento muscular que impulsiona a respiração, enquanto a movimentação de braços e pernas durante a natação amplia e fortalece a caixa toráxica. Sendo assim, o pulmão funciona melhor”, explica Alana.

A prática também é benéfica para idosos e pessoas com lesões, dores nas articulações ou condições médicas que limitam a prática de atividades físicas de alto impacto. “A água suporta o peso da pessoa, reduzindo o impacto nas articulações. Já a técnica da natação exige que o corpo esteja bem alinhado na água. Isso pode ajudar a melhorar a postura e reduzir as dores associadas a posturas incorretas, além de ser uma ótima maneira de trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio geral”, conta a educadora física.

O estudante Gabriel Eustáquio possui bronquite alérgica e diz que a atividade tem o ajudado. “As crises apareciam com muita frequência por ser decorrente de poeira, ácaro, pelos de animais, penas, mofo, lã, mudança de temperatura e bactérias. Um pneumologista me indicou fazer natação e desde que comecei já percebi melhoria na respiração, menos cansaço e as crises diminuíram bastante”.