Home > Esporte > Jogos Escolares de Belo Horizonte começam a ser disputados em abril

Jogos Escolares de Belo Horizonte começam a ser disputados em abril

Foto: Divulgação/PBH

 

A edição 2024 dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH), competição esportiva e educacional realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), em parceria com a Secretaria de Educação (Smed), terá início no dia 11 de abril. As inscrições vão até o dia 26 de março e estão disponíveis on-line, no Portal da Prefeitura, assim como o regulamento da competição e demais informações sobre os jogos. Representantes de instituições de ensino das redes municipal, estadual e particular, além de associações de paradesportos, podem fazer o cadastro e indicar as modalidades coletivas, individuais e paralímpicas a serem disputadas.

Segundo Bruno Maia, chefe de gabinete da Smel, a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), já em 2003, realizava os JEBH, como etapa municipal dos Jogos Estaduais e, consequentemente, Nacionais. “Após a instauração da Lei Municipal 10.344/2011, promoveu-se discussões sobre a importância do desporto escolar na cidade e sobre o papel do poder público acerca dessa demanda. Em 2017, a Prefeitura de Belo Horizonte assumiu o planejamento, coordenação e execução dos jogos, possibilitando ampla participação gratuita de todas as instituições de ensino (públicas e particulares) e as de paradesporto, promovendo a igualdade de oportunidades e ampliando o acesso ao evento”.

Ele diz que a Smel compreende a importância do esporte como direito individual previsto pela Constituição Brasileira, e reconhecido internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo ainda instrumento de promoção da saúde, de formação integral do cidadão e de instituição e reforço dos valores sociais. “No ambiente escolar, o esporte é ferramenta indutora de transformação social, da formação da identidade, de desenvolvimento e empoderamento dos jovens, proporcionando ainda benefícios à saúde, ao bem-estar, à qualidade de vida e à convivência social”.

“Em conformidade com a missão de democratizar o acesso ao esporte, com um olhar sempre zeloso às áreas de vulnerabilidade social na cidade, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer compreende o poder transformador que o esporte pode ocupar na vida das crianças, adolescentes e jovens, até mesmo como um meio de prevenção ao uso de drogas e do crime”, acrescenta.

O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos (nascidos em 2010, 2011 e 2012), enquanto o Módulo II é para estudantes- -atletas com idade entre 15 e 17 anos (nascidos em 2017, 2018 e 2019). Ao todo, são disputadas 17 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, handebol, futsal, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, luta olímpica, taekwondo, karatê, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Há ainda as 14 modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, parataekwondo, parabadminton, halterofilismo PCD e basquete em cadeira de rodas 3×3.

Maia conta que houve uma quantidade recorde de 3.796 alunos inscritos em 2023, provenientes de 96 instituições (aumento de 43% em comparação ao ano anterior) distribuídos nas nove regionais de Belo Horizonte. “Para este ano, nossa expectativa é conseguir superar estes números, tendo como base todo o esforço nas demais ações de estímulo e democratização do acesso ao esporte em idade escolar, como os Jogos Municipais da Primavera, Esporte Esperança, Copa Centenário, além dos editais de auxílio financeiro para Eventos Esportivos e de Atletas”.

Até hoje, o JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.

 

Cerimônia de abertura

Data: 2 de abril, a partir das 9h

Local: Associação Atlética do Banco do Brasil

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 11.840 – Pampulha