Home > Esporte > Ateneu busca apoio para reformar seu estádio

Ateneu busca apoio para reformar seu estádio

Há 14 anos a cidade de Montes Claros, não sabe o que é vibrar com uma bola na rede, pois a Associação de Desportos Ateneu está desativada. Entretanto, essa realidade está prestes a mudar, pelo menos é o que garante o presidente da agremiação, Cássio Aquino, que está no cargo desde 2014.

Aquino conta que, para retomar as atividades da equipe profissional, o clube precisa, primeiro, reformar o Estádio José Rabelo, que está sem gramado e desativado. “O ex-presidente, com a melhor das intenções, tirou toda a grama para colocar uma nova, porém não conseguiu fazer isso por falta de dinheiro. Por isso, o local ficou sem uso, o mato foi crescendo e estava em total abandono”.

As ações para que o Ateneu reconquistasse os monte-clarenses começaram há 10 anos e teve como inspiração a Chapecoense, time do interior de Santa Catarina. Além disso, o presidente destaca que o apoio de algumas associações de classe da cidade foi importante. “Queremos o recuperar, pois ele é da cidade. E pensamos em ir além: o time pode representar a região Norte do Estado”.

Atualmente, apenas as categorias de base estão em funcionamento, mesmo sem a reforma do estádio estar concluída. “Estamos focados em abrir a escolinha de futebol para crianças carentes, visando mudar a realidade por meio do esporte. Inclusive, já temos duas instaladas em bairros mais afastados”.

Obras no José Rabelo

As obras do estádio do Ateneu estão paradas, pois a prefeitura não liberou a verba. De acordo com o presidente do clube, a gestão passada havia fechado um acordo, no qual o município entraria com o dinheiro para a reforma e ficaria com 50% de direito de uso do local. Entretanto, a atual administração não está honrando com o compromisso. “A ideia era que o José Rabelo virasse um estádio municipal e outros clubes da cidade também pudessem o usar, afinal não existe outra arena em Montes Claros”.

Procurada pela reportagem, a prefeitura, por meio da assessoria de comunicação, informou que não houve nenhuma tratativa oficial neste sentido. O órgão disse ainda que: “Está em situação de calamidade financeira herdada pelas irregularidades e abusos cometidos pelas gestões anteriores, entretanto, reconhece a importância do projeto para o desporto montes-clarense e está aberta ao diálogo”.

Para tentar concretizar o sonho de reformar o estágio, Aquino conta que está negociando com uma empresa do Rio Grande do Sul para patrocinar do clube. “Se a parceira com a prefeitura não funcionar, vamos terminar as obras em conjunto com esta fábrica de Porto Alegre e, também, pensamos em construir um complexo esportivo ao lado do estádio”.


História do Ateneu

Fundado no dia primeiro de maio de 1947, o Ateneu já foi integrante da primeira divisão do Campeonato Mineiro de Futebol entre 1996 e 1999. O maior título que o clube já ganhou foi a terceira divisão do estadual.