Home > Destaques > Cinco nomes são os mais citados para disputar o governo de Minas

Cinco nomes são os mais citados para disputar o governo de Minas

Odelmo Leão cogita participar do pleito e Rodrigo Pacheco pode aceitar desafio e entrar na disputar / Fotos: PMU e Fábio Rodrigues

Políticos mineiros irão começar o ano de olho em seus respectivos projetos políticos, mesmo que tenham de atuar pesado na busca de sedimentar suas bases. Os caciques já dão o tom de como será essa disputa municipal, cuja vitória de aliados no pleito de 2024 se transforma em oportunidades para se chegar a projetos mais expressivos, facilitando o caminho para as disputas majoritárias.

Governo de Minas e Senado

Por enquanto, não tem um nome definido, com popularidade consistente e chances de substituir o atual governador Romeu Zema (Novo) na peleja de 2026. A lista nos últimos meses é composta pelos propalados pré-candidatos: Aécio Neves (PSDB), Mateus Simões (Novo), Odelmo Leão (PP), Rodrigo Pacheco (PSD) e Nikolas Ferreira (PL).

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, foi lembrado por um grupo de companheiros políticos do Triângulo Mineiro para se tornar candidato ao governo, como forma de resgatar o prestígio do município, cujo último governador da localidade foi Rondon Pacheco, há mais de 50 anos.

Já os bolsonaristas continuam apostando na popularidade do deputado federal mais votado do país, Nikolas Ferreira, para enfrentar as urnas em um certame majoritário, tanto para o Executivo ou para o Senado, pois serão duas vagas em disputa.

Neste fim de ano, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, até então ausente da cena política, está se inserindo para valer no contexto, capaz de terminar em uma possível candidatura ao Palácio Tiradentes, segundo opinião de lideranças municipais.

Ainda sobre o tema, a enorme incógnita fica por conta do projeto do atual vice-governador, Mateus Simões (Novo). Aliás, ele está intrinsecamente ligado ao resultado do governo do qual participa. Por exemplo, se o governador Romeu Zema tiver popularidade na época da eleição, a vida de Simões ficará mais fácil, caso contrário, seu desafio vai ser ainda mais intenso.

Relativamente ao deputado e ex-governador Aécio Neves, o parlamentar tem se movimentado nos bastidores. Sua maior cartada foi ajudar a eleger, recentemente, o ex-governador de Goiás, Marconi, presidente do PSDB nacional. No plano mineiro, Neves tem se reunido constantemente com lideranças municipais. Pessoas próximas o incentivam a apostar em voos mais altos, quando chegar o pleito majoritário de 2026.

O Partido dos Trabalhadores (PT), mesmo sendo a sigla do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não tem um nome cogitado para participar dessa empreitada.

A todos os pré-candidatos fica uma sugestão de um leitor do Edição do Brasil: será eleito aquele que tiver o perfil de administrador experiente, cujo nome não tenha qualquer mácula.