Home > Destaques > Peculiaridades das eleições em diversos municípios mineiros

Peculiaridades das eleições em diversos municípios mineiros

A indiferença do eleitor sobre as eleições do próximo ano é enorme. Na verdade, as pessoas querem saber como conseguir um emprego, melhorar o nível de vida ou conseguir se manter, o que não tem sido fácil no atual cenário brasileiro.
No entanto, como não poderia deixar de ser, faltando um ano para o próximo pleito, começam a surgir as primeiras pesquisas e análises de opinião a respeito do quadro político.

Um desses estudos, realizado pela Multidados, desmistificou algumas fictícias realidades, como a política de Montes Claros. Por lá, até então, só se falava da popularidade do atual prefeito Humberto Souto (PPS), considerado um governante de moralidade e que iniciou um pacote de obras substancial pelos diferentes bairros no começo deste ano. Mesmo assim, de acordo com a pesquisa, a preferência do eleitor, se o pleito fosse agora, recairia sobre o ex-prefeito Ruy Muniz.

Nova Lima, caso típico
Relativamente ao município de Nova Lima, ainda não se conhece a preferência da população local para 2020. Porém, circula a informação de que o atual prefeito Vitor Penido (DEM) está consultando à Justiça Eleitoral para saber se pode disputar a eleição no próximo ano. Ou seja, por enquanto, a sucessão de um dos municípios da região metropolitana está em compasso de espera, já que não existe um nome proeminente para enfrentar o atual chefe do Executivo municipal.

Fora esses fatos, registra-se algumas curiosidades sobre o tema eleitoral em municípios como Uberlândia, onde existe a possibilidade de uma ala mais moderada do PT e aproximar do atual prefeito Odelmo Leão (PP). Só para saber: os petistas da capital no Triângulo Mineiro sempre foram liderados pelo ex-prefeito Gilmar Machado, envolvido no labirinto de processos com a Justiça.

Em Betim, outro grande colégio eleitoral de Minas, o caminho natural seria a reeleição do prefeito Vittorio Medioli (PHS). Já em Vespasiano, não se conhece os índices de popularidade da atual prefeita, Ilce Rocha (PSDB). Sua vida política pode se complicar ainda mais, caso o seu padrinho político, o ex-prefeito Carlos Murta (MDB) resolva entrar no páreo, o que, segundo fontes da Assembleia Legislativa, não estaria completamente fora de cogitação.

Na capital do Vale do Aço, Ipatinga, continua o disse me disse em relação a uma possível candidatura do Sebastião Quintão (MDB). Ex-prefeito por mais de uma vez, Quintão, por enquanto, não tem conquistado muita adesão junto às lideranças, mas pode perfeitamente, no decorrer dos próximos meses, se tornar uma verdadeira pedra no sapato do atual prefeito Nardyello Rocha (MDB).