Home > Esporte > Squash: esporte é considerado um dos mais saudáveis do mundo

Squash: esporte é considerado um dos mais saudáveis do mundo

Modalidade trabalha membros inferiores e abdômen – Foto: Divulgação

Considerado pela revista Forbes o esporte mais saudável do mundo, o squash pode ser jogado de maneira individual ou em duplas, em uma quadra de 6,40m de largura por 9,75m de comprimento.

A sócia da BH Squash, Gabriela Leão, explica o formato de uma partida da modalidade. “O squash é um jogo que, no individual, é feito no melhor de cinco games. Cada um vai até 11 pontos, sendo que é necessário ter diferença de dois pontos para fechar, como no vôlei. Quem fizer três games primeiro, vence o jogo. Em caso de uma partida de duplas, quem fizer dois primeiro, ganha”.

Ela acrescenta que no squash, existem também regras de obstrução da batida do outro jogador visando a segurança no jogo. “Quando um competidor está no caminho que o outro teria que fazer para chegar e bater na bola, chamamos de ‘let’, que significa que se deve parar e repetir o ponto. Quando um jogador está na trajetória da bola, ou obstruindo a batida da raquete do seu adversário, chamamos de ‘stroke’ e esse ponto será atribuído ao jogador que não estava obstruindo o golpe. Nenhum item pessoal, comoanéis ou pulseiras podem cair durante o jogo, pois isso será punido como ponto ao outro jogador”.

“O squash possui regras de comportamento e respeito mútuo entre os jogadores e o árbitro, sendo possível, por exemplo, dar advertências e até desclassificar por conduta inadequada, xingamentos e atos interpretados como intencionais para machucar”, completa.

O esporte pode ser praticado por crianças a partir dos cinco anos até os idosos, sem variações de regras, diz a sócia da BH Squash. “O que pode mudar é o uso de alguns equipamentos durante o jogo. As crianças utilizam raquetes pequenas. Os menores de 18 anos e os jogadores de duplas são obrigados a utilizar óculos de proteção durante a partida”.

Gabriela lembra que o squash traz diversos benefícios à saúde. “Em 2003, foi eleito pela revista Forbes como o esporte mais saudável do mundo, ultrapassando a natação. Ele trabalha intensamente os músculos inferiores e abdômen, além de exigir dos braços na batida da bola. Promove intenso treinamento aeróbico, pois é dinâmico, impondo deslocamentos rápidos a cada golpe. Possui baixo nível de lesão e estimula grande condicionamento cardiorrespiratório”. “Ademais, é considerado o ‘xadrez de raquetes’, pois demanda estratégia e poder de decisão rápida, sendo excelente para o cérebro. Promove respeito mútuo entre os competidores, tendo como essência de ser um jogo entre cavalheiros”, conclui.

Presente nas Olimpíadas
Ela confessa que ficou feliz com a notícia de que o squash estará pela primeira vez em uma edição dos Jogos Olímpicos de 2028, que será em Los Angeles. “É um sonho antigo, pois o squash cumpre os pré-requisitos para estar em uma Olimpíada há anos e é um alívio ver nosso esporte recebendo o reconhecimento que merece”, finaliza.

Origem do esporte
O squash surgiu no início do século 19, praticado por reclusos da prisão inglesa de Fleet Debtors, usando paus e bastões no lugar de raquetes e uma bola de borracha que batia contra os muros da prisão. No Brasil, o esporte chegou por volta dos anos 1920, com ingleses que vieram procurar ouro em Nova Lima.

Onde jogar em BH?
Um dos espaços para praticar o esporte é o BH Squash, que fica no bairro Estoril. Para marcar aulas e obter outras informações, Modalidade trabalha membros inferiores e abdômen basta acessar o Instagram @bh.squash.