Home > Destaques > “Quero ser presidente para trabalhar para o Atlético”

“Quero ser presidente para trabalhar para o Atlético”

O empresário Fabiano Lopes confirmou, semana passada, que será candidato à presidência do Atlético. Conselheiro benemérito do clube, o seu nome aparece como alternativa à chapa da situação – composta pelo advogado Sérgio Sette Câmara – e que administra o Galo desde 2008, quando Alexandre Kalil assumiu o posto.

A chapa de Lopes é composta também por Antônio Silva Passos, conselheiro benemérito, como vice-presidente, e Eliseu Alves Vieira Filho, coordenador de campanha.
Caso seja eleito, o candidato afirmou que há quatro pontos que pretende dar maior atenção: base do futebol, escolha do técnico, idade média do time e o setor de marketing.

De acordo com o empresário, o clube gasta muito com os jogadores da base, porém isso não é revertido para o time principal. “Isso precisa ser reestruturado. Temos uma das melhores infraestruturas do país, mas produzimos muito pouco e não cumprimos o papel mais importante”.

Ainda sobre o departamento de futebol, ele ressaltou que a equipe está com média de idade avançada – aproximadamente 30 anos – e devido à isso, perdeu alguns jogos importantes. “Precisamos ter, no máximo, três jogadores com mais de 30 anos. O restante deve ser formado pela molecada que corre e dá vida ao time”.

Além disso, a questão do treinador também é um fator que o preocupa. Lopes avalia que, neste ano, todos os nomes que ocuparam o cargo, antes de Oswaldo de Oliveira, não tinham cacife para comandar uma equipe do tamanho do Atlético. “Trocou-se muito de técnico e todas as mudanças foram erradas. Eu não concordei com a chegada do Roger e nem Micale. Agora, quando Oswaldo assumiu, a mudança foi nítida”.

Outra questão levantada pelo candidato foi a falta de uma departamento de marketing para atender melhor às demandas do torcedor. Segundo ele, o clube acabou com esse setor. “O Atlético tem uma marca poderosa e que poderia ser melhor explorada, porém não há profissionais para isso”.

O empresário também pretende mudar a maneira como o clube lida com os conselheiros. Ele falou que a atual gestão centralizou as decisões importantes e que os membros possuem acesso restrito dentro da instituição. “Quero trazer o Conselho Deliberativo para dentro do clube, pois atualmente eles são desprestigiados. Os conselheiros precisam ser motivados a trabalhar mais pelo Atlético”.

Estádio
O candidato negou que tenha feito campanha contra a construção do estádio próprio. Ele afirmou que foi contrário à forma como estão sendo conduzidas as negociações dos recursos para a obra. “Entendo que a venda do DiamondMall foi praticamente uma doação. Mas isso já é passado, pois a construção foi aprovada com uma imensa vantagem e, caso seja eleito, vou concluí-la mais rápido do que a torcida imagina”.

Ele reiterou que esse estádio também é um sonho como torcedor. “Apesar de achar que Belo Horizonte está bem servida de arenas, essa obra é como se fosse a realização do sonho da casa própria”.

Reformulação do elenco
Com alguns contratos de grandes nomes do elenco prestes a encerrar, Lopes afirmou que irá analisar cada caso individualmente, porém não quer perder as referências técnicas. “Eu iria sentar com o Robinho para saber o que ele quer. Caso seu desejo seja continuar no Galo, ele teria o contrato renovado. Léo Silva é um grande ídolo da torcida e vejo que, caso tenha alguém para ajudá-lo na zaga, pode jogar por mais alguns anos. Já sobre o Rafael Moura e Fred, não há espaço para os dois no mesmo time”.