Home > Destaques > Pestana já está em ritmo de campanha ao governo de Minas

Pestana já está em ritmo de campanha ao governo de Minas

Político tem 40 anos de vida pública / Foto: George Gianni

Com bom desempenho nas eleições de 2020, elegendo cerca de 46% dos candidatos lançados às prefeituras, o PSDB mineiro saiu com 87 prefeitos, 68 vices e 738 vereadores. Para a disputa do governo mineiro deste ano, o partido apostou em um dos nomes históricos de sua trajetória, o ex-deputado e ex-secretário de Saúde do estado, Marcus Pestana. Ao conceder entrevista exclusiva ao Edição do Brasil, ele confirmou a sua entrada na peleja estadual.

O tucano vem sendo apontado como uma alternativa, visando convencer os eleitores a votarem na denominada terceira via. Questionado sobre a clara polarização da disputa mineira, Pestana disse que não acha tão intensa quanto para o governo federal. “Lula (PT) e Bolsonaro (PL) juntos possuem a maioria esmagadora dos votos no cenário federal. Contudo, no governo de Minas, vejo possibilidades de uma terceira via conseguir se estabelecer entre Zema e Kalil”.

Com 40 anos de experiência na vida pública, começando como vereador na cidade de Juiz de Fora (MG), ele ressalta que sua vivência é um grande diferencial na disputa contra seus principais adversários. “Possuo 4 décadas como homem público contra 6 anos de Kalil e 4 de Zema. Eu estava nas Diretas Já e em vários outros movimentos importantíssimos da história do país. Minha estratégia é diferente, não procuro atacar tetos de vidro, busco propor planos sérios de governo que vão colaborar efetivamente na melhora da situação do estado, que não vai muito bem”.

Pestana destaca que pretende fazer uma campanha limpa, focando no que os mineiros realmente precisam. “Minhas maiores prioridades estão sendo os milhões de brasileiros passando fome e desempregados. De mais emergencial, temos também que equacionar o problema fiscal do estado, municipalizar o ensino fundamental, investir na teleducação e telemedicina e integrar as polícias mineiras”.

A todo vapor

Faltando poucos dias para o prazo final (5 de agosto) para a realização das convenções partidárias, a sucessão ao governo de Minas já ganhou as ruas. Após homologação formal, o governador Romeu Zema (Novo) já está em plena campanha. O mesmo tem acontecido com o seu principal adversário, Alexandre Kalil (PSD), atualmente circulando pelo interior do estado, pois o seu nome é mais conhecido nas imediações de Belo Horizonte.

Enquanto isso, continuam em Brasília as negociações com a finalidade de decidir sobre uma possível candidatura do senador Carlos Viana (PL). Segundo fontes, ele está confiante em seu projeto político, pois seria uma maneira de abrir um palanque próprio à candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Relativamente às postulações ao Senado, até agora, aconteceram as ratificações oficiais apenas de Alexandre Silveira (PL) e Marcelo Aro (PP). O nome mais bem avaliado nas pesquisas, o do atual deputado Cleitinho Azevedo (PSC), continua aguardando a boa vontade de seu partido. O mesmo ocorre em relação a uma possível candidatura de Marcelo Álvaro Antônio (PL).