Home > Destaques > Tempo frio e baixa umidade provocam danos aos lábios

Tempo frio e baixa umidade provocam danos aos lábios

Umedecer os lábios ressecados com a língua é uma atitude que deve ser evitada / Foto: Reprodução/internet

Com as temperaturas despencando nesta época do ano, alguns problemas de saúde começam a aparecer como doenças respiratórias e alergias. A pele também tende a ficar muito ressacada nos pés, cotovelos, rosto e mãos. Os lábios sofrem um pouco mais no inverno por serem mais sensíveis, podendo descamar ou apresentar lesões. Por esta razão, a proteção e os cuidados com essa parte do corpo devem ser redobrados para prevenir esse tipo de situação.

A dermatologista Laura Barbosa explica que o ressecamento dos lábios pode ser causado por diversos fatores. “Entre os principais estão a falta de hidratação e a questão da baixa umidade do ar nessa época de tempo frio e clima mais seco. Tudo isso prejudica a saúde dos lábios, pois eles não têm a mesma cobertura da pele e são mais sensíveis”.

Ainda segundo Laura, a cor dos lábios também pode indicar alguns sinais. “Quando estão com uma tonalidade mais acinzentado é porque estão ressecados. Já se possuírem tom bem avermelhado estão muito sensíveis, geralmente quando ficam em exposição ao frio e vento gelado”.

Para se prevenir do problema, a dermatologista diz que as pessoas precisam aumentar a ingestão de água. “Ela é fundamental para manter a hidratação, tanto da pele, quanto dos lábios e impedir que eles fiquem ressecados. Também é importante fazer o uso dos protetores labiais. No corpo, em geral, devemos evitar a poluição, manter a umidade relativa do ar. É recomendado utilizar os vaporizadores, especialmente durante a noite. Isso auxilia para que o ar fique menos seco”.

Ela salienta que os protetores a base de manteiga de cacau são um dos mais conhecidos e utilizados. “Eles ajudam a criar uma camada protetora na superfície dos lábios e a manter a hidratação. A aplicação varia de acordo com as necessidades de cada pessoa e não tem um limite de quantidade. Quando sentir que os lábios estão começando a ficar seco, passe o produto, a fim de evitar descamação e rachadura, às vezes com sangramento. Isso ajuda a não agravar o problema no decorrer do tempo”.

Antes de dormir também é essencial utilizar o produto para se ter a proteção durante a noite. A dermatologista explica que nesse caso é conveniente aplicar um que seja mais elaborado. “A manteiga de cacau é efetiva, mas aqueles com potencial de hidratação maior e que oferecem longa duração são melhores”.

Muitas pessoas tendem a umedecer os lábios com a língua ao perceber que estão ressecados. Laura alerta que a atitude pode dar uma sensação de alívio imediato, mas que ela deve ser evitada. “A saliva tem substâncias com características ácidas e, ao invés de melhorar, pode agravar o problema e causar um dano posterior aos lábios. Também tem aqueles que ficam arrancando pelinha da boca. Isso deixa os lábios ainda mais expostos, podendo provocar fissuras, lesões e, com isso, propiciar uma porta de entrada para vírus e bactérias. Sem contar na aparência da pessoa com os lábios danificados”, finaliza.

A estudante de administração Carolina Marques conhece bem o problema da boca ressecada, principalmente nessa época de tempo mais frio. “Todo dia de manhã eu tinha que tomar muito cuidado na hora de abrir a boca para não machucar o lábio ainda mais. Ficava todo rachado e bem vermelho. E eu tinha mania de ficar mordendo e arrancando as pelinhas, ainda mais quando estava ansiosa ou nervosa. Isso só piorava a aparência dos meus lábios. Hoje em dia tenho me cuidado mais e feito o uso do protetor, que me ajuda a não ficar com a boca rachada”, relata.

O problema também é vivido pela professora Paola Lopes. “Quando não passo a manteiga de cacau minha boca acaba ficando seca e rachada. Se isso acontece, comer qualquer coisa com sal dá uma sensação de ardência muito ruim. Leva uns 2 dias para melhorar. Eu não gosto muito do aspecto do meu lábio nesse clima frio, porque além de ressecado, também fica sem cor. Sempre uso um batom para tentar disfarçar”.