Home > Destaques > Partidos apostam em nomes para puxar votos visando a Câmara Federal

Partidos apostam em nomes para puxar votos visando a Câmara Federal

Debate é maior em relação à disputa no âmbito nacional | Fotos: Agência Câmara / Poder 360 / Facebook / PMU / Divulgação

À medida que o pleito eleitoral deste ano se aproxima, as discussões nos bastidores revelam detalhes do que pode ser o resultado da eleição. O debate é maior em relação à disputa pela Câmara Federal, talvez por conta do poder dos parlamentares que, mesmo no atual cenário nacional, têm conseguido destinar recursos preponderantes para os municípios. E isso ocorre independente das ações do governo mineiro, ou seja, direto da capital federal para suas bases eleitorais nas diversas regiões do estado.

Agora, os inúmeros partidos buscam lançar nomes que possam se transformar em “puxadores de votos”, pois isso faz toda a diferença na composição das bancadas no Congresso Nacional.

Nomes com chances

Nossa reportagem ouviu a opinião de experientes jornalistas da crônica política, além de pessoas ligadas às legendas partidárias, para uma avaliação de nomes com possibilidade de serem esses denominados “puxadores de votos”.

Entre todas as citações, alguns são mais comuns, como o ex-governador Aécio Neves (PSDB), André Janones (Avante), Patrus Ananias (PT), Fernando Pimentel (PT), Newton Cardoso Jr. (MDB), Gilberto Abramo (Republicanos), e os vereadores de BH, Duda Salabert (PDT) e Nikolas Ferreira (PL).

Relativamente ao comentado deputado Cleitinho Azevedo (PSC), há uma expectativa enorme para saber qual será o seu destino neste pleito. Segundo se comenta, caso não seja indicado para disputar o Senado, sua candidatura a deputado federal pode redundar em uma espécie de explosão de votos.

Atualmente, um dos nomes propalados para disputar uma vaga no Congresso Nacional, representando o Triângulo Mineiro, é o de Ana Paula Junqueira. Filiada ao Partido Progressistas, ela foi secretária de Governo da Prefeitura de Uberlândia e realizou diversas ações para atender às demandas de classes menos abastadas. Esposa do prefeito Odelmo Leão (PP), Ana Paula, pelo que consta dos bastidores, teria predicados para conquistar a simpatia do eleitorado da cidade e da região.

Nomes influentes

Mas a lista sugerida como de primeira linha nessa peleja à Câmara dos Deputados é extensa. Inclui também o delegado Marcelo Freitas (União Brasil); Diego Andrade (PSD); o tenente do Corpo de Bombeiros Pedro Aihara (Patriota); Rodrigo de Castro (União Brasil); Domingos Sávio (PL); o ex-prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões (União Brasil); Reginaldo Lopes (PT) e Bispo Bruno (Patriota). O único nome do Partido Novo citado nas sondagens seria o de Tiago Mitraud que, segundo avaliações, tem um eleitorado consolidado.