Home > Destaques > Prefeitos em segundo mandato têm chances de eleger os seus sucessores

Prefeitos em segundo mandato têm chances de eleger os seus sucessores

Odelmo Leão comanda Uberlândia – Foto: Divulgação

Começa a corrida dos nomes que irão disputar as prefeituras no pleito eleitoral deste ano. Nos municípios mais importantes, alguns prefeitos não podem mais ser candidatos, pelo fato de já estarem exercendo o segundo mandato.

Embora não tenha segundo turno em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, o atual prefeito, o médico Marcos Vinicius, aposta que irá eleger o seu sucessor, cujo nome de seu apadrinhado ainda não foi revelado publicamente.

Dr. Marcos, como é popularmente chamado, é o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), com ampla visibilidade na imprensa de Minas Gerais. Portanto, tem força perante o seu eleitorado.

Nomes influentes

Vittorio Medioli é prefeito de Betim – Foto: Reprodução/Facebook

Em Betim, onde o pleito será decidido em dois turnos, informações de bastidores dão conta de uma enorme popularidade do atual prefeito, o empresário Vittorio Medioli. Isso lhe permite facilidade para eleger qualquer nome que obtiver o seu apoio, segundo avaliação do momento.

Desde o final de dezembro, circulam informações apontando o nome do jornalista e ex-presidente do Jornal o Tempo, Heron Guimarães, como o preferido para participar do pleito municipal. A notícia não teve confirmação de ninguém, mas também não foi desmentida. No segundo colégio eleitoral de Minas, Uberlândia, a tendência recai sobre um possível apoio do atual prefeito, Odelmo Leão (PP), em torno de seu vice-prefeito, Paulo Sérgio, embora essa participação de Leão esteja sendo cortejada por vários nomes, inclusive de três deputados estaduais.

Perante o público formador de opinião de Montes Claros, no Norte de Minas, é quase certa a presença do prefeito Humberto Souto (Cidadania) no palanque de seu atual vice-prefeito, Guilherme Guimarães. Ele também ocupa o cargo de secretário de Serviços Urbanos e já promoveu diversas melhorias de infraestrutura, além de ações de apoio às classes menos favorecidas, se posicionando como um administrador bem avaliado no município.

Grande BH

Na histórica Sabará, nada é revelado com relação ao projeto político do atual prefeito, Wander Borges. Ele estaria encontrando dificuldade de apostar em uma pessoa próxima para participar da peleja.

Relativamente à Lagoa Santa, uma das mais emblemáticas cidades do circuito metropolitano de Belo Horizonte, o prefeito Rogério Avelar, desde o ano passado, faz questão de propalar a sua intenção de buscar eleger o seu atual vice-prefeito, Breno Salomão.

A sucessão em Lagoa Santa vai ser uma das mais animadas. O ex-prefeito Genesco Aparecido Filho, há cerca de um ano, aquece o comentário indicativo de que pretende ser candidato a prefeito, desta vez, jogando pesado para tentar vencer o pleito.