O Expominas foi palco de mais um dos principais eventos do estado. O Minas Trend Preview aconteceu de 29 de outubro a 1° de novembro e reuniu mais de 15 mil pessoas interessadas em conhecer as tendências para a temporada Outono/Inverno 2019. Para esta edição, é previsto R$ 200 milhões em negócios.
O tema da 23ª edição do Minas Trend foi “Agora e para sempre” e propõe um olhar visionário e multifacetado. O objetivo é apontar novos caminhos e discutir a moda como vetor econômico, histórico e cultural.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), entidade que promove o evento, Flavio Roscoe, conta que o número de patrocinadores foi ampliado e que o critério para selecionar as marcas foi revisto, assim como o preço para cada estande.
Outra mudança diz respeito a gratuidade do desfile, antes as marcas eram convidadas e não precisavam pagar, hoje, elas arcam com um preço simbólico, segundo Roscoe.
Ele acrescenta ainda que muitos desfiles foram financiados pelos próprios patrocinadores, o que fez com que o investimento proveniente do Sistema Fiemg caísse 50%. “Esse é um número expressivo, por isso acreditamos que em duas edições a gente já consiga fazer um evento autossustentável e sem perder a qualidade”.
Impacto da moda
O estilista e diretor criativo do Minas Trend, Ronaldo Fraga, destacou que todas as mudanças não esqueceram o foco principal, ser um evento da indústria. Ele relembrou que o setor da moda é importante para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional, sendo o 2° maior empregador do Brasil.
Com o intuito de ampliar ainda mais o segmento, Fraga afirma que o Minas Trend se preocupa com a participação popular. “A gente quer que o cliente chegue em Confins e veja que toda a cidade está pensando no evento”.
Setor mineiro
Atualmente, a cadeia produtiva da indústria mineira de moda – composta por mais de 10 mil fabricantes -, responde por 23,5% do total de empresas e é a 2ª maior empregadora do estado, com mais de 130 mil postos de trabalho, número que representa 18% do volume total de trabalhadores na indústria de transformação de Minas Gerais. O ramo também responde por 23,5% do total de empresas que atuam na indústria de transformação mineira.
Moda para todos
O projeto Nômade – loja itinerante – também esteve no Minas Trend e contou com 20 marcas mineiras de vestuário, acessórios, calçados e objetos de design. Os visitantes puderam adquirir produtos de marcas mineiras participantes. A maioria dessas peças, em virtude de pertencerem à coleção Outono-Inverno/2019, foram comercializadas com antecipação e exclusivamente na loja temporária.
Comida fashion
A comida mineira sempre esteve presente nos eventos que acontecem no Expominas, mas no Minas Trend é novidade. O projeto “A gastronomia está na moda” contou com um espaço com mais de 3 mil m² e ficou aberto ao público.
A ideia foi fomentar o movimento street food, com a participação de inúmeros restaurantes do estado que compartilharam a tendência da culinária.