
“Os comerciantes da região Central e de outros centros comerciais de Belo Horizonte estão cada vez mais interessados nessa movimentação e buscando maneiras de tirar proveito e aumentar a renda de seus negócios durante o Carnaval”, comentou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, em reunião que contou com representantes de bares, restaurantes e do poder público municipal e estadual para discutir a organização da cidade no período de folia.
O maior interesse em um desempenho melhor no Carnaval é confirmado por uma pesquisa realizada pela CDL/BH. Segundo o levantamento, 59,2% dos empresários da capital acreditam que a festa terá um impacto muito positivo nas vendas, um aumento de 19% em relação a 2024. “O Carnaval está atraindo cerca de 6 milhões de pessoas para Belo Horizonte. Isso é fundamental para impulsionar a principal atividade econômica da cidade, que é o comércio e os serviços”, destacou o presidente da CDL/BH.
Os lojistas ouvidos na pesquisa esperam que os foliões gastem, em média, R$ 89,60 por produto. A expectativa é que cada pessoa compre até dois itens, o que pode elevar o valor médio para aproximadamente R$ 180, um crescimento de 42% em relação ao ano passado. Para 29,3% dos comerciantes, as vendas de vestuário devem ser as mais expressivas durante a folia, seguidas por bebidas não alcoólicas (26,5%), bebidas alcoólicas (24,9%), adereços (19,9%), lanches (19,3%) e fantasias (9,9%).
Hotéis e restaurantes
A pesquisa da CDL/BH também ouviu empresários do setor hoteleiro de Belo Horizonte. Para 40% deles, as expectativas de ocupação para este ano estão acima ou muito acima da média. Já 50% acreditam que a demanda será semelhante à do ano anterior, enquanto 10% preveem uma taxa de ocupação inferior. De acordo com a presiDados foram divulgados em reunião na CDL/BH CDL/BH dente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG), Flávia Araújo, espera- -se um aumento mínimo de 30% no valor médio das diárias. “Na região Centro-Sul, já estamos com praticamente 90% de ocupação e temos certeza de que chegaremos a 100%. Na Pampulha e em áreas mais afastadas, a taxa está em torno de 60%, com expectativa de crescimento”.
“Cerca de 67% dos donos de bares e restaurantes esperam um aumento no faturamento, sendo que 58% deles projetam um crescimento de pelo menos 20%, enquanto 9% aguardam um resultado ainda maior”, destacou a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Karla Rocha.
Poder público
No encontro realizado na sede da CDL/BH, representantes do Corpo de Bombeiros e das Polícias Militar e Civil informaram que todo o efetivo estará mobilizado para garantir a segurança dos foliões. A subsecretária estadual de Política dos Direitos das Mulheres, Joana Coelho, afirmou que serão realizadas ações de combate ao assédio durante o Carnaval. “Estamos trabalhando de forma integrada para acolher as mulheres e garantir que elas possam aproveitar a festa com liberdade”.
“Todos os anos convidamos o poder público estadual e municipal para discutirmos a organização do Carnaval. Essa reunião é para transmitir informações importantes aos foliões e ao setor de comércio e serviços, garantindo mais tranquilidade para quem visita Belo Horizonte”, concluiu Marcelo de Souza e Silva.