
O Carnaval de Belo Horizonte em 2025 superou as expectativas e marcou um crescimento recorde para o setor de serviços da cidade, impulsionando o comércio local, o setor hoteleiro e o turismo de forma nunca vista antes. Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel-MG), o faturamento dos estabelecimentos da capital mineira teve um crescimento de 25% em relação ao Carnaval de 2024.
Segundo a economista Paula Albuquerque, a recuperação econômica do país, aliada à estabilização de indicadores macroeconômicos como a inflação, ajudou a aumentar o poder de compra dos consumidores. “As pessoas estão mais dispostas a gastar e a vivenciar experiências, especialmente em eventos como o Carnaval. Além disso, o retorno da confiança no consumo e a retomada de empregos formais impulsionaram a disposição dos brasileiros em gastar com lazer e gastronomia”.
Outro fator relevante para o desempenho positivo do setor foi o aumento do turismo nas grandes cidades. “A alta do turismo em BH durante o período festivo contribuiu para um aumento no fluxo de clientes nos bares e restaurantes, o que, por sua vez, refletiu diretamente no aumento do faturamento. A oferta de eventos exclusivos e promoções nos estabelecimentos também foi um atrativo, agregando valor à experiência do consumidor e gerando mais vendas”, completa.
O setor hoteleiro também apresentou resultados expressivos. A taxa de ocupação na cidade alcançou 76,73%, superando os 71,36% registrados no ano passado. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou um recorde no desempenho, com a região Central destacando-se, atingindo 82,10%. Esse índice é superior à média de 80,89% registrada em 2024, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIHMG).
Para o agente de viagens, Vicente Brandão, a cidade tornou-se um dos destinos mais procurados para os foliões que buscam uma alternativa ao Carnaval tradicional. “O crescimento do turismo é um reflexo da consolidação de Belo Horizonte como um destino carnavalesco, algo que começou a se desenhar nos últimos anos, com a cidade atraindo cada vez mais visitantes de diferentes estados e até do exterior. É um grande evento turístico e as pessoas vêm para a festa, mas acabam conhecendo a cidade e sua cultura, o que impacta positivamente toda a cadeia do turismo”.
De acordo com informações divulgadas pela PBH, Belo Horizonte recebeu aproximadamente 270,5 mil turistas durante o Carnaval de 2025, muitos dos quais chegaram à cidade graças à ampliação das operações no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte. O terminal registrou um aumento de 7,1% nos desembarques em comparação com o mesmo período do ano anterior. A concessionária responsável pela gestão do terminal informou que, entre 27 de fevereiro e 6 de março, a rodoviária recebeu quase 97 mil passageiros.
No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), situado em Confins, na Região Metropolitana, o aumento foi ainda mais significativo. Entre 27 de fevereiro e 6 de março, o aeroporto registrou o fluxo de 257 mil passageiros, o que representa um crescimento de quase 26% em comparação com o Carnaval do ano anterior.
Brandão afirma que o crescimento observado nesse Carnaval reforça a necessidade de investimentos em infraestrutura e na promoção de eventos de grande porte. “Belo Horizonte está se consolidando como um centro de atrações culturais e isso tem reflexos importantes na economia. O Carnaval de 2025 serve como um modelo para futuras edições e pode inspirar novas ações no campo do turismo e do comércio”.
Folia lucrativa
De acordo com a PBH, o Carnaval de Belo Horizonte 2025 movimentou R$ 1,2 bilhão durante 23 dias de festa. Além disso, também gerou mais de 20 mil empregos diretos e indiretos, demonstrando a sua importância para a economia local.