Home > Esporte > Mais de mil atletas vão participar da Copa Minas Tênis Clube de Judô

Mais de mil atletas vão participar da Copa Minas Tênis Clube de Judô

Torneio vai acontecer de 12 a 14 de julho – Hedgard Moraes/MTC

Belo Horizonte vai receber a XVIII Copa Minas Tênis Clube de Judô entre os dias 12 e 14 de julho, no Arena UniBH, do Minas Tênis Clube. A previsão é a participação de mais de mil atletas e o ingresso é 1 kg de alimento não perecível. O torneio terá várias categorias, de Sub-13 a sênior.

As disputas das classes Sub-13, Sub-15 e Sub-18 serão pelo sistema de repescagem dupla apurando-se o campeão, vice-campeão e dois terceiros lugares, com repescagem entre os perdedores dos semifinalistas, com cruzamento das chaves. Já o sênior, será pelo sistema olímpico, com repescagem entre os perdedores das quartas de final.

Serão premiados com medalhas os participantes de todas as classes que obtiverem a classificação de 1º, 2º e dois terceiros lugares. Haverá premiação com troféus para as Associações e/ou Academias que tenham conseguido classificação de 1º ao 5º lugares na contagem por classe e geral. O Minas Tênis Clube não concorrerá aos troféus, por ser a entidade anfitriã do evento.

O gerente de judô, Sérgio Cota, ressalta que a Copa Minas foi criada nos anos 1980. “Porém, tomou força a partir de 2004 para promover e fortalecer as equipes de base do clube. Desde então, só tivemos uma pausa, durante a pandemia”.

“Por ser um dos torneios interclubes mais tradicionais do país, é uma oportunidade para os atletas enfrentarem os principais adversários em suas respectivas classes e categorias. Além de desenvolver e auxiliar na disciplina, respeito, autoconfiança e perseverança”, complementa.

Ele explica que o Minas Tênis Clube possui, atualmente, 120 atletas, desde as categorias de base até a equipe de ponta, além de 450 alunos dos cursos de judô. “Retornamos às atividades com o grupo, no cenário nacional, em 1997, após termos nos filiado à liga, em 1989”.

Cota acredita que o esporte no país está sendo cada vez mais valorizado. “O judô brasileiro tem a tradição de conquistas de medalhas em Jogos Olímpicos. Hoje, há um grande investimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) na modalidade, além da bolsa atleta federal”.

Judoca premiada

A jovem Olivia Oliveira, de 15 anos, faz parte da equipe do Minas há cinco anos. “Me interessei pelo judô porque meu irmão mais velho era judoca, e sempre gostei de assistir os campeonatos que ele participava. Comecei a admirar o esporte”.

Ela conta que já participou de várias competições, só neste ano foram 12. “Já subi no pódio várias vezes, mas as que mais me emociono de lembrar são o Pan-Americano Sub-15, Brasileiro Sub-18, Circuito Europeu Sub-18 e Sub-21 e os Jogos Escolares”.

“Todo ano minha expectativa para a Copa Minas cresce mais. Imagino que o nosso número de medalhas vai aumentar e que a competição vai ficar mais emocionante do que já é”, finaliza.

Os jovens que quiserem entrar para o time de judô do Minas Tênis Clube devem participar de um teste de seleção, pontua Cota. “Que geralmente é realizado no segundo semestre do ano”.