Belo Horizonte vai receber a XVIII Copa Minas Tênis Clube de Judô entre os dias 12 e 14 de julho, no Arena UniBH, do Minas Tênis Clube. A previsão é a participação de mais de mil atletas e o ingresso é 1 kg de alimento não perecível. O torneio terá várias categorias, de Sub-13 a sênior.
As disputas das classes Sub-13, Sub-15 e Sub-18 serão pelo sistema de repescagem dupla apurando-se o campeão, vice-campeão e dois terceiros lugares, com repescagem entre os perdedores dos semifinalistas, com cruzamento das chaves. Já o sênior, será pelo sistema olímpico, com repescagem entre os perdedores das quartas de final.
Serão premiados com medalhas os participantes de todas as classes que obtiverem a classificação de 1º, 2º e dois terceiros lugares. Haverá premiação com troféus para as Associações e/ou Academias que tenham conseguido classificação de 1º ao 5º lugares na contagem por classe e geral. O Minas Tênis Clube não concorrerá aos troféus, por ser a entidade anfitriã do evento.
O gerente de judô, Sérgio Cota, ressalta que a Copa Minas foi criada nos anos 1980. “Porém, tomou força a partir de 2004 para promover e fortalecer as equipes de base do clube. Desde então, só tivemos uma pausa, durante a pandemia”.
“Por ser um dos torneios interclubes mais tradicionais do país, é uma oportunidade para os atletas enfrentarem os principais adversários em suas respectivas classes e categorias. Além de desenvolver e auxiliar na disciplina, respeito, autoconfiança e perseverança”, complementa.
Ele explica que o Minas Tênis Clube possui, atualmente, 120 atletas, desde as categorias de base até a equipe de ponta, além de 450 alunos dos cursos de judô. “Retornamos às atividades com o grupo, no cenário nacional, em 1997, após termos nos filiado à liga, em 1989”.
Cota acredita que o esporte no país está sendo cada vez mais valorizado. “O judô brasileiro tem a tradição de conquistas de medalhas em Jogos Olímpicos. Hoje, há um grande investimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) na modalidade, além da bolsa atleta federal”.
Judoca premiada
A jovem Olivia Oliveira, de 15 anos, faz parte da equipe do Minas há cinco anos. “Me interessei pelo judô porque meu irmão mais velho era judoca, e sempre gostei de assistir os campeonatos que ele participava. Comecei a admirar o esporte”.
Ela conta que já participou de várias competições, só neste ano foram 12. “Já subi no pódio várias vezes, mas as que mais me emociono de lembrar são o Pan-Americano Sub-15, Brasileiro Sub-18, Circuito Europeu Sub-18 e Sub-21 e os Jogos Escolares”.
“Todo ano minha expectativa para a Copa Minas cresce mais. Imagino que o nosso número de medalhas vai aumentar e que a competição vai ficar mais emocionante do que já é”, finaliza.
Os jovens que quiserem entrar para o time de judô do Minas Tênis Clube devem participar de um teste de seleção, pontua Cota. “Que geralmente é realizado no segundo semestre do ano”.