Home > Esporte > Pesquisa aponta relação entre esporte e felicidade

Pesquisa aponta relação entre esporte e felicidade

Foto: Freepik.com

O estudo “Esporte e Felicidade”, divulgado pela Ticket Sports em parceria com a Netshoes, teve como objetivo compreender de forma mais profunda a relação entre os dois temas e verificar o papel dos exercícios físicos para além da promoção de saúde física e mental e melhora da autoestima. Entre os entrevistados, 97,2% acreditam que o esporte tem um papel importante para a felicidade, além de promover saúde física e mental, e melhorar a autoestima das pessoas. Além desse dado, a pesquisa mostra que, na visão dos participantes, corpo e mente caminham lado a lado.

Corridas curtas e médias, meia maratona, maratona, caminhada, ciclismo, mountain bike, corrida em trilhas, triathlon, ultramaratona e travessia foram as modalidades analisadas, com respostas de mais de 9 mil atletas. Os ultramaratonistas se declararam os mais felizes: 81,5% deles se consideram “muito felizes” em relação à saúde conquistada com a prática do esporte. Na outra ponta, apenas 25,6% dos adeptos das caminhadas deram o mesmo retorno.

O educador físico Leonardo Pereira afirma que o resultado mostra que os eventos esportivos são momentos marcantes para os competidores. “Bastam alguns minutos de exercícios físicos para o cérebro iniciar a liberação da endorfina, o chamado hormônio da felicidade, e outros neurotransmissores associados à saúde mental. Em uma maratona, tudo fica mais intenso, tanto o nervosismo quanto a felicidade e a emoção, principalmente quando a pessoa consegue se superar a cada nova prova”.

Na visão dos participantes, os eventos esportivos deixam as pessoas mais felizes. 51,2% ficam felizes antes das provas, enquanto a superação pessoal é o principal motivo pela felicidade dos atletas. Além disso, para 57% dos entrevistados, a presença de grandes marcas envolvidas em eventos esportivos é sim um fator de felicidade. De acordo com a pesquisa, elas proporcionam momentos únicos e de emoção.

Quando foram questionados sobre “o momento em que são felizes”, 60,8% responderam que na maior parte do tempo, enquanto 16,9% acreditam que sempre estão felizes. Entre os locais que os entrevistados se consideram felizes, 38,5% destacaram o trabalho, 47,6% as relações interpessoais e 46,2% a saúde.

Sobre os benefícios no geral, 68,8% acreditam que o esporte promove bem-estar e vantagens para a saúde física, enquanto 64% destacaram os pontos positivos para saúde mental e autoestima. Se tratando apenas da saúde mental, 98,5% consideram que o esporte tem um papel fundamental no psicológico.

A gerente de contabilidade Sabrina Costa, adepta da corrida há quatro anos, conta que a atividade física é essencial para a manutenção da sua felicidade e bem-estar. “Fazia musculação desde a adolescência, porém, quando comecei a corrida, percebi que era o que realmente gostava. Sinto enorme prazer em sair para correr acompanhada da minha irmã e amigos que fiz com o tempo. Quando participo de provas não é para ganhar, mas para me superar”.

Ela diz que teve melhoras não apenas no humor, mas também na qualidade do sono e disposição. “Me sinto mais motivada e disposta em todas as áreas da minha vida, além das mudanças físicas que também trazem alegria e satisfação quando você se olha no espelho”.

Para o educador físico, os esportes podem ajudar a prevenir e tratar doenças. “Não apenas problemas do corpo físico, mas também da mente como depressão, ansiedade, transtorno de déficit de atenção, entre outros. Todos deveriam reservar um tempo na semana para praticar alguma atividade física que já goste ou começar algo novo, porque os benefícios são diversos”.