Home > Vigílias > Vigílias – 14 a 21 de outubro de 2023

Vigílias – 14 a 21 de outubro de 2023

Petistas divididos

Segundo informações de bastidores, nem mesmo os petistas mais autênticos acreditam no sucesso da intenção do deputado federal Rogério Correia (PT) em ser o nome escolhido para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte. Se a eleição fosse hoje, o mais provável seria uma aliança da sigla com o atual prefeito, Fuad Noman (PSD).

Burguês de volta

Amigos do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Léo Burguês já propalam que ele está articulando para voltar a ser vereador. Burguês, para quem não se lembra, renunciou ao mandato neste início de ano, para evitar a cassação diante da denúncia feita pelo presidente da Casa, Gabriel Azevedo.

Presidente conservador?

Nos meandros da Assembleia Legislativa, os deputados da esquerda propalam os mais diversos temas. Agora por exemplo, muitos deles comentam que o super empresário Salim Mattar e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Antônio de Salvo, são nomes que figuram na lista dos mais conservadores de Minas.

Fora da política

Neste início de ano, a imprensa mineira nutria a expectativa sobre a possibilidade do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, se envolver em política partidária. Ele próprio não deu vazão a essas informações, pois deve estar cuidado dos temas de interesse da classe produtiva mineira.

Azeredo, o retorno?

Tido como um dos líderes do PSDB mineiro, o nome do ex- -governador e ex-senador mineiro, o tucano Eduardo Azeredo, volta a ser citado por lideranças municipais para voltar à cena política. Neste caso, certamente na qualidade de candidato à Câmara Federal. É aguardar para conferir.

Praça sem show

Pelo prazo de mais de um ano, a famosa Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, vai ficar fechada para reformas. Resta saber para onde serão deslocados os grandes eventos que já fazem parte do calendário dos belo-horizontinos, como a parada gay, Carnaval e festa junina.

Sucessão em Brumadinho

Embora não possa concorrer à sucessão em Brumadinho, na região metropolitana de BH, o atual prefeito, Neném da Asa (Cidadania), já avisou que vai jogar pesado para ajudar a eleger o seu sucessor.

Brilho do secretário

Ao longo dos anos, os secretários de Estado em Minas sempre foram nomes expoentes e personalidades destacadas. Agora, na administração do governador Romeu Zema (Novo), são um bando de auxiliares sem expressão. Uma das poucas exceções é o titular da pasta de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, que muito contribui para fazer o governo ter mais visibilidade, inclusive fora do estado.

Eleição em BH

Nem mesmo os mais experientes matemáticos da política mineira conseguem prever como vai ser a atuação do secretário de Estado da Casa Civil do governo de Minas, Marcelo Aro (PP). Embora ele esteja como auxiliar direto do governador, o ex-deputado federal mantém uma grande quantidade de secretários, indicados por ele, junto à PBH. Um desafio para o ex-parlamentar com certeza.

Dinheiro da Vale

Em outubro, o governo de Minas Gerais anunciou um pacote de obras. Só esqueceu de mencionar que a verba para tal empreitada faz parte do acordo do Estado com a Vale. Ou seja, um dinheiro com a cor do sangue das mais de duzentas mortes na tragédia de Brumadinho.

Amig sem prestígio

Recentemente, houve uma manifestação da Associação Mineira dos Municípios Mineradores (Amig) em defesa dos interesses dos municípios filiados. Em verdade, as grandes empresas do setor, como a Vale, nem tomaram conhecimento das reivindicações da Associação.

Recuperação das estradas

Segundo dados do Ministério da Fazenda, o governo federal vai precisar de R$ 50 bilhões nos próximos três anos para poder recuperar plenamente as rodovias brasileiras. 

Bancada ruralista

Ao analisar os temas políticos nacionais, o apresentador Marcelo Tas comentou: “realmente, a bancada ruralista conseguiu, no Congresso Nacional, deixar o agronegócio sem o devido controle do mercado de carbono. Mas, isso não vai muito longe, pois as exportações brasileiras serão fiscalizadas pelos compradores internacionais e eles, sabidamente, não querem consumir nada que não esteja ecologicamente correto. Ou seja, o tiro pode sair pela culatra”.

Paulo Guedes, empresário

Em Belo Horizonte, uma rede de mercado tem crescido muito, tipo mega sacolão, onde se vende de tudo, especialmente, frutas e verduras. O estabelecimento denominado Bem Hortifruti é um sucesso. A firma teria sido lançada no mercado brasileiro por um mineiro da cidade de Moeda. Mas, segundo comentários do setor produtivo, quem se associou à empresa com uma margem menor de cotas foi o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes. A conferir.

Sem celular na escola

Já existem países proibindo terminantemente o uso de celular nas escolas. Este é o caso, por exemplo, da Suécia. Aqui no Brasil, os professores e educadores já falam em conter essa onda de crianças e adolescentes que usam os aparelhos dentro das instituições de ensino de maneira indiscriminada.

Embate econômico

Os pequenos empresários e empreendedores estão em pé de guerra com o governo federal. Lideranças desses setores dizem que a reforma tributária, em análise no Senado Federal, prevê a diminuição da carga tributária das indústrias e aumenta, substancialmente, o valor para as empresas e firmas prestadoras de serviços.

Repercussão mundial

Jornalistas cariocas afiançam que o setor de turismo no Rio de Janeiro pode ser o segmento mais prejudicado por conta da repercussão negativa, diante da morte dos 3 médicos de maneira covarde, na Barra da Tijuca, zona Sul da cidade.