Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Sucessão em Lagoa Santa
Em Lagoa Santa, uma das emblemáticas cidades da região metropolitana da capital, a sucessão do atual prefeito Rogério Avelar (PPS) é um tema que causa urticária nos atuais administradores da cidade. Apesar disso, o ex-prefeito Genesco Aparecido Filho (MDB) está se organizando para bater de frente com Avelar no pleito do próximo ano. É o que podemos chamar de duelo de gigantes.

Sucessão em BH
Quem está de volta à cena política de Belo Horizonte é o ex-vice-prefeito Ronaldo Vasconcelos. Agora, ao que tudo indica, ele pode se candidatar a vereador pelo PTB, juntamente com nomes influentes da chapa, como a ex-vereadora Elaine Matosinhos.

Sucessão em Uberlândia
“O megafazendeiro e empresário Odelmo Leão (PP), atual prefeito de Uberlândia, só não será reeleito ao cargo se não for de seu próprio interesse. Os partidos de esquerda da cidade estão sem estrutura política para enfrentá-lo”. Essa é a avaliação de vários políticos do Triângulo Mineiro.

Sucessão em Fabriciano
O PT de Coronel Fabriciano tem dois nomes disponíveis para disputar a eleição no município, no Vale do Aço. O ex-prefeito e ex-deputado Chico Simões e, o atual vereador, o jornalista Marcos da Luz. O embate por lá promete ser feroz.

Sucessão em Brumadinho
Em Brumadinho, cidade arrasada pelo rompimento da Barragem da Vale, não se fala em outra coisa senão dos problemas relacionados ao desastre ambiental. Por lá, o tema política está ficando no esquecimento momentaneamente. Ocorre que, o atual prefeito, Neném da Asa (PV), está encolhido sem muita ação. Um problema sério, caso ele decida disputar a reeleição.

Sucessão em Contagem
Segundo comentários dos corredores da Assembleia Legislativa, o PT de Contagem não vê com a menor simpatia à possibilidade da candidatura de Marília Campos à prefeitura da cidade no próximo ano. A conferir…
G7 sob suspeita
O experiente professor de Assuntos Internacionais do Ibmec, Mario Schettino, considerou suspeita a decisão dos países mais ricos do mundo, o G7, em ajudar a apagar o incêndio da Amazônia. “O Brasil tem de ser cauteloso em aceitar esta ajuda”, sugere o mestre.

A França exagerou
Em debate transmitido pela TV Cultura, o historiador Marco Antonio Villa, apontou que não há indício de desvio de dinheiro das ONGs localizadas na região Amazônica. Mas, ele também considerou ter havido exagero do presidente da França ao sugerir a internacionalização da região. “É interferência indevida”, comentou.

Imagem arranhada
A situação da Amazônia divide opiniões. Por exemplo, o professor de Gestão Ambiental da UFMG, Raoni Rajão, lembra: “Esse conflito, por mais que já esteja sendo minimizado, irá deixar uma péssima imagem de nosso país perante a comunidade internacional”.

Acordo comercial
Em Brasília, comenta-se que as queimadas na Floresta Amazônica só foram levadas a sério depois da reação dos grupos econômicos mundiais, que tinham a pretensão de boicotar os produtos brasileiros caso não houvesse uma solução para o tema.

Críticas ao presidente
Analisando o comportamento do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), frente aos incêndios na Amazônia, o apresentador e jornalista Marcelo Tas, ironizou: “Quem começou ateando fogo no assunto foi o próprio presidente”.

A favor de Bolsonaro
Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o primeiro vice-presidente da Casa, Antonio Carlos Arantes (PSDB), diz que o presidente Bolsonaro (PSL) está sendo perseguido por determinados segmentos por tentar implementar uma política de desenvolvimento para a região Norte do país.

Privatização da Petrobras
Sem mencionar fontes, o jornalista Merval Pereira informou, recentemente, já haver um grupo ligado ao governo federal preparando a privatização completa da Petrobras.

Presidente dos confrontos
O jornalista Gerson Camarotti comenta: “O presidente Bolsonaro (PSL) adora confrontos, especialmente verbais. Isso vem desde o tempo da sua candidatura. Só que agora, em muitas oportunidades, ele se esquece da liturgia do cargo”.

República ou monarquia?
Ao debater na TV alguns temas nacionais, o historiador paulistano Jaime Pinsky comentou: “Ultimamente, há uma confusão do governo brasileiro em saber se vivemos uma república ou uma monarquia”. Cruz credo, gente!

Abuso de autoridades
Em relação a lei de abuso de autoridades, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, o professor da PUC Minas, José Alfredo Baracho Júnior, disse: “Ela é muita confusa, mas tem alguns pontos positivos no sentido de ordenar melhor o funcionamento da justiça no Brasil”.

Privatização dos Correios
“A privatização dos Correios vai depender muito da mobilização das pessoas em pressionar o Congresso. Como o tema tem de ser aprovado pelo Legislativo, ainda vai demandar muitos debates. É melhor esperar para ver onde essa ideia vai desaguar”. Opinião do ex-presidente da OAB de São Paulo, Marcos da Costa, ao ser provocado pela imprensa.

Tramonte candidato
Ao falar para uma plateia de 500 pessoas reunidas na tradicional Feijoada do Maranhão, no último dia 24, o deputado Mauro Tramonte (PRB) foi interrompido com os gritos de futuro prefeito de BH. Por certo, ele gostou da ideia, mas na oportunidade, apenas abriu um largo sorriso.