Home > Vigílias > Vigílias – 9 a 16 de março de 2024

Vigílias – 9 a 16 de março de 2024

Sucessão em BH
O ex-vice-governador, Paulo Brant (PSB), decidiu que o lançamento de sua pré-campanha à Prefeitura de Belo Horizonte será no Mercado Central, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin. Semana passada, Brant participou de articulações com políticos influentes na capital mineira para formação de uma aliança.

Transporte metropolitano
Recentemente, esta coluna denunciou a respeito da precariedade da fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), quanto as vistorias nos ônibus do transporte coletivo da região metropolitana de Belo Horizonte. A situação tem causado um constante abuso de poder de alguns empresários que atuam na região, ao determinar que carros com problemas circulem, mesmo sabendo da possibilidade de colocar a vida dos passageiros em risco.

Comentário único. Semana passada, o colunista do jornal O Tempo, Luiz Tito, acrescentou que só existem dois fiscais para atuar na inspeção do aludido DER-MG em todos os municípios, cujos veículos fazem ligação com a capital mineira.

Atlético campeão?
Na porta do Café Nice, na região Central de BH, o assunto é o futebol pelo fato da realização das partidas finais do Campeonato Mineiro. E foi lá que surgiu o seguinte comentário: “alguém tem dúvidas que tudo será feito, dentro e fora de campo, para o Galo se sagrar campeão?”. Não se sabe se isso foi apenas uma premonição ou uma denúncia.

Tribunal de Contas
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), José Alves Viana, o conhecido Dr. Viana, confirma à coluna que vai se aposentar em breve. A vaga a ser deixada por ele é assunto constante nos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a quem cabe indicar o substituto. Amigos do deputado Alencar da Silveira (PDT) apostam que o presidente da Casa, Tadeu Martins Leite (MDB), não vai postergar a decisão de colocar o nome do parlamentar pedetista em votação. É aguardar para conferir.

Procurador na política?
Semana passada, o procurador-geral de Justiça de Minas, Jarbas Soares, apareceu ao lado dos prefeitos de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania); e de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), durante o anúncio de obras estruturantes entre os dois municípios. Logo veio a especulação da possível incursão de Soares na política partidária do Estado.

E agora, Marcelo?
Indagação feita por frequentadores do Café Boca de Pinto, na Savassi, até então sem resposta: “Qual vai ser o lado do secretário-geral do Governo de Minas, Marcelo Aro, na sucessão de BH?”. Só para rememorar, Aro faz parte do governo estadual e tem quatro secretários de sua confiança na Prefeitura de Belo Horizonte.

Sem ideologia
O Partido Novo vai permitir que seus candidatos possam utilizar os recursos provenientes do Fundo Eleitoral no pleito de 2024. A informação fez com que os pensadores políticos logo atacassem: “era o único partido de direita até então sem ser cooptado pelo sistema. Deixaram de lado a ideologia e caminharam para o pragmatismo eleitoral”.

Poluição da Pampulha
Os visitantes que comparecerem ao Stock Car, a ser realizado no entorno do Mineirão, ficarão assustados com o índice de poluição da Lagoa da Pampulha, cuja água podre transforma o lago em uma verdadeira latrina.

Sucessão em Nova Lima
Ao saber que haveria uma reunião da cúpula do Partido Liberal, em Nova Lima, o ex-prefeito da cidade, o petista Carlinhos Rodrigues, atalhou: “o que esses golpistas querem fazer por aqui? Eles só sabem pregar golpe eleitoral, mas nós defendemos a plena democracia”, vaticinou.

Judiciário pressionado
Representantes dos movimentos em defesa das vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, estão cansados de se manifestarem junto aos deputados estaduais e agora prometem infernizar o Poder Judiciário. Usarão carros de som e discursos inflamados para pressionar a Justiça Federal a tomar uma decisão condenatória contra os denunciados no aludido processo.

Concentração de renda
Especialistas apontam que a concentração de renda chega a ser obscena no Brasil. Isso levou ao aumento do fosso entre uma minoria bilionária, contra uma superpopulação de desagregados.

Sucessão em Carandaí
Circulou uma informação indicando que o presidente da Ceasa Minas, Luciano Oliveira, estaria deixando o cargo para se candidatar a prefeito no município de Carandaí, cidade onde seu pai, Agostinho, já foi chefe do Executivo. Ligado ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, Luciano nada comenta a respeito do assunto.

Gigantes do aço
Campanhas publicitárias bem feitas, com repercussão nacional, denotam a pujança das gigantes do aço: Gerdau e ArcelorMittal. Enquanto isso, a mineira Usiminas, que também é do ramo, ainda teria muito chão a percorrer para se igualar às suas duas concorrentes.

Silveira X Zema
Segundo a crônica especializada de Brasília, o Palácio do Planalto escalou o ministro de Minas e Energia, o mineiro Alexandre Silveira, para responder a todas as críticas do governador Romeu Zema (Novo) contra o presidente Lula (PT).

Fernandinho Beira-Mar
“As autoridades de Brasília, especialmente o Ministério da Justiça, sabem da ligação de Fernandinho Beira-Mar com organizações criminosas internacionais. Ele, sem dúvida, é o símbolo da criminalidade no Brasil”. Opinião do jornalista Gerson Camarotti.

Religiosos na política
O doutor em história, Marco Antônio Villa, disse que a ideologia está deixando de ser importante na política brasileira. Em sua avaliação, a arregimentação dos eleitores agora acontece a partir das palavras bíblicas. “A religião está tomando o lugar dos modos tradicionais de se fazer política no país”.

PT X Ditaduras
O cientista político Sérgio Fausto faz uma severa crítica ao Partido dos Trabalhadores. “Acho que o PT precisa deixar de ser complacente com as ditaduras, inclusive, como está acontecendo com a Venezuela”.