Home > Vigílias > Vigílias – 13 a 20 de abril de 2024

Vigílias – 13 a 20 de abril de 2024

Política em Contagem

Aconteceram algumas mudanças de sigla em Contagem, fato que desagradou alguns políticos. Em função desta realidade, não seria bom convidar para a mesma mesa a prefeita Marília Campos (PT) e o deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB).

 

Eleição em Ipatinga

Por orientação do Palácio do Planalto, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), vai marcar presença nos debates políticos mineiros em relação à sucessão para a Prefeitura de Ipatinga. Ele deverá comparecer com toda sua astúcia para tentar influenciar no pleito.

 

Deputado e o fato

O presidente do PSB estadual, deputado Noraldino Júnior, tem batido de frente o tempo todo contra a decisão do Mercado Central de Belo Horizonte, com relação à venda de animais silvestres naquele espaço. Apesar desse entrevero, o parlamentar esteve por lá no evento de lançamento da pré-candidatura de Paulo Brant (PSB).

 

Vale X Imprensa

Não precisa de uma pesquisa para provar que mais de 90% das notícias veiculadas pela imprensa mineira nos últimos anos, mencionando o nome da mineradora Vale, são negativas.

 

Política em BH

O novo secretário Municipal de Governo, Anselmo Domingos, promete fazer plantão na Câmara de Vereadores, com a finalidade de estreitar o relacionamento entre a edilidade e a Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Mudança no secretariado

Embora sem confirmação, comentários indicam uma possível mudança na equipe de Romeu Zema (Novo). Segundo fontes, o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, passaria longe dessa canetada do governador.

 

Marqueteiro oficial

A disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte vai conquistando cada vez mais notoriedade. Consta nos bastidores que o prefeito Fuad Noman (PSD) já teria oficializado o nome do publicitário Paulo Vasconcelos como seu marqueteiro de campanha.

 

Poluição em Timóteo

Esta coluna recebeu denúncias da cidade de Timóteo, no Vale do Aço, indicando a existência de forte poluição que prejudica a população local. De acordo com as informações, não se pode fazer uma ilação do fato, com a presença das empresas ligadas ao grupo industrial ArcelorMittal.

 

Demissão em massa

Como previsto, a transferência da administração do metrô de BH para a iniciativa privada foi um desastre para os empregados. Semana passada, houve a demissão de mais de 200 trabalhadores. Ufa.

 

Internet sem controle

“O mundo precisa saber que existem leis em nosso país e a internet não tem o direito de se sobrepor aos poderes constituídos”. Opinião do jornalista Gerson Camarotti.

 

Gastos de campanha

Para o filósofo Luiz Felipe Pondé, o senador Sérgio Moro (União Brasil) não deverá ser cassado, pelo fato de ter gastado dinheiro indevido em campanha. “Se isso fosse crime, mais da metade dos políticos brasileiros seriam afastados de seus cargos”.

 

Obra polêmica

Perante o público formador de opinião, a construção da ciclovia na Avenida Afonso Pena é a obra mais polêmica na atual administração da Prefeitura de BH.

 

Caso da embaixada

Embora já esteja caindo no esquecimento, a estada por dois dias do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na embaixada da Hungria, volta e meia será pautado pela imprensa brasileira. Essa é a avaliação dos jornalistas da mídia política de Brasília.

 

Governo aliviado

Depois da captura dos dois fugitivos da prisão de Mossoró, no Rio Grande do Norte, o governo federal está mais aliviado. De acordo com especialistas, o crime organizado não vai se dar por vencido e fará novas investidas no sentido de proteger os afilhados do Comando Vermelho (CV).

 

Sucessão na capital

Nas escadarias de acesso principal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), um especialista em política de BH antevia: “se o deputado Bruno Engler (PL) for candidato a prefeito, deverá conquistar 26% dos votos, exatamente o percentual de seguidores do bolsonarismo na capital mineira”.

 

Anarquia sangrenta

“A guerra de Israel contra o grupo Hamas está se tornando o evento que mais mata pessoas inocentes. Neste sentido, Israel tem protagonizado uma anarquia sangrenta com os seus vizinhos”. Palavras do cientista político e pesquisador Mauro Paulino.

 

Serviço público

No passado, o emprego público era a prioridade de qualquer adolescente ao ingressar no mercado de trabalho. Atualmente, com o crescimento do empreendedorismo e as facilidades da internet, as opções foram ampliadas e os jovens já não se interessam tanto pelos postos criados pela máquina estatal.

 

Eleição em MOC

Nas últimas semanas, circularam informações de bastidores indicando a possibilidade do deputado Gil Pereira (PSD) se candidatar à Prefeitura de Montes Claros. Alguns amigos já descartaram essa possibilidade. A realidade é que Pereira é um dos parlamentares estaduais mais bem votados naquele município.