Home > Destaques > Sucessão à PBH está seduzindo o Planalto contra bolsonaristas

Sucessão à PBH está seduzindo o Planalto contra bolsonaristas

Fuad Noman pode ter apoio do Planalto / Foto: PBH

 

A vinda a Minas Gerais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na semana passada, foi marcada por algumas reuniões importantes. Dentre elas, um contato direto com o deputado Bruno Engler, do mesmo partido, para acertar os detalhes de como poderá acontecer o apoio ao parlamentar mineiro, na sua pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Aliás, teria sido o próprio Engler a ajudar a articular ainda um encontro do ex-presidente com o governador Romeu Zema (Novo), pois na avaliação de pessoas próximas, a direita carece estar unida.

Fontes ouvidas pelo Edição do Brasil garantem que o clima era de puro otimismo entre os bolsonaristas e os defensores da candidatura do parlamentar à PBH.

Para contrapor essa euforia, entra em cena os articuladores do Palácio do Planalto, com seu reconhecido poder de fogo. A cúpula política de Brasília pretende turbinar forças e algumas lideranças que possam ficar ao lado do prefeito Fuad Noman (PSD), especialmente os denominados nomes ligados à esquerda, cuja popularidade nas periferias da cidade é preponderante.

Esses interlocutores consideram que o titular da PBH está realizando uma administração serena, sem maiores sobressaltos e, do ponto de vista político, pode ser um nome bem avaliado quando chegar o momento da peleja. Eles avaliam que se Fuad conseguir uma grande aliança de grupos e também partidária, se tornaria extremamente competitivo.

Em síntese, caso não queira deixar o grupo de Bolsonaro avançar por aqui, o Palácio do Planalto, provavelmente, terá quer se envolver na disputa pela conquista da Prefeitura da capital mineira.

 

Nomes surpresas

Fora esse desenhado duelo, existem os denominados nomes surpresas. Por exemplo, mesmo não se declarando candidato, o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera as primeiras pesquisas.

Existem outras opções para os eleitores, como o jornalista Eduardo Costa, o senador Carlos Viana (Podemos), a deputada federal e ex-vereadora Duda Salabert (PDB) e o ex-vice- -governador Paulo Brant (PSB). Este último, realizou algumas dezenas de contato com lideranças, colocando a sua pré-candidatura em pauta.