Rodovia registou 151 mortes no ano passado
A situação da BR-381 foi debatida em audiência pública realizada pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em 2022, a rodovia registrou o maior número de acidentes (2.097) e de mortes (151) no Estado, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
Algumas medidas de melhorias para parte da rodovia, que está sob responsabilidade da Arteris, que liga Contagem a São Paulo, já foram aprovadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), como a implantação de uma área de escape no km 525, na região de Brumadinho, que está em fase de apresentação do projeto pela empresa.
Também já está aprovada a instalação de 32 radares no trecho sob responsabilidade da empresa, inclusive no local em que será implantada a área de escape. Em agosto deste ano, oito torcedores do Corinthians morreram em um acidente com o ônibus em que estavam durante a viagem de volta para São Paulo. Segundo o Diretor de Operações da Arteris Fernão Dias, Ricardo Luis Silva, esses radares estarão em funcionamento ao longo de 2024.
Já o trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, que está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o deputado Celinho Sintrocel (PCdoB) trouxe números alarmantes. “Há décadas temos pedido melhorias para a rodovia ao governo federal. Só em 2023, já aconteceram 448 acidentes, com 39 mortes. Hoje, ela tem 60 km duplicados, mas precisa ter a sua duplicação concluída”, destacou.
Em relação a essa parte da rodovia, que terá o leilão da sua concessão em 24 de novembro, a coordenadora de Engenharia do DNIT, Tayane Aparecida Fernandes, informou que o órgão está fazendo todo o esforço possível para concretizar as obras de recuperação desse trecho da rodovia.
Em entrevista ao Edição do Brasil, o autor do requerimento de realização da audiência pública, deputado Lucas Lasmar (Rede), fez uma avaliação da reunião. “Conseguimos informações de que já tem um processo avançado para a instalação de radares nos pontos críticos, principalmente na Serra de Igarapé e também a saída de escape. Após a implementação, vamos ter uma queda no número de acidentes, trazendo segurança para todos que trafegam pela BR-381”.
Lasmar disse que a situação da BR-040 que teve o plano de concessão recentemente aprovado pelo governo federal, também será debatida na Comissão. “Vamos pedir uma audiência para tratar da BR-040, que também é uma das principais rodovias e tem um número alto de acidentes e mortes. É importante trazer novamente a ANTT e o DNIT e os órgãos reguladores para discutir e ver como está a evolução de ações nesses pontos críticos que a estrada possui”.