Home > Esporte > Padel X tênis: professor explica a diferença entre as modalidades

Padel X tênis: professor explica a diferença entre as modalidades

Partidas só podem ser disputadas por duplas – Foto: Freepik.com

O padel é bastante praticado na região Sul do Brasil. A estimativa é que o esporte tenha 60 mil adeptos em todo o país, seja profissional ou amador. De acordo com o professor André Doacre, a modalidade possui algumas diferenças em relação ao tênis.

“Ele só pode ser jogado por duplas. Outra semelhança são as raquetes. No padel, elas medem 45,5 cm, já as de tênis têm cerca de 75 cm. O padel também é jogado em uma quadra fechada e pode se utilizar os vidros/paredes e telas que a ‘fecham’ e podem ser usados como tabela, enquanto o tênis é disputado em uma quadra aberta tendo somente as linhas como limite de quadra”.

Uma partida de padel é disputada em uma quadra de grama sintética com 10m de largura por 20m de comprimento. A rede deve ter 10m de comprimento, 88 centímetros de altura no centro e até 92 cm nas laterais. A quadra deve ser cercada por paredes de vidro ou alvenaria.

Segundo André, apesar das diferenças de quadra e equipamentos, o formato da partida de padel é igual ao do tênis. “O jogo acontece em melhor de 3 sets jogados em até 6 games. A dupla que primeiro fizer o quarto ponto vencerá o torneio, desde que tenha uma diferença de dois pontos”.

De acordo com o professor, os equipamentos e o tamanho da quadra são iguais para homens e mulheres. “Ambos podem praticar o esporte juntos. Hoje existem categorias mistas em algumas competições oficiais e na maioria das disputas amadoras”.

Ele explica que o padel, assim como outros esportes praticados com raquete, traz diversos benefícios à saúde. “Auxilia na coordenação motora e no tempo de reação, melhora a parte cardiorrespiratória e ajuda na tonificação de membros superiores e inferiores”, finaliza.

Sobre o esporte

O padel surgiu por volta de 1890, quando passageiros de navios ingleses tentaram adaptar a prática de tênis ao espaço dos navios. Somente em 1924, a atividade passou a ser praticada em terra, quando o norte-americano Frank Beal improvisou algumas quadras em Nova York. Em 1969, Enrique Corcuera construiu a primeira quadra de padel em um hotel de Acapulco, no México. Ele quem definiu as dimensões de quadra e o regulamento que rege o esporte mundialmente.

Outro grande responsável pela difusão do padel foi o príncipe espanhol Alfonso de Hohenlohe. O esporte também tem atraído famosos no meio esportivo, como o técnico do Palmeiras Abel Ferreira, os ex-jogadores Ronaldo e Zidane e o atacante Neymar.