Home > Esporte > Jogos do Interior de Minas de futsal começam em março

Jogos do Interior de Minas de futsal começam em março

Araguari, Curvelo, Pará de Minas e Ponte Nova serão as sedes / Foto: Sedese

Entre março e junho serão disputados os Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi). Ao todo, oito municípios serão sedes da competição, que terá edição especial dedicada ao futsal. As primeiras cidades que receberão os Jimi são Araguari, Curvelo, Pará de Minas e Ponte Nova.

O Jimi-Futsal será dividido em duas etapas: microrregional e estadual. As microrregionais ocorrerão em duas datas distintas, com quatro sedes em cada. Para selecionar as cidades, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) analisou o Caderno de Encargos enviados pelos municípios, em dezembro de 2023, e identificou aqueles que estavam mais bem preparados para sediar o evento.

A primeira etapa será realizada entre os dias 27 e 31 de março. Já a segunda, que ainda não tem sedes definidas, será entre os dias 1º e 5 de maio. A etapa estadual está marcada para ser disputada entre os dias 29 de maio e 2 de junho. A programação completa estará disponível no site da Sedese (social.mg.gov.br).

O intuito do projeto é fomentar a prática do esporte entre os municípios de Minas; possibilitar a qualificação técnica, tática e física dos atletas e equipes; promover a integração esportiva e o intercâmbio técnico entre as várias representações municipais; aprimorar a gestão esportiva municipal e regional; e estimular o potencial econômico, cultural e turístico das regiões do Estado, gerando ainda atividade econômica.

O superintendente de programas esportivos da Sedese, Frederico Pessoa, ressalta que os Jimi são a mais tradicional competição esportiva de Minas Gerais. “O evento é de suma importância para o calendário esportivo mineiro e fortalece os laços esportivos, culturais e sociais entre os municípios participantes”.

“A expectativa é que tenha uma média de 15 a 20 equipes por sede nos naipes masculino e feminino. Toda a competição será gratuita para o público. E a premiação será com medalhas e troféus aos três primeiros lugares das equipes masculinas e femininas”.

Os jogos

Os municípios serão divididos em oito microrregiões, de acordo com os Territórios de Desenvolvimento, definidos pelas diretrizes do governo. A disputa na etapa microrregional será por pontos corridos em turno único em chaves de no máximo quatro equipes cada.

Finalizada a etapa de pontos corridos será elaborada a Lista Geral de Classificação por Pontos. A partir desta lista, os quatro primeiros colocados estarão classificados para a semifinal da microrregional correspondente. As equipes que chegarem à final da microrregional, em cada modalidade e naipe, estarão automaticamente classificadas para o estadual.

Histórico

Criado em 1985, os Jimi são um programa do governo estadual implementado, atualmente, por meio da Subsecretaria de Esportes, vinculada à Sedese, e das prefeituras interessadas. Podem participar da competição atletas e paratletas, federados ou não, de modalidades coletivas e individuais, exclusivamente nascidos ou com domicílio eleitoral no Estado, com a idade a partir de 16 anos.

O superintendente explica que nessa competição, seleções de várias cidades mineiras se enfrentam em diversas modalidades. “Como as coletivas, individuais e de Pessoas com Deficiência (PcD). Atletas olímpicos como Giovane Gávio e Hilma Caldeira, do voleibol, disputaram esses jogos”.

A última edição dos Jimi foi em 2018, na qual participaram 5.590 atletas, de 185 municípios. Em 2023, foi realizada, em Juiz de Fora, a segunda edição do Jimi Paradesporto, competição dedicada aos paratletas. Foram 435 participantes, de 32 cidades de Minas Gerais.