Home > Esporte > Saiba quem América, Atlético e Cruzeiro vão enfrentar no Campeonato Brasileiro

Saiba quem América, Atlético e Cruzeiro vão enfrentar no Campeonato Brasileiro

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

 

No dia 15 de abril, a bola rola para mais uma edição da série A do Campeonato Brasileiro. Até 5 de dezembro, as 20 equipes da elite do futebol nacional disputarão 38 partidas para definir quem será o novo campeão brasileiro. Em relação ao formato do torneio, ainda continuará o de pontos corridos pelo 21ª ano consecutivo.

Para esse ano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidade organizadora do campeonato, anunciou algumas novidades. Uma delas é que, pela primeira vez na história, o Brasileirão será paralisado durante as Datas FIFA, período em que ocorrem os jogos entre Seleções. Já em relação aos atletas estrangeiros, cada clube poderá inscrever até 7 jogadores em cada partida. No ano passado, todas as equipes poderiam utilizar, no máximo, 5 atletas em cada duelo do campeonato.

Outra novidade anunciada pela CBF foi em relação às ações discriminatórias, seja de cunho racista, xenófobo ou LGBTfobia durante as partidas. Se acontecer, o clube poderá tomar punições, como multa, perda de mando de campo ou jogar com portões fechados e até pontos no campeonato. Além disso, a súmula do jogo será enviada ao Ministério Público e a Polícia Civil para que seja feita uma investigação do caso.

 

Expectativa dos mineiros

Na primeira divisão deste ano, Minas Gerais terá três representantes: América, Atlético e Cruzeiro, que está de volta à elite após três anos. Mas o torcedor de cada equipe tem expectativas diferentes para esse campeonato.

O atleticano Gabriel Silva confia que o Atlético tem time para buscar o tricampeonato brasileiro. “Em relação ao Galo no Brasileiro, acredito que podemos sim, brigar pelo título. O elenco ainda é muito forte e, a partir de agosto, vamos ter a nossa nova casa e quem sabe, não inauguramos a Arena com mais um título do Campeonato Brasileiro”.

Já a cruzeirense Fernanda Batista não acredita em um grande desempenho da equipe nesse retorno à primeira divisão. “Estou receosa em relação ao time, visto que a Raposa foi muito mal no Campeonato Mineiro, quando não ganhou nenhuma partida em casa. Isso é importante no Brasileirão para permanecer na primeira divisão e ainda tem o início de trabalho do técnico Pepa, que chegou recentemente a equipe. Só de permanecer na série A já está excelente”.

E o americano Antônio Santos acha que a equipe vai repetir o bom desempenho dos últimos anos. “Em 2021, o América conseguiu alcançar uma vaga na Libertadores, ano passado garantiu uma vaga para a Sul-Americana. O time está jogando bem, chegou à final do Mineiro e acredito que o Coelho brigue novamente por vaga em uma competição Sul-Americana”.