Home > Esporte > Conheça mais sobre o beisebol

Conheça mais sobre o beisebol

BH Capitals ensina o esporte para crianças no Barreiro – Foto: Arquivo pessoal

 

O beisebol é um esporte muito popular em países, como Estados Unidos, Cuba, Japão e Venezuela. O objetivo é o jogador que está com o taco bater na bola o mais longe possível e atravessar o campo em forma de diamante, até voltar à base de partida e completar o ponto. O primeiro torneio oficial ocorreu em 1846, em Nova York. No Brasil, ele começou a ser praticado em São Paulo no início do século 20.

Durante uma partida, as equipes se alternam entre ataque e defesa por nove vezes. Cada equipe tem nove jogadores em campo, com um catcher (fica ajoelhado na frente do juiz para pegar a bola), arremessador (pitcher), primeira base, segunda base, shortstop (ou interbase), terceira base, jardineiro central (center field), jardineiro direito (right field) e o jardineiro esquerdo (left field).

No ataque, o objetivo é rebater a bola lançada pelo arremessador da equipe adversária e correr pelas quatro bases em sequência: primeira, segunda, terceira e finalmente a base de home plate. Ao alcançá-la, um jogador marca um ponto para sua equipe.

Existem diferentes formas de pontuar: singles, que é quando o rebatedor chega à primeira base, doubles (segunda base) e triples (terceira base). Além disso, os jogadores podem avançar nas bases quando outros rebatem a bola ou recebem walks, que é o momento em que o arremessador concede quatro arremessos fora da zona de strike, área entre o joelho e o peito do rebatedor.

Outra jogada que pode marcar pontos é o home run, quando um rebatedor consegue rebater a bola para fora do campo de jogo. O lance contabiliza um ponto, caso não tenha outros jogadores do time de ataque ocupando as bases. Se um rebatedor conseguir fazer o home run com jogadores nas três bases, o lance é chamado de grand slam e soma quatro pontos no placar.

Já na defesa, o objetivo é eliminar os jogadores da equipe adversária antes que eles alcancem o home plate. Isso pode ser feito através de eliminações por rebatidas ou por corridas entre bases e outros meios. No final do jogo, a equipe com mais pontos é declarada vencedora.