Home > Editorial > Sebrae celebra 51 anos

Sebrae celebra 51 anos

No Brasil, existem instituições que não funcionam, mas também, e para o bem de todos, consolidam-se entidades de caráter a servir de modelo. E esse exemplo, a nível nacional, atende pelo nome de Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sigla que completou 51 anos de fundação neste limiar de julho, apoiando e orientando os empreendedores e prestadores de serviço de todo o país.

Os números, especialmente em Minas, são promissores. Tem-se, como base, uma recente entrevista do presidente do Conselho Deliberativo da Instituição no estado, empresário Marcelo de Souza e Silva. Ele afiança que, de janeiro a junho deste ano, o Sebrae Minas realizou 130 mil atendimentos a empreendedores, por meio de seus mais de 500 pontos integrados à Rede de Atendimento “Aqui tem Sebrae”. Ele acrescenta que, deste total, 59 são agências de atendimento próprio e as demais são pontos de instituições parceiras entre entidades de classe, cooperativas e Salas Mineiras do Empreendedor.

Para mostrar a sua força no cenário estadual, eis alguns dados complementares referentes à importância dos pequenos negócios no estado. Eles são responsáveis por 57% dos empregos e por mais de 40% dos salários pagos aos trabalhadores de Minas, especialmente no universo dos pequenos negócios: microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e microempreendedores individuais (MEIs). Não se pode negar que se trata de um segmento estratégico para o desenvolvimento, visto que são mais de dois milhões de empreendimentos, chegando a 94% das empresas do estado.

Dentre outros números, somente nos cinco primeiros meses deste ano, as ME e as EPP proporcionaram um saldo de 85.885 postos de emprego, média de 70% de todas as vagas no mercado de trabalho mineiro. A confirmação vem do Ministério do Trabalho, por intermédio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No mesmo período, foi registrada a abertura de mais de 177 mil pequenos negócios no estado, sendo quase 80% deste total MEI.

Para além do prestígio do Sebrae Nacional, podemos nos referir, especificamente, sobre a importância da entidade em Minas, como um palco por onde desfilam dirigentes de reconhecida competência. Sempre garantindo e preservando a sua importância como uma sigla, cujo escopo é proporcionar o bem-comum e garantir o desenvolvimento daqueles que procuram empreender no estado. Esses dirigentes, inclusive os atuais, não medem esforços para preservar a história e a salvaguarda da organização, agora, mais do que cinquentenária.