Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Retorno à política?
Depois de um longo período como presidente do Sebrae Nacional, o ex-deputado federal Carlos Melles, deixou o cargo no início deste ano. Agora, conforme comentam lá no Sul de Minas, ele estaria analisando a possibilidade de retornar à vida política.

Zema x Segurança
Forças de Segurança do Estado fizeram um verdadeiro tumulto nos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). De acordo com o deputado Sargento Rodrigues (PL), essas manifestações vão continuar no âmbito do Legislativo, cuja finalidade é pressionar o governo do estado para que as reivindicações da classe por melhores condições de trabalho e aumento de salários sejam atendidas.

Residência do governador
Deputados de oposição se preparam para questionar o governador Romeu Zema (Novo). Recentemente, ele concedeu declaração indicando a sua intenção de construir uma residência mais próxima à Cidade Administrativa para os futuros governadores. “O Palácio das Mangabeiras já não serve mais de habitação para os chefes do Executivo”, disse Zema. Para esses parlamentares, o poder público terá um custo enorme, pois os imóveis na região Norte do Estado estão caros.

Tribunal de Contas
A próxima vaga para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) será aberta em abril do próximo ano. Mas, nos bastidores da ALMG, informações indicam que se o pleito fosse agora, o deputado estadual Alencar da Silveira (PDT) seria o escolhido.

Política em Montes Claros
Na porta do tradicional Café Galo, no Centro de Montes Claros, as discussões políticas estão sempre em evidência. Por lá, o comentário é que o prefeito Humberto Souto (Cidadania) pretende escolher um nome para disputar a sua sucessão, mas ainda não revelou nada ao público. Existem apenas insinuações.

Vereadores da capital
Em Belo Horizonte, na porta do badalado Café Nice, as ironias são direcionadas ao presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Azevedo. “Agora que terminou a polêmica envolvendo as empresas de ônibus da cidade, resta saber qual será a próxima demanda a ser capitaneada pelo vereador”, dizem.

Saúde na RMBH
Municípios tradicionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), como Santa Luzia e Ribeirão das Neves, estão com problemas sérios no atendimento à saúde pelo sistema público.

Crítica ao ministro
“O titular da Comunicação Social do governo federal, Paulo Pimenta, deveria deixar de ser um militante do Partido dos Trabalhadores, para ser efetivamente um ministro, sem essas amarras ideológicas, pois isso tem atrapalhando a comunicação do próprio governo”. Opinião do presidente da Academia Brasileira de Letras, o jornalista global Merval Pereira.

Milhões de favelados
Em Brasília, está sendo discutido entre autoridades de diferentes ministérios, uma possível saída para um problema sério. No Brasil, segundo dados oficiais, existem mais de 18 milhões de pessoas morando nas favelas das grandes cidades. E, até o momento, não há um roteiro concreto para minimizar essa dramática realidade.

Blocão do Lira
Em Brasília, sempre que o governo tem dificuldade de votar um projeto, logo o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, pede autorização ao presidente Lula (PT) para buscar apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). Aliás, diante de tensos aliados sob seu comando, já se denomina por lá de Blocão do Lira.

Articulador político
Nos primeiros meses do governo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), enfrentou olhares não republicanos dos próprios petistas. Mas logo se desvencilhou dessa realidade e agora se transformou em um articulador político. No entanto, seu relacionamento com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), não é lá essas maravilhas.

Investimentos na economia
Segundo avalia a jornalista da Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello, o governo federal precisa sair do discurso e caminhar para investimentos pesados, com a finalidade de garantir a estabilidade da economia.

Jovens nem-nem
Especialistas lembram que o futuro do país poderá ficar comprometido, se nada for feito para reverter a atual situação onde uma média de 9,8 milhões de jovens brasileiros não estudam e não trabalham. São os denominados geração nem-nem.

Turismo acanhado
Um levantamento realizado por entidades ligadas ao turismo constata que o Brasil não faz qualquer divulgação dos seus potenciais turísticos no exterior. Apenas o Rio de Janeiro tem imagem consolidada, embora as demais opções para os visitantes sejam desconhecidas nos diferentes continentes.

PT e as redes sociais
Recentemente, o experiente professor e filósofo Luiz Felipe Pondé, disse: “O PT vai precisar se desdobrar para aprender a lidar com o mundo virtual. Não sabe utilizar o potencial dessa comunicação virtual, como faz com maestria, a oposição ao governo federal e ao próprio partido”.