Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Alckmin quer Paulo Brant
Diante de uma pré-campanha, que indica embate entre um bolsonarista e o atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, sob risco de não disputar a reeleição, Geraldo Alckmin (PSB) deu aval para o partido trabalhar o nome de Paulo Brant. Inclusive, colocou-se à disposição para atrair legendas da base do governo Lula (PT) para o projeto. O ex-vice-governador de Minas, que também é economista e engenheiro civil, não admite ainda a candidatura, mas aliados garantem a viabilidade de seu nome em função da atual conjuntura política na capital mineira.

Sucessão em BH
Matemáticos da política garantem que o debate constante envolvendo o transporte coletivo da capital mineira pode não render votos, mas, por outro lado, tirar votos. Esses especialistas deveriam avisar isso para o presidente da Câmara, Gabriel Azevedo, não se empolgar tanto com o tema. Segundo a imprensa, ele é um dos postulantes à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) no próximo ano.

Tramonte em ação
Assim que terminou a eleição no ano passado, o reeleito deputado Mauro Tramonte (Republicanos) se negava a comentar o assunto em relação ao pleito de BH. Agora, alguns amigos já sinalizam que o parlamentar não descarta essa possibilidade, até porque, grande parte dos seus votos para deputado estadual foram oriundos da capital mineira.

Pimentel em evidência
Exercendo cargo de segundo escalão no governo federal, o ex-governador Fernando Pimentel (PT) já começa a ser demandado para discutir sobre as eleições municipais de 2024.

Presidente da ALMG
Avaliado como um político moderado, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), foge do assunto quando alguém o questiona sobre seu pensamento relacionado à eleição majoritária. Por enquanto, seu foco tem sido apenas as demandas envolvendo o seu posto de dirigente máximo do Legislativo estadual.

Partido Novo X PT
Nos corredores da ALMG, os comentários indicam que o Partido Novo é quem direciona grande parte das ações políticas do governador Romeu Zema (Novo). Mais ou menos ao estilo do PT, com a diferença de ser uma sigla com o viés ideológico da direita e os petistas de esquerda.

Tarefa importante
Uma das primeiras tarefas do novo secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares (PMN), é aparar as arestas políticas entre Executivo e Legislativo. E mais, também minimizar os ciúmes de alguns deputados quanto às visitas do vice-governador Mateus Simões (Novo) ao interior do estado, muitas vezes, sem a presença de alguns desses parlamentares enciumados.

Importância do BC
Na avaliação do filósofo Luiz Felipe Pondé, a autonomia do Banco Central (BC) tem se revelado importante. “Mas a instituição não pode se tornar responsável, única e exclusivamente, pelo controle da inflação brasileira. Isso seria dar poder demais ao BC”, comenta.

Escola em Tempo Integral
“Na minha avaliação, a implementação do Escola em Tempo Integral, programa lançado pelo governo federal, chega para atender a uma demanda antiga do ensino básico e promover uma verdadeira inclusão social”. Opinião do cientista político paulistano, Sérgio Fausto, em recente debate na TV Cultura.

Ação entre amigos
Diante do volume de recursos liberados pelo governo federal em forma de emendas parlamentares para atender a deputados e senadores, os jornalistas da crônica política de Brasília rememoraram que aquela velha máxima continua valendo: “aos amigos, tudo, aos inimigos, as migalhas”.

Redes sociais
Analistas políticos de todo o Brasil chegaram a uma conclusão. “Se as redes sociais fossem capazes de convencer os eleitores a votarem em determinado candidato, Jair Bolsonaro (PL) teria sido reeleito, visto que as suas mídias eram e continuam sendo muito ativas”.

Brant na disputa
Outro pré-candidato à PBH, Paulo Brant (PSB), passou os primeiros dias da semana passada em Brasília, conversando com a cúpula de seu partido, e também dialogando com líderes da política nacional. Em Pauta, a sucessão em importantes municípios de Minas Gerais, inclusive BH, onde ele almeja disputar o pleito.

Reforma tributária
Ao saber da pretensão dos senadores no sentido de promover alterações no projeto de reforma tributária aprovado pela Câmara Federal, o empresário Emerson Kapaz comentou: “não é possível que os ilustres senadores vão postergar a implementação dessa matéria, pois o assunto requer urgência para deixarmos de viver essa espécie de manicômio tributário”.

Partido dividido
Em Brasília, comenta-se sobre uma possível fragmentação do Partido Liberal, comandado pelo veterano político Valdemar Costa Neto. Na avaliação da imprensa local, o dirigente não se preocupa com esse “racha”. Ele sabe que por motivos comuns de briga e pequenas desavenças, os parlamentares não podem mudar de sigla.

Preservando o chefe
As indagações a respeito do coronel Mauro Cid, preso por problemas com a administração passada, continuam preservando o nome do seu antigo chefe, o então presidente Jair Bolsonaro (PL). Resta saber até quando isso vai acontecer.

Senador irritado
O parlamentar Otto Alencar (PSD) disse que muitas pessoas acometidas pela COVID-19 continuam com sequelas, mas não tem condições de tratamento adequado por serem atendidas apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Foi um erro essa falta de vacinação em tempo hábil, pois isso poderia evitar tantas dores aos pacientes”, vaticinou.

Milícia digital
Para o jornalista Gerson Camarotti, a posição de independência do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) irá aguçar ainda mais a guerra dos internautas.