Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Campanha nanica

Por enquanto, a pré-campanha do empresário Romeu Zema ao governo de Minas não tem indícios de vitalidade. Se continuar nessa trilha, sua postulação não passaria de uma candidatura considerada, pelos especialistas, nanica. Coisa da política mineira.

Prefeitos com Pimentel

Aproximadamente 145 prefeitos das mais diversas regiões do Estado estiveram, nos últimos dias, em contato com o governador Fernando Pimentel (PT), seja de forma direta ou indireta por meio do primeiro escalão. É a política de 2018 em prática, é claro.

Ex-governador em ação

Foi uma semana de intensa movimentação por parte de amigos e pessoas próximas ao ex-governador Alberto Pinto Coelho que, recentemente, assinou a ficha de desfiliação do Partido Progressista. Jornalistas que estiveram com ele passam a acreditar na possibilidade do retorno do ex-chefe do executivo à disputa eleitoral deste ano. A conferir…

Sem prestígio

Segundo avaliam os mais diversos marqueteiros de prestígio nacional, se a eleição presidencial fosse realizada em março, os três nomes badalados para o pleito Rodrigo Maia (DEM), Temer (MDB) e Henrique Meirelles, não passariam, juntos, de 8% na preferência dos eleitores. Marqueteiros cáusticos, gente.

Partidos dos ricos

Alguns pequenos partidos de Minas que nutriam expectativa de ter problemas financeiros, agora podem sair dessa lista. Entre eles, o partido Podemos, cujo novo presidente é o empresário e prefeito de Betim, Vittorio Medioli, e o Partido Progressista, que está sob a liderança do também empresário e deputado federal Renzo Braz.

Policias são vitimas

Em comentários levados ao ar por meio da TV Câmara, o deputado federal Aluísio Mendes (PODE), do Maranhão, considerou oportuna as decisões de Brasília visando buscar um novo caminho para conter a violência no país. Ele ainda alertou: não é apenas a população que está encurralada. “Basta ver que o Brasil é campeão mundial em mortes de policiais”, vaticinou o parlamentar.

Tucano sem prestígio

A possível candidatura do presidente da Câmara de Belo Horizonte, vereador Henrique Braga (PSDB), ao Senado ainda não surtiu o efeito esperado por ele. Fontes de alta plumagem dos tucanos mineiros garantem que o PSDB estadual tem outras prioridades. Mas, como Braga é tido como um político independente, por certo ele não irá desistir de pleitear esse espaço. Ou seja, vai bater de frente até o período de convenção, preveem alguns membros do partido.

Fabinho, Kalil e Maia

A recente e inesperada visita do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), juntamente com o ministro da Educação Mendonça Filho, ao prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), teria sido articulado pelo primeiro vice-presidente da Câmara, deputado Fabio Ramalho (MDB). O pessoal do Paládio da Liberdade ficou fulo da vida.

Briga no MDB

Nos corredores da Assembleia ainda existem comentários indicando que o suplente de deputado João Alberto Paixão Lage, amigo pessoal do vice-governador Antônio Andrade, teria sido o pivô dos desentendimentos que culminaram com uma briga no MDB, levando Andrade a romper com a bancada estadual do partido e se distanciar do Palácio da Liberdade.

Perrella sem futuro?

“Ainda ocupando o cargo de senador, o presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, Zezé Perrella (MDB), se não quiser ficar no esquema político, deveria ser candidato a deputado estadual”. Essa é avaliação do meandro político, porém seria esquisito um cidadão deixar de ser senador para tornar-se parlamentar no legislativo mineiro. Mas, como em política tudo é possível, não resta outra alternativa a não ser esperar a chegada do período de convenções dos partidos.

Deputado em apuros

Na região das vertentes mineiras, o deputado Luiz Fernando Faria (PP) é considerado como uma espécie de rei dos votos. Mas neste pleito de 2018, ele está em apuros, pois a sua votação, inclusive em São João del-Rei, é apadrinhada pelo senador Aécio Neves (PSDB). Afinal, o tucano pode ser candidato federal, situação que poder complicar Faria.

PP sem espaço

Na avaliação do jornalista Gerson Camarotti, o Partido Progressista, a nível nacional, tem perdido muito espaço junto ao governo federal.  “Por conta dessa realidade, a cúpula da sigla promete uma reação”, prevê o comunicador.

Violência X Turismo

Cálculos dos órgãos oficiais apontam para um decréscimo no número de turistas no Rio de Janeiro por conta da violência. Tanto que, em um ano, as demissões no segmento passaram da casa dos 150 mil trabalhadores. Ave Maria, gente!

PT está vivo

Ao comentar temas referentes aos políticos, o cientista político Marcos Coimbra, da Vox Populi, disse ter uma pesquisa indicando que, apesar de todos os problemas, o Partido dos Trabalhadores ainda goza de prestígio junto a 20% dos eleitores brasileiros. Isso tudo?

Indefinição em Brasília

Bem informado sobre os acontecimentos dos bastidores de Brasília, o jornalista Valdo Cruz comentou: “No momento, o Planalto tem duas candidaturas possíveis, a do ministro Henrique Meirelles e do próprio presidente Temer (MDB). Então, quem tiver melhor nas pesquisas de opinião, pode receber a preferência”, prevê.

Política em Sabará

Por enquanto, o prefeito de Sabará, Wander Borges (PSB), continua no muro quando o assunto é a sucessão estadual. Ele tem boa ligação com o atual governo, mas continua também com bons laços com o grupo do senador Aécio Neves (PSDB). Ele terá de definir essa situação nos próximos meses, pois, pela importância do colégio eleitoral de lá, a pressão será pesada.

Marina desacreditada

Nos debates nacionais relacionados à eleição presidencial que se aproxima, uma coisa é clara: por enquanto, ninguém acredita no sucesso da candidatura da ex-senadora Mariana Silva (Rede). Ela, de acordo com o jargão político, estaria “desidratada” eleitoralmente. Cruz credo!

Intervenção militar

Velho militante político, ex-deputado federal, o advogado paulistano Airton Soares mandou recado para Michel Temer (MDB). “O presidente atacou de frente o esquema para implementação da intervenção militar na segurança do Rio, mas ele deve saber que isso não lhe dará sustentação política suficiente para eventuais projetos políticos”, antecipa.

Empurra-empurra

Com relação ao tema segurança nacional, a jornalista Cristiana Lôbo atacou. “Esse assunto é tão delicado que, nos bastidores do governo federal, percebe-se claramente uma verdadeira onda de empurra-empurra ao invés de se discutir abertamente uma solução para o assunto”.

Apoio da mídia

“De nada adianta os movimentos sociais se organizarem para lutar por causas das mais diversas se eles não tiverem o apoio da grande mídia nacional. Eles precisam desse tipo de abertura no noticiário para poder galgar patamares mais expressivos, pois só as redes sociais não serão suficientes”, opinião do sociólogo Fernando Antonio da Costa Vieira.

Sem dinheiro

Mesmo sendo beneficiado diretamente da construção do aeroporto de Betim, cuja obra promete ficar pronta no final do próximo ano, o Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, não teria condições financeiras para fazer parte do consórcio empreendedor do projeto.

Importando marqueteiros?

Uma informação que precisa ser checada: de acordo com o filósofo Luiz Felipe Pondé, um grupo de marqueteiros norte-americanos, que cuidaram da eleição do presidente Donald Trump, já estariam instalados no Brasil com a finalidade de participar do pleito de 2018. Eu, hein!?

Medo de Anastasia

Embora diga que não, tem muito tucano de alta plumagem preocupado com o possível envolvimento do nome do senador Antonio Anastasia (PSDB) com um esquema não muito lícito na construção da Cidade Administrativa.

Dinis e Pimentel?

Distanciado do grupo do PSDB mineiro, o pré-candidato a governador Dinis Pinheiro teria chance em um eventual segundo turno de aproximar mais do atual governador Fernando Pimentel (PT), do que de um possível candidato apoiado pelo senador Aécio Neves (PSDB). Quem sabe?

Espertos cariocas

Professor e homem de longa experiência no meio universitário, o reitor da Faculdade Zumbi do Palmares, José Vicente, disse: “O plano do Palácio do Planalto para conter a violência nas favelas do Rio chegou primeiro junto aos malandros que trataram logo de sair de lá e estão bem longe das cenas protagonizadas após a presença dos militares. Portanto, existe a possibilidade dessa situação se traduzir em uma ação inócua”, considera.

Conselho ao presidente

Irritado com a falta de habilidade do governo federal, o cientista político José Álvaro Moisés atacou: “O pessoal do serviço de informação do Palácio do Planalto é ineficiente, não serve para nada ou está boicotando o presidente Temer (MDB). Tanto que quase todos os ministros indicados recentemente tiveram problemas para tomar posse, a exemplo da Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho. Que horror!”.

Pequenas cidades

Sabidamente, controlar os votos das grandes cidades é algo impossível. Aliás, a previsão é que haja um grande número de votos nulos e brancos. No entanto, o deputado estadual do PSD, Duarte Bechir acredita que nas pequenas cidades essa situação será diferente, pois o eleitor de lá irá as urnas com mais vontade e motivado.