Home > Esporte > Congonhas recebe Campeonato Pan Americano de Mountain Bike 2023

Congonhas recebe Campeonato Pan Americano de Mountain Bike 2023

Foto: Divulgação/CBC

De 26 a 30 de abril será realizado o Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023 em Congonhas, na região Central do estado. O evento será classificatório para os jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, e também soma pontos na corrida classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A entrada será gratuita e a competição contará com a “Vila do Pan”, local com praça de alimentação completa, venda de artesanatos e produtos regionais, além da transmissão, ao vivo, nos telões. O evento também será exibido no canal oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) pelo YouTube.

O cronograma do campeonato contempla as seguintes provas: Cross Country Olímpico (XCO), Short Track (XCC), Eliminator (XCE), Team Relay (XCR) e um evento amador, para esportistas não filiados, batizado de “Desafio de Profetas MTB XCO 2023”, que não será válido como título Pan-Americano. Com isso, mais de 900 atletas são esperados para a disputa.

Essa é a segunda vez que o país é sede do evento, o primeiro foi em 2014, em Barbacena. Esse ano foram convocados 10 atletas, entre as categorias elite, sub-23 e júnior, todas com equipes femininas e masculinas. Além de garantir vaga para a competição no Chile e pontos para a corrida olímpica em Paris, os três primeiros colocados vão ganhar medalhas e os vencedores o título Pan-Americano MTB 2023.

De acordo com a organização, a escolha do Brasil como sede confirma a capacidade da CBC de realizar grandes eventos. “Colaborando com o desenvolvimento da modalidade e dando a oportunidade aos atletas brasileiros, de todas as categorias, competirem em uma disputa mundial, podendo marcar pontos importantes no ranking internacional, em casa”.

O presidente da CBC, José Luiz Vasconcellos, afirma que a parceria com a Prefeitura de Congonhas, possibilitou trazer a principal competição do continente para o país. “O Parque Ecológico da Cachoeira, que será palco desse grande torneio, já é reconhecido nacionalmente por ser um local propício para a prática do mountain bike. Além de estar cercado por uma grande área de preservação ambiental, oferece uma estrutura completa para acolhimento dos competidores, acompanhantes e público geral. Estamos trabalhando para que o evento seja um verdadeiro sucesso”.

O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023 é uma realização da CBC, com a supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e União Ciclística Internacional (UCI), com patrocínio da Prefeitura de Congonhas.