Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Kalil abandonado
Derrotado em sua campanha ao governo de Minas e afastado do noticiário político da capital, o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) não está vivendo um bom momento. A todo instante surgem novas denúncias da época em que foi chefe do Executivo no âmbito da Câmara Municipal. E, pelo visto, seu partido abandonou à própria sorte.

PT sem liderança
Segundo o que se comenta nos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o protagonismo no PT nas eleições municipais do próximo ano pode estar comprometido. Isso em função da falta de um nome de proa da sigla para liderar os seus filiados e apoiadores. Basta ver quem são os grupos que compõe o partido e os nomes que até então eram respeitados, como Patrus Ananias e Fernando Pimentel, hoje políticos deixados de lado.

Política em Juiz de Fora
Informações procedentes da Zona da Mata não confirmam a possível candidatura de Bruno Siqueira (Avante) à Prefeitura de Juiz de Fora na próxima eleição. Recentemente, o ex-prefeito confessou a amigos a sua boa convivência com a atual chefe do Executivo, Margarida Salomão (PT).

Quem paga as contas?
Deputados da oposição buscam saber quem está pagando as contas do governador Romeu Zema (Novo), em suas constantes viagens pelo Brasil afora, para debater assuntos políticos. Isso veio à tona recentemente e gerou polêmica, quando Zema declarou a sua pretensão em ser candidato a presidente em 2026.

Patrimônio ameaçado
Registrado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, apesar de honroso título, continua sendo um verdadeiro esgoto a céu aberto. As autoridades prometeram uma solução para a demanda, mas nada foi feito até o momento.

Jarbas e Tadeu
Em um evento esportivo no Mineirão, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), conversava descontraidamente com o procurador-geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares Junior, quando foi feito o seguinte comentário: “um desses aí pode ser candidato ao governo de Minas daqui a quatro anos”. Será, gente?

CNI sem ação
Ex-líder dos empresários mineiros, depois que se tornou presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade parece haver perdido prestígio, inclusive no plano nacional. Basta ver que as reuniões com o grupo econômico do governo federal têm acontecido sempre sob o comando de outro mineiro, o empresário Josué Alencar, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Centro de BH
Recentemente, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou uma série de medidas, visando a revitalização do Centro da capital. Essa não é primeira vez que o poder público divulga ações sem resultado prático. No entanto, agora o tema é mais sério, visto que a região tem sido alvo constante de assaltantes e local preferido dos marginais para venda de drogas.

Empresário na política
Nas rodas de conversa entre empresários e políticos, o nome do poderoso empresário Rubens Menin sempre é mencionado para disputar o governo de Minas no próximo pleito.

Igor ou Mateus?
Desde o princípio da atual legislatura, o relacionamento do governador Romeu Zema (Novo) com o parlamento mineiro tem melhorado. Mesmo assim, muitos deputados se dizem confusos e não sabem como resolver suas demandas, já que existem duas vertentes para encaminhar os temas. Uma por meio do vice-governador Mateus Simões, e outra pelo secretário de Governo Igor Eto.

Walfrido ficou de fora
Circula em Brasília que o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia chegou a fazer parte da cronologia dos integrantes da comitiva presidencial que esteve na China. Mas, no momento de fechar a lista, ele terminou ficando de fora.

Fábrica de problemas
Comentários ouvidos no Café Boca de Pito, no edifício 5ª Avenida, na Savassi: “a Câmara de Vereadores de BH produz, em média, uma nova crise por semana contra o prefeito Fuad Noman (PSD) ou membros de sua equipe”.

Comentário único. Isso pode piorar à medida em que o debate relativo à sucessão municipal esquentar.

Potência chinesa
Segundo o historiador Marco Antônio Villa, atualmente, a China é a maior parceria comercial de 130 países nos diferentes continentes. Vale dizer que o Brasil faz parte desta lista.

Taxação das empresas
Para o economista Ricardo Sennes, a ideia do governo federal no tangente à taxação de impostos para importações no valor de 50 dólares é importante. “Isso só vai funcionar se houver uma regulamentação do processo. Caso contrário, pode ser um fisco”, sentenciou.

Desunião Brasil
As constantes desavenças entre parlamentares do partido União Brasil têm deixado a sigla em uma situação delicada. E, ironicamente, o aludido partido já é denominado de “Desunião Brasil”.

Esperto ministro
Depois de ficar como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) por exatos 17 anos, Ricardo Lewandowski deixa o cargo defendendo a tese que o mandato dos integrantes das Cortes Superiores deveriam ser fixos de 10 anos.

Reforma tributária
O experiente empresário paulistano e ex-deputado federal, Emerson Capaz, ao analisar a respeito do projeto de reforma tributária no Brasil, atalhou: “os governadores vão continuar jogando pesado para essa matéria não ser aprovada, pois eles temem perder arrecadação”