Home > Geral > Benefícios são mais importantes na hora de escolher um emprego

Benefícios são mais importantes na hora de escolher um emprego

Pelo segundo ano consecutivo, benefícios foram mais importantes do que o próprio salário – Foto: Pixabay

De acordo com uma pesquisa realizada pela Flash, empresa que oferece vantagens a empresas, 53% dos entrevistados preferem ter melhores benefícios, como um bom plano de saúde e vale-alimentação, a salários maiores.

O levantamento também apontou a importância dos benefícios flexíveis. “Indica que os trabalhadores entenderam que existe uma oferta melhor e que ela pode se conectar de forma relevante a sua real necessidade. A rotina dos funcionários mudou nos últimos anos e não se adaptar a isso pode colocar limitadores na relação das companhias com seus colaboradores”, destaca Ricardo Salem, CEO da Flash.

A percepção e o engajamento dos colaboradores sobre as empresas também mudam quando existe a oferta de benefícios flexíveis. Para 84% dos entrevistados existe uma vontade maior de permanecer no atual emprego quando a mesma oferece essa possibilidade. Já 8 em cada 10 pessoas acreditam que as companhias que oferecem benefícios flexíveis aos seus colaboradores são mais modernas.

Além disso, aproximadamente 85% dos trabalhadores indicam considerar mais atrativo às empresas com benefícios flexíveis quando comparadas às que oferecem benefícios tradicionais, pois entendem que que companhias com essa modalidade se importam mais com seus colaboradores (81%).

“O contexto de benefícios mudou muito nos últimos anos, pois a relação entre trabalhadores e companhias também teve alterações significativas. Hoje, 87% dos colaboradores acham benefícios tão importantes quanto outros fatores na hora de decidir aceitar um cargo. Isso acontece, pois possuímos uma pluralidade ainda maior de realidades e os benefícios flexíveis permitiram que elas fossem contempladas de forma relevante e dedicada”, detalha Salem.

Carlos Silva é assistente de credenciamento e escolheu seu novo emprego a partir dos benefícios concedidos pela empresa. “Tive várias propostas de emprego nos últimos meses, mas o que estou agora me deu mais vantagens em relação à alimentação. Com o benefício que recebo, posso escolher se faço compras para minha casa ou se almoço em restaurantes perto do meu trabalho”, explica.

Outros destaques

A pesquisa também identificou quais os benefícios que os colaboradores consideram mais importantes. A oferta de plano de saúde é um dos três principais para 62% dos respondentes, seguido por vale-alimentação (54%) e participação nos lucros da empresa (28%). Para Salem, ofertas de benefícios menos tradicionais ganharam força durante a pandemia e se destacaram no estudo, como horário flexível e home office.

Outro estudo realizado pela Flash apontou que, em média, as empresas oferecem cerca de 6 benefícios aos seus colaboradores. Os mais lembrados são: vale-alimentação (87%), plano de saúde (84%), vale-refeição (78%), vale-transporte/auxílio combustível (68%) e plano odontológico (60%).