Home > Esporte > Campeonato Mineiro de Taekwondo 2023 será realizado na cidade de Rio Piracicaba

Campeonato Mineiro de Taekwondo 2023 será realizado na cidade de Rio Piracicaba

A competição vai acontecer nos dias 15 e 16 de abril – Foto: Divulgação/FTKDMG

A cidade de Rio Piracicaba, na região Central do estado, vai receber o Campeonato Mineiro de Taekwondo 2023. Será nos dias 15 e 16 de abril, no ginásio poliesportivo Walter Valamiel, no bairro Praia. A entrada será gratuita.

A competição tem como objetivo divulgar a prática do esporte em Minas Gerais, além de ser uma oportunidade para os jovens atletas do “Projeto Saltando Para a Vitória” – uma iniciativa da gestão municipal – participarem de um evento de nível estadual. O campeonato terá as modalidades de Poomsae (formas), Kyorugui (luta) e Kiopa (quebramento).

Diomar Renato Brandão, presidente da Federação de Taekwondo de Minas Gerais (FTKDMG), pontua que são esperados em torno de 350 atletas na competição. “A premiação será com medalhas para todos os participantes e troféus para as equipes melhores colocadas”

O esporte

Diomar Renato Brandão é presidente da Federação de Taekwondo de Minas – Foto: Divulgação

Brandão destaca que a sociedade pós-pandemia vem demonstrando maior valorização ao esporte especializado. “A mídia ainda não dá o devido valor, acho que é por causa do sistema esportivo brasileiro ser tão arcaico. Imagine se tivéssemos um modelo parecido com o americano? Por exemplo, onde as escolas oferecessem uma série de modalidades esportivas e que, para ingressar em uma faculdade, o estudante poderia continuar a prática e até se profissionalizar. Faltam políticas públicas, realmente eficazes, para alterar todo esse contexto”.

Ele explica que o taekwondo sempre foi uma modalidade com muitos praticantes. “Por ser dinâmico e trabalhar os conceitos de disciplina, respeito e autonomia. A modalidade pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e também os idosos. Cada um no seu ritmo”.

Para finalizar, Brandão explica como a federação fomenta o esporte no estado. “Através das academias, associações, projetos e todos os locais onde se oferece a prática do taekwondo. E os eventos, como o campeonato mineiro, ajudam a revelar novos talentos”.